Cho_co_la_te.













Dá vontade de dizer bem devagar. Sílaba por sílaba. Tal como acontece com esta mousse particularmente voluptuosa. Como se ser de chocolate não fosse suficiente. Sempre aquele silêncio, a partir do momento em que é servida. Como se a palavra fosse repetida mentalmente. Assim devagar. 
Densa, com a consistência certa, pouco doce. E tão elementar, que vai permitindo todas as variações que vão bem com a tal palavra que dá vontade de dizer devagar. 
Creio que já deu para perceber que o meu registo não é de andar a inventar muito. Nem em ingredientes com nomes estranhos que carecem de descodificação prévia, nem em procedimentos. Gosto mesmo que seja assim. Antes de tudo, porque a vida normal não lida bem com aquilo a que chamo de cozinha-sacerdócio. Que é aquele registo das pessoas que se dedicam inteiramente a isto de fazer comida. Não é o meu, que a minha vida, à semelhança da de tantas e tantas mulheres normais, tem muitas declinações, muitas latitudes, muitas coordenadas. Por isso, se há uma maneira de fazer com que uma mousse de chocolate inesquecível fique pronta a ser servida em meia hora, a minha reacção imediata é a de pensar que ainda bem que sim. 
Por isso, ainda bem que a mulher voluptuosa que é a Nigella Lawson chegou a esta conclusão deliciosa. Eu adaptei um bocadinho os termos iniciais e vou introduzindo os elementos que as estações e as disposições ditarem. Neste caso, cognac e raspas de laranjas. Para um nível diferente, pode ser servida com uma colher de uma compota de laranja, feita de acordo com a matriz inglesa e que será uma destas páginas assim que a fizer pela terceira vez. 
Costumo dizer que ter receitas certas e básicas é como acertarmos nas peças elementares que nos vestem. São as peças que resistem bem ao tempo e ao frenesim das estações. Aquele vestido que fica bem em todas as circunstâncias. A carteira que tanto fica bem com uma t-shirt branca e uns jeans rasgados como com roupa formal. As receitas também podem ser assim. Como se abríssemos um armário e soubéssemos exactamente o que vai vestir-nos. Os receituários individuais e as analogias todas.  

Mousse de chocolate com cognac e laranja

200 g de chocolate (70% de cacau) + 50 g de chocolate de leite + 150 g de marshmallows + 1 colher (de sopa) de manteiga + 100 ml de água (previamente aquecida) + 3 colheres (de sopa) de cognac + raspa de duas laranjas + 1 pacote de natas 

Leva-se ao lume uma caçarola com os chocolates partidos em pedaços, a manteiga, os marshmallows e a água. Deixa-se derreter, mexendo com uma colher de pau, de maneira a harmonizar bem todos os ingredientes. Assim que estiver com uma consistência cremosa, acrescenta-se o cognac e deixa-se estar ao lume durante uns dois minutos. Retira-se e junta-se as raspas das laranjas. Mistura-se bem. Entretanto, bate-se o pacote de natas e junta-se o creme de chocolate, envolvendo tudo até estar só cor de chocolate. Vai ao frio. Daí a meia hora estará pronta a servir. 

A música tem aquela cadência. Como se fosse um ritmo silábico do género de dizer devagar. 



11 comentários:

  1. Boa tarde, Mar.
    Salivei. Ainda estou a salivar só de ver as imagens e ler a receita. Literalmente. De certeza que venho visitar este post muitas vezes. Eu encontrei o remédio para a minha pouca produção de saliva que tanto me incomoda.
    Esta é uma daquelas receitas que já copiei, com fotos e tudo, para imprimir e guardar no meu caderno de delícias. Vou experimentar e tenho a certeza que antes da explosão de ...hum... que bom... vai haver silêncio.
    Obrigada.
    Continuação de boa semana.
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Culpa da tal palavra:) É, desde há uns 6 anos, "a" receita de mousse de chocolate. E, invariavelmente, as reacções são sempre muito lindas. Sinto sempre uma alegria enorme, ao assistir e ao partilhar do momento. Espero que corra bem. Vá vendo a questão dos chocolates, de acordo com o seu gosto. Se for preciso, menos do de 70% de cacau e mais do chocolate de leite.

      Eu é que agradeço, querida Ana.

      Boa semana para si também. Um beijo.

      Mar

      Eliminar
  2. Boa tarde, Mar.
    Salivei. Ainda estou a salivar só de ver as imagens e ler a receita. Literalmente. De certeza que venho visitar este post muitas vezes. Eu encontrei o remédio para a minha pouca produção de saliva que tanto me incomoda.
    Esta é uma daquelas receitas que já copiei, com fotos e tudo, para imprimir e guardar no meu caderno de delícias. Vou experimentar e tenho a certeza que antes da explosão de ...hum... que bom... vai haver silêncio.
    Obrigada.
    Continuação de boa semana.
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  3. O poder do chocolate. Dito e comido bem devagar. Já provei a tua mousse. E é assim de calar as palavras, no momento inicial. Suspensas, as conversas. Quase um momento interior. Os huuummns vêm logo a seguir, claro está ; )
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não provaste esta versão com laranjas ali do jardim. Mas há-de acontecer:) Mousse de chocolate tem qualquer coisa de irresistível. Creio que nunca te contei, mas durante a faculdade, fazia sempre. Era a minha sobremesa de todos os dias. Claro que tinha de fazer dia sim dia não, que a minha casa estava sempre cheia dos meus amigos que partilhavam do meu culto por mousse de chocolate e ela desaparecia logo.

      Um beijo.

      Mar

      Eliminar
  4. Querida Mar,
    juntamo-nos a ti na paixão pelo chocolate. Todos, cá em casa, o elegemos como o rei dos doces, ainda que sejam as versões mais amargas que nos agradam.
    Quanto à mousse, é outra das convergências. Uma sobremesa no top das preferências, quase sempre comida fora de portas.
    E também sou como tu, gosto de atalhos nisto da cozinha, que a vida não se compadece e há mais mundo para além desse, felizmente. Ainda que apaixonante, a cozinha de todos os dias quer-se prática, honesta e sem demasiados marabalismos. Isso fica para os profissionais.
    A versão da Nigella é que nos separa. Terá sido a primeira receita que fiz desse livro logo que foi publicado. Numa emergência, digamos assim, que a receita presta-se bem a isso. Mas para nós foi uma desilusão. Voltei a experimentar. Mais duas tentativas. Não, não apreciamos. Falta qualquer coisa. Ou talvez porque fiquemos influenciados com a adição dos marshmallows, que todos detestamos.Ou talvez seja só necessário fazê-la brilhar com um qualquer acrescento, como tu fazes. Quem sabe? A ver se compro os marshmallows ;)
    Um abraço
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Guida,

      Estava a ler-te e a lembrar-me de um dado incontornável, a propósito desta mousse. Isto porque o Vasco também detesta marshmallows. Gosta imenso de todas as variações em torno desta versão, mas creio que gostava de ter permanecido na ignorância, em relação a esse ingrediente.

      Uma das muitas divergências entre mim e o meu marido. Tenho sempre marshmallows por perto. Talvez por serem um reforço rápido do açúcar que me falta naturalmente ou um resquício da infância, mas há sempre um saco de papel na minha carteira com estas espumas rosa. Ele acha incompreensível que alguém que faz tanta comida goste destas coisas. E diz que é coisa de miúda. Eu não me importo minimamente:)
      Em relação à receita da Nigella, tratei logo de fazer as alterações que me parecem (sempre) necessárias nas receitas dela. Na quantidade de manteiga e nas natas gordas, neste caso. E vou acrescentando aquilo que me apetece no momento ou de acordo com os gostos de quem gosto. A versão preferida do meu Vasco que odeia marshmallows é com cognac e nougat de figos. Como fica feliz:)

      E sim, a cozinha de todos os dias quer-se assim tal como dizes. Hoje foi um dos dias em que esse sentido fez ainda mais sentido. E assim honesta, como esta tua divergência. Agradeço muito que a tenhas registado. É sinal de coisas boas em ti. Leio-a assim.

      Um abraço daqueles, Guida.

      Mar

      Eliminar
  5. Mousse de chocolate deve ser o doce mais amado. E esta versão parece deliciosa. E só com uma colher de manteiga e sem açúcar, melhor ainda.
    Ainda ontem fiz uma receita da Nigella. Browies de chocolate e queijo-creme, também muito amados por toda a gente. Tão amados que já não há nenhum ;)

    Uma boa semana.

    Um beijo,

    Ilídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ilídia:

      Tem aquele efeito, o chocolate nesta declinação. Dificilmente resisto a uma boa mousse, apesar de poder passar imenso tempo sem comer barras de chocolate ou coisas do género.
      As receitas da Nigella são assim como ela: voluptuosas. Faço sempre os acertos necessários. Mas sou fã daquela maneira de entender a comida e as coisas boas que motiva.

      Um beijo.

      Mar

      Eliminar
  6. Olá Mar,

    Acho que se perguntassem ao meu marido, ele diria que mousse de chocolate é a minha sobremesa favorita.

    Eu não gosto nem consigo definir o que é "favorito". Gosto de muitas coisas e de provar o que não conheço.

    Mas, de facto, gosto muito de mousse de chocolate!

    Da Nigella não conheço muito. Tenho um livro, oferecido pelo meu marido. A falta de tempo impede a busca de receitas.

    No entanto, já experimentei uma receita de frango com estragão e é divinal! A junção do vermute, com as natas e o estragão é fabulosa.

    Portanto, esta sua receita tem tudo para me interessar.

    Fico é um bocadinho de "pé atrás" por causa dos marshmallows. Nunca provei nem sei se já vi à venda.

    Não confere uma consistência "emborrachada" á mousse? Fiquei com a ideia que substitui a gelatina.

    É mais uma para experimentar, despertou-me a curiosidade. Tenho é que procurar os mashmallows.

    Um beijo do Algarve e votos de boa semana,

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra,

      Eu gosto imenso dela. Parece-me fazer bem a síntese de uma série de dados de que gosto. E escreve bem, o que é raro nestes universos. Leio os textos dela com gosto. Não é só uma coisa de consulta. A maior parte das vezes, nem me concentro tanto nas receitas. Em todo o caso, fico sempre inspirada. Aleatoriamente inspirada.

      No que diz respeito aos marshmallows, a ideia não é substituir gelatina. É eficaz porque não precisamos de usar açúcar nem ovos. A consistência é maravilhosa. Claro que isso depende do gosto de cada pessoa. Eu gosto de mousse de chocolate densa, pouco doce e a deixar adivinhar outros sabores. Esta é tudo isso numa versão flash.

      Se quiser tentar esta hipótese, passe pelo Apolónia. Vai encontrar lá os verdadeiros marshmallows americanos. Numa versão menos purista, o Lidl tem saquinhos destas gomas esponjosas que cumprem bem o propósito. Já as usei várias vezes e o efeito é o mesmo.

      Um beijo daqui. Boa semana para si também.

      Mar

      Eliminar

AddThis