Mais um capítulo.




Esta amiga convidou-me para ir almoçar a casa dela. Pois eu achei que estava mesmo a precisar era que alguém cozinhasse especialmente para ela. E então, disse-lhe para vir cá. Precisava de descansar e de comida com muitas proteínas, para retemperar forças:). Um almoço e uma mesa podem fazer milagres que nenhuma religião ensina.

Com a minha alegria meio distraída, não consegui um registo aceitável da mesa nem nada. A ver se me redimo, da próxima vez. Só se salvou esta primeira imagem. Com a particularidade boa de ser do lugar que ela ocupou. E duas coisas que lhe fizeram bem: creme de cenoura e aipo e o tal reforço de proteínas: vitela assada. Três horas e meia de fogo brando, até termos uma carne delicada e impregnada de temperos quase mágicos. Hoje, fica a receita de um creme bem especial, que motiva sempre aquela formulação boa, depois de um silêncio inicial: o que é que tem?:)

Creme de cenoura e aipo para uma amiga

Ingredientes para 8 pessoas

2 cebolas + 2 talos de aipo + 1 courgette (média) + 2 batatas (médias) + 8 cenouras + água, azeite e sal q.b.

Primeiro, descasca-se e corta-se todos os legumes. Depois, faz-se um refogado leve com as cebolas e os talos de aipo, cortados grosseiramente. Mexe-se, para envolver bem no azeite e acrescenta-se a courgette, as batatas e as cenouras. Mais um fio de azeite e mexe-se mais uma vez, antes de se acrescentar água até cobrir os legumes. Tempera-se de sal e deixa-se cozer durante 35 minutos. Decorrido este tempo, reduz-se ao creme mais aveludado que conseguirmos. Rectifica-se de sal e de azeite (se necessário) e está pronta para fazer bem a alguém:)

E um bocadinho da banda sonora de mais este capítulo. O som lírico e meio metálico dos London Grammar.

6 comentários:

  1. Bom dia Mar,

    Ora então cá está um creme de legumes com aipo!

    A experimentar, não só pela utilização do aipo como pela confecção que é diferente da que habitualmente uso.

    Quanto a mais este "capítulo" remeto para aquele lugar especial onde é "Festa" todos os dias.

    Correndo o risco de me repetir.

    Da mesa, realço o pormenor das tulipas amarelas na jarra com nome de gente e o laço em renda branca.

    São "Aqueles" detalhes.

    Um beijo do Sul.

    Sandra Martins

    PS - Muito bom o caril de frango!


    ResponderEliminar
  2. Foi um rol de coisas que só fazem bem. E sim, precisava mesmo, dei-me conta... Obrigada também por isso. Por mais este capítulo escrito sobre a amizade que nasceu aqui mas que se prolongou para a vida de todos os dias. A mesa estava linda, como sempre. E o que preparas com as tuas mãos, delicioso. Recebem como ninguém, amigos! Obrigada pelo dia vivido. E por nós fazerem sempre sentir especiais.

    ResponderEliminar
  3. Olá Sandra:

    Já li o seu comentário no post da Babette. E muito certa, aquela ideia de darmos sinal de coisas boas. O mundo está tão cheio de maldade e de gente camuflada, que é bom que haja a alegria franca de um almoço e tudo o mais.

    Uso aipo quase todos os dias. Resulta sempre numa frescura muito aromática que faz com que seja um dos meus recursos. Ainda agora ao jantar foi assim, conjugado com uma inspiração japonesa. Em relação ao processo de fazer a sopa, é porque potencia os sabores sem que deixe de ser sã e leve. Experimente, a ver se não resulta:)

    Bem feliz, por isso de ter gostado do caril de frango com maçãs:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  4. Olá Babette:

    That's the point: vocês são (muito) especiais:)

    E claro que não tinhas nada de passar mais um fim-de-semana a fazer comida e a pôr mesas. Por isso é que os amigos foram uma das melhores invenções do mundo.

    Lembrei-me daquela expressão do teu homem: "jiboiar". Ele tem piada e é um boa onda:)

    Eu disse-te que as fotografias tinham ficado uma lástima. Quando estou feliz, sou uma distraída. Para além disso, queria que os meninos almoçassem antes de nós.

    Obrigada a vocês:) e um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Lindas as cores, e as fotografias de um dia feliz, tu tinhas dito, que seria assim o domingo, dia de dar. E que bela vitela, a imaginar pelas 3h e meia, lentamente no forno. Tão boa essa comida de domingo pelas tuas mãos. já ando a procurar as fitas como a azul de rendinha !
    Muitos beijinhos !

    ResponderEliminar
  6. Olá Pipinha:

    Foi dia de dar, sim. E de receber montes de mimos:) Muito cheio.
    Esta vitela é uma iguaria. Ainda hoje fiz outra vez. Parecia que adivinhavas. Mesmo comida de Domingo, que pode ficar no forno, enquanto nós andamos na nossa vida:)

    Vê se te lembras de onde vieram estas fitas amorosas, sim? Tenho tantos planos para elas:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis