"Denial", scones e chocolate (muito) quente.






Tinha de ser. Ainda não tinha acontecido a gripe. Bem previsível, por mais que eu até seja resistente. A questão é que não sou resistente numa perspectiva meramente preventiva. Resisto até ao fim. Em pleno exercício de "denial". Não, não estou doente. São só umas dores de corpo passageiras. Não, a minha voz não está com aquele tom de cama e rouco. Não, não sinto nada uma orquestra sinfónica na minha cabeça, em pleno exercício de afinação. E faço tudo como se nada fosse. E que ninguém se atreva a ter pena ou a querer ajudar mais do que o habitual ou necessário:) Até que acontece ser incontornável e inapelável. Normalmente, esse carácter inapelável e incontornável declina-se no meu pensamento e assim: é urgente cair no sofá, enrolar-me numa manta e esperar que isto vá embora. Sou uma paciente extremamente impaciente. Da única vez que fiquei internada, algures com sete anos, tirei os fios todos dos meus braços e vim passear para os corredores. Até ser apanhada por uma enfermeira, que me gritou o "então, jeitosa?" mais sonoro da minha vida:) 
Agora a questão: como é que eu faço, assim que assumo que é mesmo verdade e que estou com uma clássica gripe? Chocolate (muito) quente. Um reforço infalível. Bebido mesmo antes de ir dormir. E é chocolate no estado mais puro. Nada de especiarias nem de técnicas estranhas que consomem paciência preciosa em tempo de gripe. Só assim: leite quente e três colheres (de sopa) de um bom pó de cacau para chocolate quente (uso Neuhaus e costumo comprá-lo aqui). Nunca junto o leite de imediato. Primeiro só um bocadinho, para mexer como se fosse um creme. Depois sim, o leite até encher uma daquelas canecas de ir connosco para o sofá. Uma revista, uma manta e dois analgésicos hão-de fazer com que tudo passe. 

Os scones das imagens são um bónus. No auge do assumir da minha gripe, o meu filho perguntou se eu podia fazer scones. Ainda hesitei. Mas ele é tão irresistível e eu sou tão do género de tentar contrariar neuras, que a resposta foi um vamos lá:) 

Scones clássicos como as gripes 
(quantidades para cerca de 15 scones)

500 g de farinha + 1 ovo inteiro + 50 g de manteiga + 1 chávena de leite + 4 colheres (de sopa) de açúcar + 1 colher (de chá) de sal

Derrete-se a manteiga. Enquanto isso acontece, coloca-se numa taça a farinha, o açúcar e o sal. Abre-se uma covinha no meio e coloca-se o ovo. Junta-se depois o leite à manteiga já derretida e estas duas coisas à mistura da taça. Amassa-se durante uns cinco minutos, enfarinhando as mãos, se começar a colar. Depois, forma-se bolinhas do tamanho de tangerinas e vai-se colocando num tabuleiro polvilhado com farinha. Vão ao forno a 200 ºc durante cerca de 15 minutos. Dois minutos antes de tirar do forno, pincela-se com um pouco de gema de ovo misturada com um fio de leite. 

A música que me apeteceu ouvir, enquanto isto tudo acontecia. Space Oddity. David Bowie numa perspectiva Smashing Pumpkins. E porque me lembrei dos meus dois versos preferidos desta música. Insistentes, no meio desta gripe persistente. 



12 comentários:

  1. Bom dia Mar,

    Coincidência até nisso!

    Mas, no meu caso é mais "accept" e bola para a frente!

    Deitada, deitada só no hospital (estive duas vezes no ano passado, espero não voltar tão cedo!)

    Andei toda a semana com muita tosse, nariz entupido, enfim uma bela sinfonia!

    Já estou um pouco melhor, a tosse é que é mais persistente.

    E ontem também houve chocolate quente!

    Um abraço apertado de melhoras aqui do Sul e votos de uma excelente semana!

    Sandra Martins



    ResponderEliminar
  2. Olá Pimentinha:

    Obrigada. Em recuperação mais ou menos forçada:)

    Mar

    ResponderEliminar
  3. Olá Sandra:

    Também com gripe, então. A ver se recupera rápido. Faz parte desta altura.

    Hot chocolate rocks:) Para mim, é mais eficaz do que chás e tudo o mais. E alimenta-me, que quando fico assim, quebro logo a vários níveis. Com menos apetite e mais "delgadinha", como diz a minha mãe:)
    Em todo o caso, hoje foi dia de muitas aulas e de muito trabalho. Abençoada indústria farmacêutica:)

    Outro abraço. Uma boa semana para si. Boas melhoras.

    Mar

    ResponderEliminar
  4. Apenas para desejar as melhoras. Mas também para agradecer a versão de uma canção "imortal", daquelas que duram para sempre, cantada por um dos grupos que mais aprecio.
    Boa noite.
    Maria

    ResponderEliminar
  5. Mar,
    Passei para deixar um beijinho de melhoras.
    Grata pela versão maravilhosa de uma das minhas músicas de paixão.

    Jo

    ResponderEliminar
  6. Olá Maria:

    Obrigada. A melhorar, sim. E é bem verdade. Esta é uma daquelas músicas. Ficou. Fica. Também nesta hipótese de que gosto tanto.

    Bom dia:)

    Mar

    ResponderEliminar
  7. Olá Jo:

    Recebido, o beijinho de melhoras:) Obrigada.
    Ainda bem que gostou desta versão de uma música eterna que contém uma das declarações de impotência mais bonitas de sempre. Esta: "Planet Earth is blue/and there's nothing I can do."

    Uma boa semana!

    Mar

    ResponderEliminar
  8. Esta é a época para as gripes e é difícil de escapar!
    Este chocolate quente cativa e deve ajudar a recarregar baterias e com os scones a acompanhar ainda melhor.
    As melhoras!
    Graça

    ResponderEliminar
  9. No sábado, quando falámos, ainda devias estar em denial :) Espero que esses teus "remédios" tenham resultado e que já estejas recuperada. Por cá, já estamos bem. O Manuel voltou à escola e o pai, aos poucos, recompõe-se.

    Um beijo,

    Ilídia

    ResponderEliminar
  10. Olá Graça:

    Uma verdade. Ninguém escapa. Para compensar, coisas destas. Chocolate quente e scones. Mesmo que eu só tenha conseguido comer um:)

    Um beijo para si.

    Mar

    ResponderEliminar
  11. Olá Ilídia:

    Em pleno denial, a obrigar-me ao ritmo normal como se nada fosse. Até fiz o teu chutney de manga e tudo:)
    O dia seguinte foi para não haver hipótese de persistir na negação da gripe óbvia:)
    Vai ficar tudo bem. Fica sempre.

    Um beijo grande. E aquela energia de andar para a frente, sim? Tu sabes.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis