Alegria.





























Aquela alegria. Só por isto. Só por haver aletria. Deixei cair o "t". Invoquei um "g". E deu assim. Em alegria. A do meu filho. E dos braços dele à minha volta. Estava feliz, ele. Penso sempre que é mesmo o melhor que lhe posso dar. Alegria. Por fazer aletria. Ou as outras coisas pequenas e imperceptíveis que as mães dão aos filhos. As que eles pedem. As que eles nem adivinham. E até mesmo as que não querem mesmo nada. Mas que são necessárias.
Esta versão de aletria é de uma mãe. Tem laranja. E implica devoção. O resultado é este. Alegria.
Veio da mãe da Guida, a receita. E está aqui.

PS: Obrigada à Guida. E à mãe da Guida. Pela alegria que veio com a aletria.  

12 comentários:

  1. A grandeza da intenção por detrás da receita.Um mimo para um filho. E queremo-los ver sempre felizes, não é verdade? E é tão fácil deixar cair o "t" à aletria nestas tenras idades em que todas as gargalhadas que soltam são genuínas. Aproveitemos então estas duplas doçuras!
    Um abraço
    Patrícia

    E o blogger continua a discriminar os wordpress followers.

    ResponderEliminar
  2. Quando li o título do post e vi que era aletria pensei no seu filho, e não me enganei. Mais um mimo para o seu filho. Creio que as mães nunca se cansam de o fazer e que lhes dá muito prazer. Pelo menos é o que dizem.
    Pela minha parte só posso dizer que gosto muito dos mimos da minha mãe e que ela não se cansa de me mimar!
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  3. Já tinha visto a receita no blogue da Guida. E apeteceu-me. E, ao vê-la aqui, apetece-me novamente. O Manel também gosta de aletria (e de alegria :)Ele e o teu António também têm, realmente, coisas em comum :)
    Estou tão ansiosa pela próxima semana, sabes? Preciso muito destes dias para descansar e para estar com eles. Esta semana está a ser de mais. Mas sobreviverei :) Sobrevivemos sempre, não é?
    Um beijo
    Ilídia

    ResponderEliminar
  4. Olá Patrícia:

    Não consigo entender estas incompatibilidades. A ver se o blogger e o wordpress chegam a uma base de entendimento:)
    Claro que sim. Muito disso de os vermos felizes. Pedem tão pouco, às vezes. Neste final de dia, quando chegou a casa, ficou assim: feliz. Acabou agora de ler o seu comentário, o António. Uma graça:) E depois pediu para eu fazer mais aletria. Quer mais alegria, ele:)

    Um abraço para si.

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Estava mesmo certa, Graça:) Muito dele, aqui. E sabe, uma das coisas que tenho aprendido é essa. Parece que a vontade de os mimar é inesgotável. E eu podia recusar-lhe a possibilidade de alegria? Creio que não. Não voluntariamente. Por isso, se nada me impede de fazer um bocadinho de aletria, tinha mesmo de ser. Muito especialmente esta. De tão especial e delicada. Mimos da mãe da Guida.

    Um beijo para si.

    Mar

    ResponderEliminar
  6. Sobrevivemos sim. Entendo esse cansaço. Também estou ansiosa pelos dias a haver. Para a semana. Mesmo que esteja a viver estes aos bocadinhos. Um bocadinho de sol. Um bocadinho de brisa ao final da tarde. Bocadinhos de coisas.
    Dá alegria em forma de aletria ao teu menino. Vais ver que adora esta versão da Guida. Uma delícia só. Tive a sensação de nunca ter comido aletria antes.

    Fica bem, minha Ilídia.

    Mar

    ResponderEliminar
  7. Como o blogger e o wordpress não se entendem, esta maneira de fazer com que o comentário carinhoso da Guida aqui fique. Pertence aqui.

    Querida Mar

    A impossibilidade de comentar no seu blog leva-me a isto. A este atrevimento de lhe enviar mails. Mas queria muito dizer-lhe da minha alegria. De ver a sua aletria. De saber que a fez para agradar ao seu menino.
    Faz mesmo mais sentido chamar-lhe "alegria"!
    Fazer os filhos felizes, com pequenos nadas. Nada se compara...
    A graça infinita de os termos conosco, a possibilidade de uma abraço apertadinho na hora de deitar, ou sempre que apetece, porque se gosta muito deles. Sempre que as tragédias com os filhos são mais noticia, a minha angustia cresce. O medo. Só um.

    NAo era nada disto. Era mesmo só para assinalar. Para lhe mostrar gratidao. Por se lembrar que a receita veio da minha mãe, mais do que de mim, sem duvida. Também ela vai sentir alegria por esta possibilidade da partilha.
    Um abraço de boa semana, com todos os silêncios que forem precisos e desejados.

    Guida

    ResponderEliminar
  8. Minha Guida:

    Está a ver como resultou?:) Uma pena não ser lido, o seu comentário. Aqui está, então.
    Fiz esta aletria com muita devoção. Pelo óbvio. Mas também por saber que era receita da sua mãe. O que para mim pressupõe uma espécie de componente sagrada. Receitas de mães. Vindas de longe. Muito possivelmente de outras mães. As relíquias verdadeiras são estas. Mais ainda quando dão alegria. Fios de alegria.
    Ele adorou. Quis comer três vezes. Eu só deixei duas:) Tanta alegria junta era capaz de fazer mal:)
    E sabe, gosto muito da ideia de esta receita se disseminar. Alegria espalhada por aí. Como se fosse vento.

    Um abraço com carinho para si. E um outro para a sua mãe. Obrigada. Muitas vezes.

    Mar

    ResponderEliminar
  9. O meu doce preferido. Que é sempre o meu bolo de aniversário. A receita é da minha mãe, mas já prometi que quando tiver cozinha a vou fazer. Para trazer mais alegria aos dias. Porque a aletria para mim é mesmo alegria. Obrigada à Guida. E à Mar. Que vão fazer com que à terceira seja de vez... E que por isso a hei-de fazer.
    Babette

    ResponderEliminar
  10. Ficou mesmo muito bonita a tua aletria. Alegria. Mesmo de meter a colher ;)
    Muito de mãe, pela paciência que o doce pede. Acho que é por isso que gosto tanto! Um dia hei-de aprender a fazer!
    Uma alegria o retorno de uma aletria oferecida a um filho!

    Um beijinho, com canela e bem amarelinho!

    da Pipinha

    ResponderEliminar
  11. A aletria é também a tua alegria. Foi das primeiras coisas que disseste, quando descobriste as minhas coisas da mar:) E sei que é todos os anos o teu bolo de aniversário.
    Sei que sim, que quando a tua casa estiver pronta, há-de ser das primeiras coisas. E olha: é divina:) Passei a gostar de aletria, graças à Guida e à receita da mãe dela.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  12. Vais ver a receita ao blog da Guida e resolves rápido essa questão de nunca teres feito:) Tenta arranjar ovos mesmo muito amarelinhos. E faz com aquela devoção doce. O teu Pedro vai gostar, acho.

    Um beijo para a minha amiga Pipinha:)

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis