Às "minhas" pessoas.








Por esta altura, as "minhas" pessoas andam a preparar-se. Para a noite que consegue ser a mais doce. Acho assim. Que é assim como uma noite de algodão. As "minhas" pessoas não são bem minhas. Há sempre aquela propriedade mais ou menos ingrata dos possessivos. Reminescências menos boas que têm, os possessivos. Mas é que eu acho que as aspas libertam. Acho até que, se pudesse, punha aspas discursivas de cada vez que uso o "meu". Nada disso, que nada nos pertence. Muito menos as pessoas. Daí as aspas, então.
Enquanto as "minhas" pessoas estão a fazer doces de Natal. Enquanto as "minhas" pessoas estão a ir ao encontro de outras pessoas. Enquanto as "minhas" pessoas estão a existir longe daqui, isto. Ficar feliz por imaginar tudo isso e deixar coisas. A última mesa antes da noite de algodão. Um chá com felicidade dentro. Comprado só por isso. Por um rótulo que anunciava a possibilidade de felicidade. E um presente azul. Que é todos os presentes que gostaria de poder oferecer. Às "minhas" pessoas. Com música que não é bem de Natal. Mas que é a música que me ajudou a embrulhar os presentes deste ano. E que está aqui perto, enquanto escrevo Bom Natal. É isso. E é especialmente doce de dizer. Melhor, de escrever. Bom Natal.


16 comentários:

  1. Bom Natal para si e para os "seus", Mar.

    Muito obrigada pelas maravilhosas leituras.

    Beijinho

    Jo

    ResponderEliminar
  2. Bom Natal e tudo de bom para esse lado também. E que 2012 traga a mesma textura e sabor, sim, pode ser de algodão doce, a este cantinho, já ritual, a este mágico lugar d'aMar... ♥

    ResponderEliminar
  3. Mar,

    Desejo-lhe um Santo e Feliz Natal.

    Um beijo para si e para todas as "suas" pessoas.

    Íris

    ResponderEliminar
  4. Sei que sou uma das "tuas" pessoas. E agradeço os votos de Feliz Natal, mais as oferendas associadas: uma mesa, música, o azul do céu nos presentes que este ano embrulhaste. Também eu estarei a pensar na minha "Mar" e no seu encontro com mais das "suas" pessoas. O melhor que se pode oferecer. Lembrarmo-nos. Hoje por escrito e mais daqui a pouco de viva voz ;)
    Babette

    ResponderEliminar
  5. Esta sua leitora assídua gostou muito da maneira doce como descreveu as suas pessoas. Vai ter uma festa natalícia feliz, com certeza.
    Desejo à querida Mar muitas felicidades.
    Um beijinho especial.

    ResponderEliminar
  6. Penso que, depois do nosso telefonema, não há muito mais a dizer. Por hoje :) Apenas, e mais uma vez, feliz Natal!
    Beijos da tua amiga Ilídia.

    ResponderEliminar
  7. Só para agradecer.. E bom saber que esta aqui alguem que gosta de ouvir, de ler e de saborear o ue nos gostamos também. Um beijinho e um santo Natal

    ResponderEliminar
  8. Feliz Natal !
    Lindo que ficou o presente azul, e a fotogradia da casinha com o chá da felicidade, e a mesa.
    É verdade, andámos todos em trânsito ontem, para chegar ao calor de ma mesa cheia de brilho, porque é Natal.
    Feliz Natal da Pipinha !

    ResponderEliminar
  9. Hoje agradeço assim. Porque o essencial do que foi escrito foi aquilo de termos querido todos um Natal feliz. E sim. Foi um Natal purificador. Que colocou uma série de coisas nos seus lugares. Coisas interiores e exteriores. Coisas que eram difusas e que conheceram uma luz que nunca tinha havido. Bom assim, que era aquilo que mais queria para este Natal. Luz.
    E o melhor presente de todos ter sido um em especial. Um presente que era um segredo. E que deixou de o ser. Com uma fita de vermelho vibrante. Os presentes-segredo são sempre tão assim. Tão assim de assinalar. A vermelho. Ou com a cor que quisermos.
    Só para dizer que pensei nas "minhas" pessoas. Que imaginei para cada uma delas um Natal cheio de luz. E doce. E as coisas todas que não sou capaz de dizer.

    Um beijo cheio de paz para as "minhas" pessoas:)Para as que escreveram aqui. Para as que me escreveram para o email. E para as que não escreveram em parte nenhuma. Mas que estão aí.

    Mar

    Mar

    ResponderEliminar
  10. Atarefada a preparar o nosso Natal...os doces, a mesa, os presentes... só agora posso dizer que espero que o seu Natal tenha sido tão bom como foi o nosso.Muita paz, alegria, harmonia e muito guloso!!

    Muito obrigada por este blog fantástico e tão inspirador!

    ResponderEliminar
  11. Querida Mar,

    Obrigada por este texto e pelo presente de fita vermelha. Obrigada por este blogue. Obrigada poexistir e ser a Mar.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar
  12. Mar,
    Muitos parabéns pelo blogue, que já visito regularmente.
    Parabéns pelo bom gosto, pelas palavras, e pela música. Obrigada por partilhar.
    Um beijinho para si e todos os seus.
    Feliz 2012!

    ResponderEliminar
  13. Olá Mar,

    Espero que tenha tido um Natal muito feliz junto das "suas" pessoas, com paz e harmonia.

    Uma vez mais, lhe agradeço ter um blog como o seu....

    Feliz 2012

    Maria José Duarte

    ResponderEliminar
  14. Queria agradecer mais. A quem escreveu depois de eu escrever obrigada. O meu Natal foi por segmentos. Coisas muito bonitas. Inesquecíveis. Outras quietas e silenciosas. E um episódio menos feliz, à minha mesa de almoço do dia de Natal. Um convidado que não devia ter sido convidado. Acontece a muita gente, creio. Haver pessoas à nossa mesa que não são dignas do acolhimento a que nos dedicamos. Já está integrado, o episódio. É o que interessa.

    Um beijo cheio de carinho e de gratidão. Sou eu a agradecer. Muito. Por existirem.

    Mar

    ResponderEliminar
  15. Mar, não sei se sou uma das "suas" pessoas, ou então, as "suas" pessoas são apenas "você" (aqui cabem bem as aspas), pois, afinal, somos muitos - dentro de "nós" e dos "outros". A essa altura já não sei quem sou, quem é, quem são. Não importa. Também fiquei distante de outros textos por esses dias, mas venho aqui agradecer as belíssimas palavras que deixou em meu blog.
    O Natal, a data já passou. Mesmo assim, desejo a você que cada dia seja um inesperado "Natal".
    Um beijo,
    Mar(celo)

    ResponderEliminar
  16. Olá Mar(celo):)

    Lindo, isso. De todos os dias "um inesperado Natal". Acho que já lhe disse várias vezes que gosto muito da sua escrita. Vou dizer outra vez. Gosto muito do que escreve.
    E não, não sei bem uma série de coisas. A começar por aquilo que sou. Muitas coisas, talvez. Muitas pessoas. As pessoas que podem ser uma pessoa. E as pessoas que fazem parte de uma pessoa. Mas sabe, com todos os adquiridos teóricos e até filosóficos, sim. Gosto de pensar que é uma das "minhas" pessoas. Agora com quarenta anos:) Já percebi que está a situar-se, nesta circunstância de um número tão inteiro. Vai ver que lhe vão ficar lindamente, os quarenta anos:)

    Um beijo.
    Mar

    PS: Vá ao seu email. Acho que deve ter lá um presente de aniversário-Natal:) Aqui deste lado do Atlântico.

    ResponderEliminar

AddThis