Nº 380.

Faz dois anos que começou. Exactamente por aí. A dizer que ia começar. Sem saber muito bem o que fazer a seguir. Ou como. Seria para guardar receitas. Para que quando voltassem a ser pedidas, fosse este o caminho. Em vez de escritas num papel, estariam aqui. Com imagens. E seria assim. Enquanto pudesse ser. Enquanto houvesse algum sentido de disciplina para registar. Coisas. Uma categoria onde coubesse tudo o que se quisesse. Da Mar. De amar. Não haver sequer um nome diferente do que era reconhecível. Era Mar antes de começar. Ia continuar a ser Mar. E as coisas tinham de ser assim. Coisas que tivesse gostado muito de viver. Para ficarem aqui. Eu iria ler. E os que me são próximos. Uma ou outra pessoa viria para a receita de um certo doce, de uma certa refeição servida previamente. Os comentários seriam directos, posteriores à execução da tal receita. Ficou bem. Obrigada. Coisas assim. E seria assim. E foi sendo. Foi continuando. Havia vontade de vir aqui. De continuar. Sem que o objectivo fosse outro que não o de registar. Era e é importante ser sem objectivos. Para que fosse livre, o registo.
E hoje olhei para trás. Nunca o tinha feito. Sem saber porquê. Mas hoje fazia sentido. Queria ver se dava para quantificar. Se dava para algum tipo de aritmética. E deu para isso, para chegar a um número. Trezentos e setenta e nove. Trezentas e setenta e nove vezes em que quis estar aqui. E chegar a conclusões, também. Tanto quanto se pode chegar a conclusões, quando se está em processo de viver. A mais definitiva. A mais grata das conclusões. As pessoas. O melhor, aqui e no registo com rostos. Tem sido sempre assim. Começou por aí. Pela persistência de uma pessoa. De um amigo que disse que já chegava de escrever receitas num papel. Que era altura de ter um lugar onde pudessem estar. Um amigo que ensina a fazer contas. Aritmética. Só para dizer que tem sido boa, esta aritmética. E que faz dois anos que há Coisas d'Amar. Trezentas e oitenta razões para continuar.
Fica uma imagem cristalizada pelo meu filho. O céu visto pelo António. Por ter achado lindo que tenha tirado uma fotografia ao céu, o meu pequenino que é um menino alto. Que diz que quando vê o rosto da mãe Mar, fica feliz:). A Mar no céu do António, então.   

18 comentários:

  1. Um óptimo feliz aniversário ao "Coisas d'Amar" e que hajam muitos mais 380...

    Um blog que serviu também para conhecer novas pessoas que agora são importantes na sua vida, seja ela a do mundo real, do virtual ou de ambos.

    Uma foto de um céu azul e límpido, como uma alusão também a dias tranquilos e felizes. Que hajam alguns registos desses dias felizes também por aqui.

    Beijinhos de felicitações

    ResponderEliminar
  2. Mar:
    Os momentos que aqui se passam, ao ler o seu blog, são poéticos e permanecem com suavidade ao longo do dia. As fotografias são pedacinhos de bom gosto que caracterizam a sua maneira de estar. Faz bem cá vir, em resumo. Um beijo de parabéns desta sua admiradora.

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que as Coisas d`Amar existem. Olhar para trás também pode ser muito bom: ver o que crescemos, o que aprendemos, as marcas que foram ficando na nossa vida.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. A Mar no céu do António e no céu de todos nós também, por favor. Por mais 380x380x380...
    Para podermos vir sempre aqui, espreitar e sorrir, tantas são as Coisas d'Amar!! ♥♥

    ResponderEliminar
  5. Minha querida Mar:
    Um dia muito longo, o meu. Só agora com tempo para vir aqui lembrar que foram estes nossos espaços virtuais que nos puseram no caminho uma da outra. E por isso agradeço cada um dos 380 registos belos que aqui estão. Pedacinhos de ti e das coisas que são de Amar. Parabéns!
    Um beijo.
    Babette

    ResponderEliminar
  6. Olá Turista que é ocasional:)

    Tem sido muito bonito, isto das coisas da Mar. De amar. E sabe o melhor? Ser uma coisa de acontecer. Ou de ir acontecendo. Não ter resultado de ponderação ou amadurecimento de ideias. Foi assim pequenino. E tem acontecido. Como os afectos que se vão criando. Falei nisso. Nas pessoas. Que são o melhor da minha vida. Acho que se tivesse que responder rápido a uma daquelas questões definitivas, seria por aí. Pelo amor. Pelos afectos.

    Um beijo com gratidão. E com carinho. A voar até à Alemanha:)

    Mar

    ResponderEliminar
  7. Olá minha Lusitana:)

    Tão poéticas, as suas palavras em dia de aniversário. Como se fosse uma espécie de perfume, então. Que se mantém ao longo do dia. Muito lindo que signifiquem coisas boas para si, as coisas d'amar. Era esse um dos sentidos maiores. É esse um dos sentidos maiores. Significar um bocadinho de coisas boas.

    Obrigada. E ternura para si. Que me enterneceu:)

    Mar

    ResponderEliminar
  8. Olá Carla:

    Tem essa componente interior, este lugar virtual feito de coisas reais. Registar. Guardar. E sabe, quando olhei para trás, antes de escrever, o imediato. De sentir e lembrar cada um dos dias. O que tinha acontecido. A música. Se estava feliz. Ou menos bem. Coisas assim. Que nos fazem procurar ser melhores, creio.

    Um beijo com gratidão. E de bom fim-de-semana.

    Mar

    ResponderEliminar
  9. Querida Mar:
    Antes de mais, muitos parabéns por este espaço, que já faz parte dos meus dias. Ontem, com a preparação do aniversário do Manuel, não pude visitá-la. Muito obrigada pelo seu comentário no Acre e Doce, que acrescenta sempre tanto àquilo que digo. Desejo muitas felicidades à Mar e às Coisas d'Amar. Um beijo grande dos Açores. E um beijo para o António, que tem queda para a fotografia.

    ResponderEliminar
  10. Olá minha linda!

    Quando começámos a fazer parte da vida uma da outra, ainda não havia isto. Havia tudo o mais: a comida, as mesas, as flores que apareciam de repente na sala dos professores:) Mas não havia registo disso. Ficava num outro género de memória. Este é para memória futura, talvez. E assim, quando deixar de haver Mar, ficam as coisas da Mar. De amar. Obrigada por ti. Que tens estado sempre. Com a tua maneira de olhar o mundo. Com olhos grandes e brilhantes:)

    Um beijo com carinho.

    Mar

    ResponderEliminar
  11. Olá minha amiga que teve um dia longo:

    O meu dia também foi isso: longo e impiedoso. Mas com coisas boas, também. Que ficaram em mim.
    Quando me sentei para escrever, veio a tua imagem. Inevitável, não é? Se há dois anos atrás, numa tarde insuportavelmente quente, não tivesse dito que sim, que ia fazer isso de ter um blog, não teríamos chegado à vida uma da outra. E sabes, tem sido muito bonito. Por muitas razões. Quantificáveis, até. Mas tem sido lindo saber que existes. E que vamos existindo. Aqui. E de outras maneiras. Todas elas irrepetíveis. Por serem tuas. Obrigada.

    Um beijo de bom fim-de-semana para ti.

    Mar

    ResponderEliminar
  12. Olá Ilídia:

    Não está desactualizada, por não ter tido tempo ontem:) Só escrevi bem tarde. Já no final do dia de aniversário. E já viu que coincidência boa? O seu menino fez anos ontem, também. No dia em que nasceram as coisas d'amar. Embora o seu Manuel tenha mais um aninho:)
    E não tem que agradecer os comentários. São sempre sentidos e espontâneos. Particularmente o de hoje. Para me associar um bocadinho à celebração da vida do seu filho. O meu já dorme, exausto:) Mas agradeço eu por ele. Que ficou orgulhoso por ver aqui a fotografia que tirou ao céu.

    Um beijo de bom fim-de-semana.

    Mar

    ResponderEliminar
  13. Mar:
    O blogger e as datas geram confusões. Escrevi o post sobre o meu filho no dia 17 (passava pouco da meia-noite). O blogger entendeu que eu o tinha escrito no dia 16. O meu filho faz anos a 17. O seu blog começou a 16. Chamemos-lhe uma quase coincidência. As datas têm a proximidade suficiente para que as continuemos a associar. O meu filho passou o dia de aniversário doente, sabe? Começou na véspera e agora já está a melhorar. Mas foi um dia feliz. Já sabe que faz anos. Amanhã terá uma festinha no jardim, com os amiguinhos. E não pára de falar dela. É mesmo bom vê-lo crescer e aproveitar cada vez mais todos os momentos (e começar a viver a felicidade de os antecipar). Um beijo grande para si e outro para o António.

    ResponderEliminar
  14. Olá Ilídia:

    Que pena que o seu pequenino tenha passado o dia de aniversário doente. E é muito lindo quando eles começam a ter noção de que aquele dia lhes pertence. Que é só deles. Que o dia de aniversário do seu menino tenha sido feliz. Com amigos pequenos. E uma mãe feliz:)

    Um beijo para si. E outro para ele. Que faz anos perto do meu blog:)

    Mar

    ResponderEliminar
  15. Querida Mar,

    os dias têm passado a correr, já vi este post há dias e queria responder com tempo. Com o tempo que nestes dias voa, com tanto que há a fazer para "arrumar a casa" até às férias. Até se fechar um ciclo. Mais um. Mas que é também, assim esperamos, o início de outro. Não podia deixar de, mesmo um bocadinho a correr, lhe enviar um abraço forte, mesmo que por enquanto apenas virtual. Parabéns por este caminho, que lhe tem trazido coisas boas. "Tudo é semente" (Novalis), por isso recebe tantas coisas boas. Porque é isso mesmo que nos transmite, todos os dias. Tanto de bom. De único. Em cada dia uma semente de ternura.

    Que venham mais anos assim!

    Um beijinho especial,
    Mafalda

    ResponderEliminar
  16. Que rápido que é. Dois anos que têm as coisas da Mar, dentro desta casa-blog. Que para mim é Isa. Mar também, sempre. Pelo sonho, pela alegria, pelo acreditar sempre, pelo sorriso aberto, pelo abraço fácil de amigas.
    Muito bonito que tem sido e muitas coisas boas tu tens trazido, porque tu és de acolher.

    Um beijinho grande!
    da Pipinha

    ResponderEliminar
  17. Olá Mafalda:

    Sei do que fala. Dias a correr. E a sentir ocasionalmente que não está a dar para mais. Sempre complicados, os finais de ano. Este ainda mais. Obrigada por ter escrito a propósito deste dia. Aquele em que começou isto das coisas da Mar. Ou de amar:)E num dia assim, gostar muito de significar para si uma semente de ternura. Obrigada também por isso.

    E um beijo cheio de coisas boas.

    Mar

    ResponderEliminar
  18. Bem rápido, não? Uma tarde de calor, um colega de Matemática com sentido prático apurado, uma receita escrita num papel e nasceu. Ainda bem que sim. E tu sabes bem como eu sou. Daí ser curioso serem já dois anos destas coisas pequenas. Obrigada a ti, pelas coisas que devolvemos uma à outra. O sonho, a alegria, o acreditar. E muito os sorrisos e os abraços com que nos acolhemos desde há muitos anos.

    Um beijo da tua amiga Isa e Mar:)

    ResponderEliminar

AddThis