Para partilhar.





Sempre bom, saber da existência de lugares que nos acrescentam. Este é um desses lugares. Uma derivação muito feliz da Pastelaria Latina, em Aveiro. Lugar de final de tarde, na faculdade. Lanches longos com a amiga que estava sempre lá. Um ritual quase diário, para dizer o dia. Em torno de chá, croissants pequenos e bolinhas de pão com manteiga.
E aos sítios onde se foi feliz, volta-se sempre. A contrariar aquela outra ideia. A de que não, que não se deve voltar. Mais ainda quando as coisas se reinventam, para sermos recordados de que tudo segue o seu curso. Este é um desses casos. Porque a acrescentar à casa-mãe, há agora a Adega Latina. Vinhos, compotas, doces, massas, risottos, azeites, chocolates e cafés. Muita matéria-prima, neste lugar. Já conhecia de outras circunstâncias. Um bocadinho mais apressadas. Mas houve tempo, neste sábado. Para percorrer as prateleiras repletas de coisas que quis trazer. A pensar nas transformações subsequentes.
Apesar da minha tendência para a dispersão poética, há coisas bem concretas a dizer sobre este sítio. Primeiro, nota-se que há rotatividade e variedade. Muitas das vezes, acontece entrarmos numa destas mercearias e sermos confrontados com os mesmos vinhos, os mesmos chás, os mesmos chocolates. Quando é assim, acaba por ser uma questão de tempo. Até tudo terminar. Até chegar o fim dos prazos de validade nas embalagens.
Mas adivinho coisas boas, para a Adega Latina. A começar pela simpatia, sensibilidade e disponibilidade da Filipa. Um sorriso a acolher, assim que se entra. E informações muito competentes, muito correctas. Referências recentes e outras nem tanto. Contextualizadas. Sem pretensões, sem aqueles discursos herméticos sobre o universo gourmet. Uma palavra gasta, esta última. Tudo é gourmet. A ver se se torna especial só por ter essa terminologia associada.
Então, num sábado à tarde, descobri que neste lugar, havia Amaretti Baratti. Os doces de amêndoa que me fazem lembrar Milão. E que me fizeram ter vontade de fazer uma mousse de frutos vermelhos. Os vinhos recentes de uma personagem muito especial. Carlos Dias, que vendeu recentemente a Roger Dubuis, para se dedicar a fazer os melhores vinhos do mundo. Temerário. Vieram também, alguns dos vinhos do senhor português dos relógios suíços. A ver se confirmam as expectativas altas das palavras temerárias usadas pelo próprio. Massas, manteiga, compotas especiais da Latina. De laranja e de papaia. E uma oferta carinhosa da Filipa, envolta em papel branco. Os copos Hendricks. Para acrescentar beleza a um ritual diário. G&T, como dizem os ingleses. Gin and Tonic. Agora nos copos certos, o gin tónico de todos os finais de tarde.
Dizer obrigada, então. E pensar em voltar. Enquanto não, fica partilhada a referência.

6 comentários:

  1. Mar, obrigada pela gentileza e delicadeza, é uma lufada de ar fresco... Sem dúvida nenhuma o mundo necessita de um toque leve da sua poesia. Filipa

    ResponderEliminar
  2. Olá Filipa!

    Que bom ter uma visita sua. Fico feliz que assim tenha acontecido. Porque gostei muito da sua loja. Cheia de coisas para transformar em coisas.
    Eu tentei ser um bocadinho mais técnica na descrição, mas às vezes, a minha tendência para a dispersão é mais forte:)
    Espero voltar muitas vezes à Adega Latina. Obrigada mais uma vez pela sua simpatia.

    Mar

    ResponderEliminar
  3. Olá, Mar
    Obrigada pela informação. Embora tenha parte das minhas raízes na região de Aveiro nos últimos tempos não tenho andado por esse lados. Vou guardar a referência para uma futura visita.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá Fa:

    Se aceitar esta referência, vai constatar que é um daqueles lugares que nos acrescenta. Que nos faz ter vontade de fazer comida:)
    Quando voltar a estes lados, vai fazer-lhe bem ir à Adega Latina.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Olá Mar,

    Continuo a visitá-la todos os dias, mas em silêncio. Mais um sitio que a Mar nos acrescenta, a Adega Latina.Obrigada por partilhar connosco todos estes lugares. Por partilhar as suas mesas lindas, as suas louças, os restaurantes que visita...Gosto da visão que tem da vida, dar valor às coisas pequenas da dia a dia.E a forma como escreve...apaixonante. O seu blog é uma lufada de ar fresco no meu dia a dia. Obrigada por ser assim.

    Já agora só para lhe dizer que a taça que usou para servir a Mousse de frutos do Bosque é Linda. Pode dizer onde a comprou?

    Beijinhos e bom fim de semana

    Maria José Duarte

    ResponderEliminar
  6. Olá Maria José:

    Gosto tanto das suas visitas. Das que escrevem e das silenciosas.
    Agradeço muito as suas palavras. Principalmente pela ideia subjacente: a da partilha. De mesas, restaurantes, sítios. E outras coisas mais ou menos aleatórias que aqui ficam registadas.
    Obrigada eu. Muito. E reiteradamente.
    Os copos são os copos de que falo neste post. São de gin tónico e, pelo que pude perceber, são artigos enviados pela marca. Em todo o caso, imagino facilmente servir mousses e outros doces de colher em copos largos de água. Ficam muito bonitos, a contrariar as regras:)

    Um beijo carinhoso. A querer que tenha um fim-de-semana com coisas boas.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis