Lá fora.

Embora adore conhecer restaurantes diferentes, há alguns sítios que eu costumo ter como "seguros". Por serem sítios onde sei exactamente o que vou encontrar. Por me apetecerem. E eu gosto mesmo muito de fazer o que me apetece, sempre que possível:) Este é um deles. E quando tenho uma vontade incontrolável de comer um certo arroz à lavrador, feito por uma senhora simpática que se chama Dª Alice, o meu carro segue em direcção à Quinta da Cavada, em Vouzela. A cozinha é rústica e a ementa é certa. Mas o sítio é o que torna este restaurante ainda mais especial. Uma quinta com uma vista inesquecível, cheia de verde. A imagem que ilustra o meu texto é de um espaço onde almoço no Verão, debaixo de uma árvore centenária, que se vai espalhando, à medida que os anos passam. Mas lá dentro, durante o almoço de hoje, a lareira estava acesa. Para querer prolongar um almoço de dia de trabalho. E é bom saber que se vai encontrar sempre a simpatia e a alegria da Otília, o serviço atento do Sr. António e a comidinha de avó da Dª Alice.
E em todas as refeições, a memória de uma amiga. A quinta onde fica este restaurante pertencia à família da Maria João. A menina do Liceu Francês, que vinha sempre no Verão. A imagem da Maria João, no jardim. Que queria sempre tudo e depressa. E que deixou de existir numa noite de Carnaval, quando ainda havia tanto para viver. A amiga do nome esquisito: Maria João Terra da Motta. Evocada em cada uma das minhas refeições na Quinta da Cavada. Porque me recordo da alegria levemente insolente da minha amiga. E porque é bom que uma refeição evoque uma pessoa e as coisas boas que ela foi. Ou é, na nossa memória afectiva.

8 comentários:

  1. Impressionante, desde que entrei neste blog só me dá vontade de ler e ler ainda mais. E quando os textos parecem enormes e chatos, é quando chego ao ponto final e fico triste por não haver mais ! Espero puder continuar acompanhar estes textos por muito mais tempo (;

    ResponderEliminar
  2. Uma descrição clara e emocionante. Sobre sítios e pessoas que nos preenchem a memória.
    Parece-me que quando estiver para os lados de Vouzela vou procurar esse "porto seguro"...
    Obrigada!
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Bem, fui descoberta por uma aluna:)Em todo o caso, obrigada pelo comentário. Embora a minha querida aluna vá ouvir uma repreensão, quando começarem as aulas, por ter escrito "puder" em vez de "poder". Está a ver por que é que precisa de se aplicar mais a Português?

    Beijo da professora dos sapatos de sola vermelha para a Nely, a aluna de Multimédia que gosta muito de jogar futebol:)

    Bom Natal!E guarde segredo, sim?

    ResponderEliminar
  4. Quis escrever sobre a minha amiga. Porque aquele sítio era ela, porque passámos lá muitas tardes de Verão. E assim, também a Maria João existe no espaço virtual onde escrevo sobre a minha vida real.
    E pode confiar, Babette. Vai ver que vai gostar deste sítio! Em todo o caso, se vier para estes lados, antes tem de conhecer a casa da Mar:)

    Beijo e obrigada!

    ResponderEliminar
  5. Ups ! Sim mereço ser repreendida, porque é um daqueles erros muito maus.
    Ok, pergunto-me como sabe que eu gosto de jogar futebol ;)

    Obrigada e um bom Natal para a professora de português de Multimédia ;D

    P.s- Segredo é segredo!

    ResponderEliminar
  6. Pode ser que o novo ano nos reserve a possibilidade de nos conhecermos!...
    Tinha um palpite que textos tão bem escritos eram de professora.... de português, é isso?
    Eu é mais "números", mas sempre gostei de ler e de escrever....
    Um beijo do tamanho do Mar...
    E um FELIZ NATAL!
    Babette
    Babette

    E tinha um palpite que textos tão bem escritos eram de professora.... de português, será?
    Eu é mais "números", mas sempre gostei de ler e de escrever....
    Um beijo do tamanho do Mar...
    E um FELIZ NATAL!
    Babette

    ResponderEliminar
  7. como vê a minha tendência para gémeos e para o fenómeno da multiplicação aplica-se mesmo nos comentários!... Que grande confusão que ficou ali em cima!... Desculpe-me, sim?
    Babette

    ResponderEliminar
  8. Gostei tanto de receber um beijo do tamanho do Mar:) E sim, quero muito conhecê-la. Da próxima vez que for ao Porto, dou notícia!
    E sim, dou aulas de Português. E gosto mesmo muito de ser professora. E de fazer comida:)

    Beijo de bom Natal para o Porto!

    ResponderEliminar

AddThis