Uma entrada sem nome

A receita não é minha. É da minha cunhada, a Mafalda. Uma óptima cozinheira, com quem aprendo sempre. Esta maneira de começar a refeição foi mais uma das coisas que aprendi, numa ida recente ao Porto, em que fomos recebidos com um creme misterioso de queijo e ervas e um vinho branco muito fresco e aromático. Enquanto olhava a cidade pela janela.
Ela deu-me a receita, que partilho, depois de a ter adaptado e dado a provar a sobrinhos com fome de leão, numa noite de sábado cheia de chuva:)
Primeiro faz-se a maionese. De uma maneira muito simples: meio litro de óleo num copo misturador, dois ovos inteiros, uma pitada de sal e pimenta preta. Depois, a parte divertida: coloca-se a varinha mágica dentro do copo e... magia. Começa a formar-se a maionese. Depois é só acompanhar a subida do creme com a varinha, até deixar de haver óleo. And it's done! Transfere-se para uma taça e junta-se o que nos apetecer: mostarda, ketchup, mais pimentas (verde, rosa, branca), orégãos... E depois, queijo mozzarella ralado. Mexe-se e leva-se ao forno. Dentro de um pão de mistura ou alentejano, a que se retirou o miolo. Neste dia, levei ao forno numa taça, porque tinha alguma pressa e precisava que o queijo gratinasse mais rápido, mas fica melhor dentro do pão. Depois, é só servir quente, com (muitas) tostas. Uma maneira muito boa de acolher, de dar as boas-vindas.
Um beijo para a casa que tem uma bela vista, para a Mafalda.

2 comentários:

  1. hum! que belo aspecto! Já uma vez comemos esta entrada em tua casa, ou muito semelhante! é curiosa a mistura da maionese com os queijos. Ficou muito bonito este gratinado.
    Vou fazer, assim que acente!
    Beijinhos
    Pipinha

    ResponderEliminar
  2. Vais ver que acalmas, depois do grande dia, em Dezembro. E então, tranquilamente, hás-de fazer esta entrada, para partilhares com o teu Pedro arquitecto:)

    Beijo!

    ResponderEliminar

AddThis