Chutney de cebola e pimentos doces


Cebola e vinho do Porto. Para juntar a queijo da Serra muito amanteigado. As associações agridoces não são pacíficas. Em todo o caso, eu gosto bastante de juntar sabores salgados e doces e ver o que daí resulta. Para além de tudo, faz-se rapidamente e pode constituir uma óptima entrada. Eu resolvi também transformar esta ideia num pormenor que tornou inesquecíveis umas postas de bacalhau que corriam o risco de ser indiferentes:)
2 cebolas cortadas em rodelas finas+ um pimento doce+um fio de azeite+uma pitada de sal+2 copos de vinho do Porto+2 colheres de açúcar mascavado.
Leva-se a cebola com azeite e sal, ao lume. Quando começar a ficar translúcida, junta-se o vinho do Porto e depois as duas colheres de açúcar mascavado. Depois, é só esperar que fique completamente translúcida e que o vinho do Porto reduza até ao ponto que quisermos (sem deixar avançar demasiado). Serve-se com tostas.


Para o bacalhau: Coze-se em água sem sal e deixa-se repousar durante dez minutos, depois de se retirar do fogo. Entretanto, leva-se ao lume meio litro de leite, sal, noz moscada e duas colheres de mostarda. Quando aquecer, junta-se um pouco de Maizena, para ficar com a consistência de creme. No final, junta-se as postas de bacalhau, envolvendo-as muito bem neste creme. Na altura de servir, o toque final do chutney transforma a refeição numa experiência sensorial que não se esquece tão cedo:)

Sem comentários:

Enviar um comentário

AddThis