Mousse de banana, praliné de amêndoas e amoras



E o primeiro dia de um mês novo não podia passar em branco. Tinha mesmo que ser assinalado. E a inspiração veio de um almoço no Cafeína, no Porto. Porque a minha sobremesa foi uma mousse de banana. Que procurei recriar. Ou reinventar. Então, ao final da tarde, para celebrar o dia, resolvi fazer uma bela mousse. Que resolvi harmonizar com praliné de amêndoas. E amoras gigantes. Ao som de Mouth, dos Bush. Uma música que não ouvia há (mesmo) muito tempo.
E correu tudo muito bem. Aqui fica a receita:
4 bananas+2 pacotes de natas+1 lata de leite condensado+75 g de praliné de amêndoas+6 amoras (ou as que quisermos).

Reduzir as bananas com a varinha mágica, juntar o leite condensado. Incorporar depois as natas batidas e metade do praliné (ligeiramente despedaçado) e envolver com cuidado. Colocar numa taça e salpicar com mais pedaços de praliné. Finalizar com as amoras. E levar ao frio.
Esta mousse deve ser servida bem fresca. E se não houver muito tempo, pode colocar-se em taças mais pequenas, para acelerar o processo. Neste caso, resgatei as taças de cocktail do seu propósito mais comum. E até que resultou bem:)
NB: O meu agradecimento à Clarinha. Que não conheço pessoalmente. Mas devo agradecer pelo que escreve. Por ser um estímulo. Por isso, a minha experiência de hoje foi uma homenagem humilde às palavras que vai deixando. E a todos os que gostam de mousses de frutos.

7 comentários:

  1. Que bonita mousse! Tudo o que tem banana faz-me querer provar para saber como ficou, por não ser um sabor típico de sobremesa!
    Que maravilhoso festejo do dia 1, têm um ar muito chic estas fotografias.
    Aqui no Minho, há ranchos e santuários muito bonitos e muitas muitas pessoas a circular! Vim ver Braga por um canudo e hoje foi dia de Bacalhau à Minhota, cosido e frito com batata frita às rodelas e cebolada! : ) Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. As receitas que aqui colocas são efectivamente um apelo à boa comida, ao bom gosto, ao requinte e à serenidade que nos chega através das fotos que acompanham as receitas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá Pipinha! Já tenho saudades tuas. Acreditas que ontem, antes de fazer a mousse, ia ligar-te, para ires lá a casa? :)
    Boas férias! E obrigada pelo comentário.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Fátima. Pela visita. Pelo comentário. Fico contente por este espaço onde coloco receitas ser um apelo a coisas boas.

    um beijo

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela tua homenagem, mas as minhas palavras são parcas para fazer jus aos teus diversos talentos... e é claro que me conheces, não muito bem, mas conheces... pergunta à Joana ou à Pipinha...!

    O problema é que os meus comentários aparecem sempre através da "blogger". Não sei publicar através do do meu mail e do meu nome...também não percebo muito bem porque assim aparece... deve ser um pormenor... algo pré-definido... enfim...
    Ah!! E num dia destes tenho de tentar fazer essa maravilhosa mousse de banana com amoras gigantes e praliné de amêndoas!!

    ResponderEliminar
  6. Então vou tentar descobrir quem é a Clarinha:)
    É engraçado isto dos blogues, da Internet. E quando experimentar a mousse (ou qualquer outra coisa), diga como ficou. Para ver se corre tudo bem!
    Um beijo

    ResponderEliminar
  7. Olá Isa, também tenho saudades. O Agosto é sempre meio apressado, apesar de nos trazer o descanso. É uma mistura. Ainda nos vemos antes de Lagos!
    Beijinhos e obrigada! São férias com vento norte : )

    ResponderEliminar

AddThis