Special orders




Hoje resolvi atender só aos pedidos gastronómicos do meu filho. E o António gosta mesmo muito de algo a que ele deu o nome de carne branca. Que é strogonoff. Uma coisa bem simples de fazer. A que eu procuro acrescentar coisas. Courgettes, alcaparras e pepinos muito pequenos. E o molho branco nunca é só de natas. Tem mostarda e ketchup. Para ganhar uma cor mais bonita e um sabor menos denso e pesado. E depois pediu arroz doce. Algo que eu nunca fiz sozinha. Das poucas vezes que sim, havia a supervisão da minha mãe. De qualquer forma, tenho quase a certeza que a receita original foi alterada. Mas ficou muito bom. Apesar de eu não gostar especialmente. Mas a minha mãe loiríssima :) ensinou-me que a comida deve ser sempre expressão de amor, de dedicação. Por isso, mesmo não gostando de arroz doce, fi-lo. Para o meu filho.
Como fazer arroz doce:
1 litro de leite+1 casca de limão+1 pau de canela+1chávena grande de arroz carolino+4 colheres de açúcar+4 gemas de ovos+4 colheres de natas+canela em pó.
Levar o leite, a casca de limão e o pau de canela ao lume, até levantar fervura. Assim que começar a ferver, junta-se o arroz e mexe-se pacientemente, à espera que fique cozido. Quando estiver no ponto, adiciona-se as gemas batidas e mexe-se de imediato, mas com cuidado. Retira-se do fogo e junta-se as natas, que devem ser envolvidas com delicadeza. Quando se transferir para a taça de serviço, polvilha-se com canela.
E depois serve-se bem fresco, em taças. Ou então, recupera-se as chávenas de chá mais frágeis e mais antigas que houver em casa. Para se homenagear a herança das mulheres que existiram antes. E que juntaram objectos tão bonitos e preciosos.
NB: Nem de propósito, o Miguel Esteves Cardoso escreveu hoje sobre arroz doce, no Público. E, como sempre, consegue transformar tudo pelas palavras. Fica a conclusão da crónica:
As alegrias também se poupam e adiam. Devem guardar-se. Faz mal quem se antecipa tanto que lhe escapa a felicidade de saber o que lhe está a acontecer. Antes de ser tarde.

4 comentários:

  1. Hello, happy single mother!
    Digamos que foi um domingo maternal.

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Este blog é óptimo, já fiz algumas receitas aqui publicadas.... (mas cujo resultado ficou aquém daquele que se vê fotografado - não sou grande coisa na cozinha). Aqui tudo é bonito... os pratos cozinhados, as loiças, o espaço envolvente, os talheres, as taças, a mesa posta... tudo é lindo!!! Até a forma como se fala de comida...
    Que tal, Marisa, fazer assim uma espécie de cursos de verão (de uma semana)para ensinar as pobrecitas (como eu)a cozinhar como deve ser... do género "Curso Básico de Cozinha" - é que nem toda a gente cresceu ao lado de uma mãe "fada do lar"... e quem não sabe, não pode transmitir essa cultura aos seus filhos...
    Acho que eu e a minha filha éramos as primeiras a inscrever-nos!!!

    Boas práticas

    ResponderEliminar
  3. Bem...isso é que é escrever! Que bonito o comentário. É bom saber que este espaço bem pequeno e humilde é apreciado. Quanto ao ensinar, eu ainda tenho tudo para aprender. Mas cozinhar com pessoas e ir debicando o que se prepara é sempre bom:)
    Muito obrigada, Clara!

    ResponderEliminar

AddThis