Cheese Cake de Ananás e Côco


Adoro a versatilidade do cheese cake. Já experimentei fazer várias declinações da receita-base, mas devo dizer que esta correu particularmente bem, apesar de a associação do ananás e do côco não ser especialmente original. Uma sobremesa fresquíssima, muito ligeira e com um aspecto quase diáfano.
Agora a receita:
1 pacote de bolachas digestivas+ 50 g de manteiga+ leite q.b.+1 pacote de natas+seis folhas de gelatina branca+1 lata de leite condensado+1 emb. de queijo mascarpone+2 iogurtes de ananás+metade de um côco+pedaços de ananás.

Para fazer a base de bolacha, basta triturar as bolachas, juntar a manteiga derretida, um pouco de leite e misturar. Depois, forra-se o fundo de uma forma com fundo amovível e leva-se ao congelador.
Entretanto, coloca-se o leite condensado a aquecer em banho-maria. Depois, bate-se as natas e demolha-se as folhas de gelatina em água fria. Quando o leite condensado estiver quente, dissolve-se as folhas de gelatina. E logo de seguida, junta-se o queijo mascarpone, que se deve incorporar com cuidado (eu uso a batedeira na velocidade mínima, para simplificar). Transfere-se para uma taça, junta-se as natas batidas e depois os iogurtes. Mexe-se com cuidado, coloca-se na forma e leva-se ao frigorífico durante algumas horas. Ou ao congelador, se tiver que ser rápido. Para finalizar, depois de se desenformar, coloca-se ananás aos pedaços por cima e polvilha-se com côco acabado de ralar. E sim, faz toda a diferença ser côco fresco, ralado na hora.

NB: Os iogurtes que usei são os que costumo usar nas mousses de frutas. A marca é Emmi. E encontram-se com relativa facilidade em quase todos os supermercados. E isto não é um pormenor, porque estes iogurtes são mais densos e têm pedaços de ananás. O que faz uma certa diferença no resultado final.

2 comentários:

  1. Num bocadinho de final de domingo, ainda deu para dois dedos de conversa e uma fatia de cheesecake de ananás e côco. Um refresco em forma de doce de colher, para um dia tão quente! Merci!

    ResponderEliminar
  2. Os domingos reinventados na casa da Mar:)Não têm mesmo que ser dias deprimentes, pois não?
    Um beijo pelo comentário:)

    ResponderEliminar

AddThis