Bolo de cenoura com creme de chocolate branco




A minha amiga Pipinha veio passar a tarde comigo. E arrastei-a para a cozinha, para experimentarmos fazer um bolo de cenoura em que andava a pensar há demasiado tempo. Foi, por isso, uma espécie de composição a quatro mãos. Que resultou num bolo absolutamente delicioso! E foi assim que nós fizemos:

8 ovos (gemas e claras separadas)+8 colheres de açúcar+8 colheres de farinha+3 cenouras raladas e previamente cozidas+sumo e raspa de 1 limão+50 g de manteiga.

Bate-se as gemas com o açúcar. E as claras em separado. Derreter a manteiga e juntar à mistura das gemas. De seguida, adiciona-se a raspa e o sumo do limão e as cenouras raladas. Mexer com muito cuidado e juntar as claras e a farinha, alternadamente. Levar ao forno durante 20 minutos (foi este o tempo no meu forno temperamental, dado a birras existenciais:). Entretanto, leva-se uma tablete e chocolate branco para culinária a derreter em banho-maria, com um pouco de manteiga. Quando estiver quase a derreter, junta-se um pouco de natas (sem bater) e um pouco de sumo de limão. No fim, basta espalhar generosamente pelo bolo e salpicar com raspas de cenoura e esperar que fique frio, para poder ser comido!

E a nossa banda sonora foi...Deftones. E evocámos com carinho as nossas mochilas, que estavam sempre prontas para os festivais de Verão:)

4 comentários:

  1. Pois foi! Uma bela tarde!
    Eu só ralei as cenouras, 3 cenouras, em ralado miudínho e olhei muito!
    A verdade é que estava em pulgas para saber como ia combinar o bolo (mexido ao contrário ;))com a cobertura, e bem, ficou mesmo bom!
    Beijinhos!
    Au revoir !

    ResponderEliminar
  2. É só para te avisar que se fores ver Deftones e não me levares a reboque sou capazes de maldades inimagináveis com o conjunto Taiwan!!
    HMPF!
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Bem, eu sei que contrario as regras, quando faço bolos. E desculpa, Joana. Eu sei que é estranho para ti, que um bolo fique bem, apesar de ser mexido ao contrário:).
    E a minha irmã mais nova vai mesmo ver Deftones comigo, apesar de inicialmente ter pensado em não ir neste dia, mas reconsiderei. E ainda bem.

    ResponderEliminar
  4. oh pá, a vida é mesmo injusta: uns, mesmo cumprindo todos os preceitos da doçaria, obtêm um resultado que é, vá, no máximo, sofrível... enquanto outros, mesmo contrariando todas as leis da física e da química, conseguem maravilhar os comensais!
    bem, resta-me o consolo de ser uma dessas comensais :-)
    E já me cresce água na boca só de pensar neste bolo: adoro cenoura (vegetariana convicta!!) e o chocolate branco é o meu preferido!

    ResponderEliminar

AddThis