Um clássico


Tive vontade de comer leite-creme. E, num instante, o meu desejo ganhou uma consistência cremosa e doce.

Leite-Creme
1 litro de leite; 1 casca de limão; 1 pau de canela; 200 g de açúcar; 75 g de farinha; 1 pitada de sal; 2 ovos inteiros+4 gemas; açúcar mascavado q.b.

Levar ao lume o leite com a casca de limão e o pau de canela, até ferver. Retirar o limão e a canela e reservar. Enquanto o leite vai fervendo, mistura-se a farinha, com o açúcar e o sal. Adiciona-se a esta mistura os ovos com as gemas, previamente batidos. De seguida, junta-se o leite em fio, mexendo sempre com um batedor de varas. Quando a mistura estiver bem homogénea, leva-se ao lume novamente, mexendo sempre com o mesmo batedor, até adquirir a consistência cremosa pretendida. Imediatamente antes de servir, polvilha-se a superfície com açúcar mascavado e queima-se com um ferro próprio.

5 comentários:

  1. que belo leite creme, combina muito bem com o tempo que faz!
    O teu presépio... está mesmo lindo !

    ResponderEliminar
  2. Assim não gosto!Falta aqui a receita da torta de laranja que vocês faziam dantes pelo Natal!Tu sabes, aquela em que quase se trincava o açúcar!Aquela que era tão doce que uma pessoa sentia mesmo que ia ter um AVC ali estás a ver?É dessas que eu gosto!
    Pensa nisso, e depois deixa aqui a receita..;)
    I mean it!
    É que nunca mais vi o raio da torta,pá...

    Xau xau
    deus deus:P

    ResponderEliminar
  3. Parece-me que tens aqui um pedido, para um aniversário próximo !!
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Não é um pedido!É uma ordem!Ah, e não pode ser receita renovada!Tem que ser a mesma, a dos torrões de açúcar.Sou resistente à mudança:P

    ResponderEliminar
  5. Tenho espreitado e...nada! Andaste algum tempo parada e como me habituaste mal...
    Mas vejo que voltaste em força!Ainda bem!!

    ResponderEliminar

AddThis