Uma viagem curta a Itália


Esta lasagna é o prato preferido do meu filho. E é mesmo um gosto vê-lo comer e deliciar-se! Estas coisas aprendem-se de pequenino.
Lasagna
12 folhas de lasagna; 1 cebola; meio quilo de carne picada; 1 dente de alho; metade de um pimento verde; meio copo de vinho branco; 2 tomates grandes, cortados em pedaços; 1 courgette cortada em meias-luas; 1 cenoura; água, sal, azeite e orégãos q.b.; queijo Emmental e Mozzarella ralado; molho béchamel.
Começar por fazer o refogado, com a cebola, o alho e o azeite. Gradualmente, juntar a cenoura cortada em pedacinhos, o pimento e a courgette. Mexer e juntar de seguida o vinho branco. Logo depois, adiciona-se o tomate e deixa-se cozinhar. Junta-se de seguida a carne picada e um pouco de água e sal. Deixa-se cozinhar durante 20 minutos. Passado este tempo, tempera-se com os orégãos e adiciona-se mais sal e água. Reserva-se.

Para o molho béchamel ( o molho béchamel de compra não tem nada a ver com o que se faz em casa)
Meio litro de leite; 50 g de manteiga; sal; pimenta preta moída e 4 colheres (de sopa) de Maizena diluídas numa chávena de leite.

Numa caçarola, colocar o leite e a manteiga. Temperar com o sal e a pimenta. Levar ao lume. Quando estiver quente, junta-se a Maizena (previamente diluída). Mexe-se regularmente, até engrossar o suficiente.

Antes de ir ao forno:
Num pirex, colocar 4 folhas de lasagna (daquela que não precisa de ser cozida). Depois, colocar uma camada da mistura de carne picada e uma outra de molho béchamel. Repetir esta operação, até se esgotarem os ingredientes. Finalizar com uma última camada (generosa) de queijo ralado. Levar ao forno durante 40 minutos e servir.

1 comentário:

  1. Bom aspecto...
    Também é um dos meus pratos favoritos se bem confeccionado.
    Viva Itália!

    ResponderEliminar

AddThis