Uma maneira de comer favas

Na altura das favas, dou-me ao trabalho de escolher as mais pequeninas e delicadas. Em seguida, continuo a dar-me à maçada de as descascar pacientemente, até restar só o que realmente importa: as favas tenrinhas e bem verdes. Bem, isto não implica só trabalho, há uma vertente social que gosto de associar a estes momentos. Isto porque é bom estar a fazer estas tarefas e ter a companhia da minha mãe, das minhas irmãs ou das minhas amigas mais próximas. Falar interminavelmente daquelas coisas pequenas, acompanhando os gestos quase maquinais, que descansam o espírito. De seguida, armazeno-as em pequenos sacos de congelação, para poder comer favinhas no Inverno ou no Verão ou no Outono. Cozinhar é ritualizar.

Risotto de favinhas
Favas a gosto; 1 cebolinha picada; metade de uma chouriça, cortada em pedaços bem pequenos; meio copo de vinho branco; 1 tomate médio; 1 alho picado; 1 cenoura cortada em pedaços; azeite e sal q.b.; 1 litro de caldo de legumes; 1 chávena de risotto; 1 colher (de sobremesa) de manteiga; queijo parmesão q.b.

Antes de tudo, fazer as favinhas, começando por fazer um refogado com a cebola, o alho, a cenoura e o tomate. Quando estes ingredientes estiverem harmonizados, juntar a chouriça e um pouco do caldo de legumes. Deixar estar durante uns minutos. De seguida, juntar as favinhas e um pouquinho de vinho. Deixa-se refogar durante uns quinze minutos, tapando. Quando as favinhas estiverem cozinhadas, deixa-se evaporar ligeiramente o molho e junta-se o risotto, mexendo até que os sucos sejam absorvidos. Junta-se depois o copo de vinho branco e mexe-se até este ser absorvido. Nesse momento, junta-se caldo de legumes suficiente para cobrir o risotto e espera-se, até que seja absorvido. Repete-se esta última operação e quando o risotto estiver pronto, junta-se o pedacinho de manteiga, envolve-se e em seguida, o parmesão. Serve-se de imediato, depois de se transferir para uma terrina.

1 comentário:

AddThis