Um bolo rosa, feito de framboesas



Parece um bolo feminino, se nos concentrarmos na cor. Mas a verdade é que não consta que a memória dos sabores varie em género. Assim, a única conjugação admissível é comer, degustar, apreciar...
Bolo de framboesas
8 ovos; 1 chávena de açúcar; 1 chávena de farinha; 100 g de manteiga derretida; 1 pacote de natas; manteiga e farinha para untar a forma.
Para a calda de açúcar:
4 colheres de açúcar em pó; sumo de meio limão; 4 colheres de água.

Para a mistura de framboesas:
200 g de framboesas congeladas; 4 colheres de açúcar em pó.



Bater as claras em castelo. Reservar. Bater as gemas com o açúcar, até a mistura duplicar ou até ficar bem fofa. Adicionar à mistura das gemas, a manteiga derretida e bater, misturando bem. Entretanto, coloca-se alternadamente as claras e a farinha. Levar ao forno durante 30 minutos. Quando estiver pronto, desenformar de imediato e regar com a calda de açúcar, que se faz desta maneira: leva-se ao lume os três ingredientes, durante 5 minutos. Quando a calda for absorvida, corta-se o bolo ao meio e recheia-se com metade da mistura de framboesas, reservando-se a outra metade para cobrir o bolo. Esta mistura também é muito fácil de fazer: levar as framboesas e o açúcar ao lume, durante 5 minutos.
Depois de o bolo arrefecer, bate-se as natas e mistura-se-lhes o resto das framboesas, adicionando açúcar em pó, se necessário. O resto consiste, unicamente, em espalhar esta mistura rosa pelo bolo e ficar maravilhado com o efeito! Bom proveito!

5 comentários:

  1. De regresso, comentadora assídua! Já começava a perguntar-me por onde andavas... Prometo-te um bolinho côr-de-rosa, então!

    ResponderEliminar
  2. Mar,

    Preparei este bolo no dia de S. Pedro, foi o bolo de aniversário da minha mãe... substituí as framboesas por morangos... ficou uma delícia :)

    kiss

    ResponderEliminar

AddThis