Como preparar um almoço de Verão, com coisas da terra e do mar





Queijo fresco com azeite e coentros
1 queijo fresco; azeite e flor de sal q.b.; coentros picados

Cortar o queijo fresco em cubos pequenos e dispor num prato de servir, salpicar com um pouco de flor de sal e regar com o azeite. Adicionar por fim os coentros picados e servir, acompanhado por pão alentejano cortado generosamente em fatias e por uma bela salada de tomate.

Salada de tomate coração-de-boi
2 tomates coração-de-boi; 1 cebola pequena; cebolinho picado; rabanetes; azeite, vinagre e flor de sal q.b.

Cortar os tomates, a cebola e os rabanetes em rodelas e dispor num prato. Juntar o cebolinho picado e temperar a gosto por esta ordem: flor de sal, azeite e vinagre.

Arroz de gambas da costa
Meio quilo de gambas (frescas); 1 cebola pequena; 1 dente de alho; 1 cenoura pequena; 1 tomate coração-de-boi maduro; uma chávena de arroz carolino; meio copo de vinho branco; cebolinho e coentros a gosto e azeite q.b e sal.

Num tacho, colocar a cebola picada, o alho esmagado, a cenoura cortada em palitos pequenos e o azeite. Levar ao lume e deixar refogar durante dois minutos. Juntar de seguida o tomate (já descascado e cortado em pedaços), mexer e adicionar o vinho branco. Deixar estar durante algum tempo. Juntar depois um pouco de água e quando ferver, pôr as gambas no tacho, deixando-as durante uns três minutos. Depois, retirar as gambas para um prato, esperar que arrefeçam um pouco e descascar, reservando-as depois. Entretanto, junta-se água (até meio do tacho, por exemplo) e espera-se que ferva. Quando começar a ferver, adicionar o arroz, temperar com um pouco de sal e deixar cozer o arroz. Quando este estiver quase pronto, junta-se as gambas, os coentros e o cebolinho picado, rectifica-se os temperos (pode-se enriquecer com pimenta e piripiri) e serve-se logo de seguida, para estar com aquele caldinho delicioso do arroz a correr.

Sem comentários:

Enviar um comentário

AddThis