Massinhas de peixe com gambas

Eis um prato reconfortante. Sempre bom, independentemente da estação do ano. Embora seja particularmente feliz no Verão, por permitir abdicar de uma sopa quente, que é sempre melhor no Inverno. Por ser tão informal, costumo servir estas massinhas numa tigela, para se comer à colher, como se de uma sopa se tratasse. Como quase todas as minhas receitas, é fácil e rápida!

Aqui fica, então:
1/2 postas de peixe (pode ser cherne, corvina, perca,...); 10 gambas; 1 cebola; 1 dente de alho; tomate; 1 cenoura; pimento; meio pacote de cotovelinhos (dos mais pequenos); 1 copo de vinho branco; azeite, sal, água e coentros q.b.

Fazer um refogado com a cebola, o alho, a cenoura cortada em pedaços pequenos, o pimento e o azeite. Levar ao lume e deixar fazer durante uns minutos. De seguida, juntar o tomate (eu costumo usar tomate em pedaços, de lata) e depois o vinho branco. Deixar mais um pouco e juntar água, assim que for necessário. Depois, colocar o peixe e as gambas e tapar o tacho. Deixar ao lume durante cinco minutos. Retirar o peixe e as gambas e reservar, para arrefecerem um pouco, enquanto tudo se faz sozinho ao lume. Passados uns minutos, juntar água até meio do tacho e esperar que ferva. E enquanto isto, preparar o peixe, retirando as espinhas e a pele e descascar as gambas. Quando a água começar a ferver, juntar a massinha, sal e mexer. Deixar fazer durante uns dez minutos, mexendo sempre que for preciso. Adicionar mais água, de modo a cobrir sempre a massa. Quando estiver quase cozida, juntar as gambas, o peixe e os coentros. Rectificar os temperos (há quem goste de colocar piripiri), transferir para uma terrina e servir logo de seguida.

1 comentário:

  1. Olá!

    O Vasco disse-me que tinhas um blog sobre coisas boas... E, claro, tive de dar uma espreitadela.

    Está uma "delícia".

    Votos de muita sorte, entusiasmo e amor. Tu mereces.

    Um beijinho.

    Helena Castro

    ResponderEliminar

AddThis