Sexta-feira.















Gosto muito dos dias todos. Mas como as sextas-feiras são lindas. Não é só pelo óbvio. Já seria muito, se fosse só por todos os óbvios das sextas-feiras. Aquela doçura boa, mal pensamos nas possibilidades todas das sextas-feiras à noite. Exactamente porque podem ser aquilo que nos apetecer. O pensamento único é um tédio por si só. Aplicado às sextas-feiras ainda é pior. Por isso, muito de tudo aquilo que quisermos das sextas-feiras à noite. Que pode passar por nos envolvermos no casaco mais lânguido que quisermos e ficarmos. Ou então não. E irmos. O que for que nos fizer bem.
A sexta-feira é ainda mais especial, por significar um tempo íntimo entre mim e o meu filho. Durante a manhã, o meu pensamento ausenta-se várias vezes. A voar até àquele momento da uma e meia da tarde, que é quando estou à espera que o homem da minha vida passe os portões da escola e que abra a porta do carro. A seguir, almoçamos só os dois, num daqueles restaurantes familiares em que quase não precisamos de intervir, para que a comida aconteça na nossa mesa. Dá para falar e para estarmos calados, também. A intimidade pressupõe silêncio. Aquilo de dizermos coisas sem palavras. Creio que é por aí. A outra coisa especial das sextas-feiras é a antecipação do meu filho, por saber que o jantar é quase sempre declinado de acordo com as coordenadas preferidas dele. Umas vezes, guardo segredo e faço surpresa. Outras, não. 
Uma dessas coisas preferidas é esta comida que fica hoje. Hambúrgueres feitos por mim. E, aquilo de que ele gosta tanto, que tenho de esconder a taça, antes de servir o jantar. O molho misterioso da mãe. Vai deixar de ser:) Faço-o sempre para acompanhar os hambúrgueres pequenos que ele pede para os jantares de final de semana. Conjugo isso com coisas verdes aleatórias, com este bacon e com estas batatas deliciosas. Nesta altura do ano, apetece muito esparregado. Talvez por ser o tipo de coisa que antecipa bem o espírito de sexta-feira à noite. Mais demorado, mais lento. E um esparregado pede-me uma certa paciência. Mas antes, disso tudo, o meu creme de ervilhas com ovos escalfados e com hortelã. Para o meu filho que pede hambúrgueres para o jantar mais slow da semana e que adora ervilhas de todas as maneiras. E outra coisa linda da sexta-feira: é o dia de tirar o relógio do pulso. A seguir, é só deixá-lo bem quietinho durante o fim-de-semana:) 

Molho especial para hambúrgueres e para batatas fritas
NB: Não há referência a sal nesta receita por não haver necessidade, dado o uso do molho de soja e do molho inglês. Mas, tal como em outras questões, essa é uma matéria que fica ao critério de cada pessoa. 

6 colheres (de sopa) de maionese + 3 colheres (de sopa) de ketchup + 1 colher (de sopa) de mostarda + 1 colher (de sopa) de molho inglês + 1 colher (de sopa) de molho de soja + 1 colher (de sopa) de sumo de lima + 1 colher (de sopa) de whisky ou de cognac + coentros e pimenta preta q.b.

Fácil: mistura-se os ingredientes todos numa taça, excepto os coentros. Envolve-se bem e, no final, pica-se os coentros para a taça, antes de envolver uma última vez. Guarda-se no frio e retira-se no momento de servir.

E Black Rebel Motorcycle Club. De um álbum que se ouve por inteiro, de tão bom.


12 comentários:

  1. São parecidas as minhas sextas... é a noite em que mais aprecio cozinhar, pela calma, pelo pressuposto de que não há correrias à espera; é também quando o relógio de pulso se despede até segunda de manhã. Este molho parece tentador. Boa sexta! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria,

      É tanto assim. Para quem gosta desta dimensão da vida, muito especialmente. Um jantar tranquilo, feito com mais tranquilidade. E filmes e lareira e sofá pela noite dentro. O molho é uma delícia daquelas:)
      Uma boa sexta para si também. A minha está a ser muito bonita. Obrigada.

      Um bom fim-de-semana.

      Mar

      Eliminar
  2. que texto lindo... que delicia de coisas que fazes, que tranquilidade que transmites. Adoro isto!
    boa sexta feira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão linda, tu:) Obrigada. Tranquilidade é uma palavra boa. Sou uma serena irremediavelmente apaixonada pela vida. Creio que é por aí.

      Obrigada, querida Vanessa. Boa viagem até ao Rio. E boas férias. Até ao teu regresso:)

      Mar

      Eliminar
  3. Também gosto dos dias todos (mesmo das segundas-feiras :), mas concordo que a sexta-feira tem aquele sabor especial. Na passada sexta-feira, não fiz comida. Mandei vir sushi e comemos a olhar para o brilho da árvore de Natal, que este ano, a pedido do Manel, foi feita antes de dezembro.
    Da próxima vez que houver hambúrgueres cá em casa, haverá o teu molho (já não) misterioso ;)

    Um beijo,

    Ilídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o espírito das sextas-feiras a funcionar. De acordo com a vontade e com as circunstâncias. Parece-me que tiveste uma noite bem linda. Aqui em casa, será a partir do dia 1. As luzes todas que me encantam sempre e tanto.
      A ver se gostas/gostam do molho misterioso que deixou de o ser:)

      Um beijo de boa semana.

      Mar

      Eliminar
  4. O molho já não é misterioso, é maravilhoso. Experimentado e aprovado (mas sem o ketchup [pequeno desagrado de estimação]). Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Maria. Fico bem feliz por isso. Tão bom que o misterioso se transforme em maravilhoso:)

      Obrigada a si. Boa semana!

      Mar

      Eliminar
  5. Olá Mar,

    Para ser sincera, mesmo sabendo que é uma estupidez ( ontem li um texto interessantíssimo acerca da estupidez), tenho que dizer que não gosto dos dias todos.

    Mas as sextas feiras, mesmo que corram menos bem, têm sempre um sabor especial!

    De molhos também não sou muito. Este, todavia, despertou-me a curiosidade.

    Para uns hambúrgueres (que também prefiro fazer eu) ou para um rolo de carne picada, recheado ou simples.

    Há-de ser reproduzido.

    Nestes últimos tempos, têm havido muitas "coisas d'amar" lá por casa: a bola de carne, que ficou fantástica e novamente o creme de cogumelos e o arroz de molho inglês.

    Como vê, tem cozinhado muito aqui pelo Algarve!

    Um beijo daqui e o meu obrigado!

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra,

      Não é nada estupidez. Eu gosto dos dias todos, porque estou cá. É isso. Por estar por cá e por poder vivê-los inteira. É a minha verdade interior e não consigo que seja de outra maneira. As coisas más passam por um filtro persistente e ficam sempre a perder, face a todas as coisas boas. Sempre a perder.

      Este molho tem qualquer coisa de alquimia. As coisas estão lá, a assinalar-se subtilmente. Que lhe faça bem, quando o fizer.

      E fico feliz por saber que tenho cozinhado muito aí pelo Algarve:) Um dos lugares onde mais gosto de fazer comida. Nem de propósito, essa bola de carne passou uma prova de fogo maravilhosa, neste fim-de-semana. Foi servida a um grupo de pessoas muito especiais. Todas elas gostaram muito. E eu fiquei feliz daquela maneira:)

      Um beijo daqui, para si. E obrigada, Sandra.

      Mar

      Eliminar
  6. Adoro o desligar de sexta-feira e faz-nos tão bem! Os teus hambúrgueres tem um aspecto delicioso, assim como o molho ;)

    E também eu adoro hambúrgueres caseiros, percebo bem, o teu menino :) Que idade tem ele Mar ?

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu filho é um miúdo de dez anos quase quase da minha altura. Nunca ninguém acredita que só tem dez anos, para teres ideia.
      Obrigada por gostares, linda Cláudia. O molho é mesmo muito especial. E sim. Hambúrgueres feitos em casa têm qualquer coisa que não há nos outros sítios.

      Um beijo.

      Mar

      Eliminar

AddThis