Aqui.




















Aqui. Os dias aqui. Começam muito cedo, a tomar o pequeno-almoço a ver o mar. Logo a seguir, a ideia é mesmo ir para perto dele. Bastam uns passos e o mar. A maneira mais bonita de começar os dias aqui. É nessa altura que a praia é um lugar imenso. Silencioso. Ouve-se a água e o nosso respirar, enquanto se faz a praia até ao limite das pedras. As pedras das esculturas espontâneas da praia de Porto de Mós. E as pedras verdes, esculpidas pela água. Há sempre mais duas ou três pessoas. Não mais. Por isso é que a minha praia parece ainda mais imensa. Assim vazia de sons e de gente.
Os dias dão sempre para tantas coisas. Para o mercado. Para ir aos meus sítios em Lagos. As cumplicidades de anos, nesses sítios. No primeiro dia aqui, é sempre aquele reencontro. De vez em quando, ocorre-me como seria se não viesse ou como seria se não encontrasse as pessoas de sempre nos sítios de sempre. Mas não penso muito nisso, que gosto é de viver aquilo que acontece, aquilo que faço acontecer. O resto é entregar ao vento. Ou ao mar. Vai tudo dar ao mesmo incontrolável:) 
Há os almoços feitos naquele registo etéreo perto do mar. As tardes que parecem prolongar-se mais. O tempo lânguido que começa com um livro numa cama branca e que termina com uma caminhada até às escarpas da Ponta da Piedade. Entre o livro e a caminhada, há tempo para água e para fazer biscoitos que sabem a Algarve. E uma compota de damascos. Há coisas que ficam mesmo bem, juntas. Estas duas coisas são assim. Pertencem as duas a esta página, até porque têm sido inseparáveis, por estes dias. Ao pequeno-almoço, com um copo pequeno de café forte. Depois das refeições, como sobremesa, no espírito mediterrânico que é pela frugalidade. 
Tenho feito estes biscoitos todos os dias. E, assim que a canela se junta ao mel e logo a seguir, as raspas abundantes de limão e um fio de azeite, é como se o sul estivesse inteiro na taça onde tomam forma. E é tão bom que seja só preciso misturar as coisas com uma colher de pau e que a seguir, os biscoitos sejam moldados com a ajuda de duas colheres de chá. Depois disso, dez minutos de forno. E está. Ficam prontos, os biscoitos que me sabem a Algarve. E que são um sinal de todas as coisas que vivo com uma alegria que me é sempre difícil dizer. Ficam as imagens. As pedras. A água. O céu. A vegetação selvagem, nas escarpas. As pegadas ao contrário de alguém que foi caminhar na praia antes de mim. Os hibiscos muito vermelhos. As conchas de ontem de manhã. Os sulcos da água na areia e que têm qualquer coisa de botânico. Os cestos de ir ao mercado. Um para os legumes e para os frutos e outro para os peixes. É assim. Em Lagos. E é tanto. É sempre tanto.  

Biscoitos de azeite, limão, mel e canela
NB: Estas quantidades dão para 35 biscoitos. 

2 ovos inteiros + raspa de 1 limão + 1 colher (de sopa) de canela + 2 colheres (de sopa) de mel + 1 tigela de farinha + meia tigela de açúcar mascavado + 2 colheres (de sopa) de azeite

Numa taça, junta-se todos os ingredientes, excepto a farinha. Bate-se com uma colher de pau, durante uns dois minutos. A seguir, junta-se a farinha e envolve-se. Bate-se mais dois minutos e está. Para dar forma aos biscoitos, usa-se duas colheres de chá: uma para retirar a massa da taça e a outra para a ajudar a deslizar para o tabuleiro de ir ao forno, previamente untado e polvilhado ou então, com desmoldante, para ser tudo ainda mais fácil:) Vão ao forno a 200ºC, durante 10 minutos. 

Compota de damascos

1 quilo de damascos (maduros) + 800 g de açúcar + sumo de meio limão

Lava-se os damascos e parte-se em quartos, com a casca. Coloca-se numa panela, com o açúcar e com o sumo de limão. Vai ao lume durante cerca de 50 minutos, sendo que nos primeiros 10, o lume deve estar forte. A seguir, reduz-se para lume brando e vai-se mexendo com uma colher de pau. Desliga-se e deixa-se arrefecer na panela. A seguir, transfere-se para um frasco grande e conserva-se no frio, por saber mesmo bem assim: fresca. 

A música é esta porque foi a primeira que ouvi aqui, mal cheguei. Aconteceu. E fiquei bem feliz, porque a adoro:) 


4 comentários:

  1. Boa tarde, Mar.
    Tão lindas as imagens e as palavras. Sabem a sol e a a m(M)ar. Também gosto de estar na praia de manhã muito cedo e ao entardecer.
    Acho que vou já fazer os biscoitos.
    Umas óptimas férias.
    Bjs
    Ana

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Ana.

      Que bom que gostou. São sempre muito, estas imagens. Lagos é-me muito. Creio que dá para perceber.
      Praia silenciosa. No início e no final do dia. Vou agora para lá, caminhar até ao limite da praia.
      Se fez os biscoitos, que lhe tenham sabido bem.

      Obrigada. Beijos.

      Mar

      Eliminar
  2. Olá Mar,

    Cá estou eu, regressada do fim - de -semana no "meio das motas". Correu bem, felizmente.

    A viagem é cansativa mas, foi um experiência enriquecedora e conhecemos locais muito bonitos. O nosso país tem sítios muito bonitos!

    O brilho nos olhos do meu marido, por eu ter embarcado na aventura, compensa um bocadinho o facto de o nosso encontro não ter sido possível. Agora, porque ainda há-de ser.

    Cá estão os biscoitos! Hei-de fazê-los.

    O frasco das bolachinhas está vazio e estes parecem-me mesmo bons para o encher. Mesmo que eu só coma um para provar. Ando à luta com os hidratos de carbono, é por isso.

    Já não deve durar muito mais. De vez em quando deito umas olhadelas ao forno.

    Sei bem da sua ligação a Lagos mas, este post transmite tanta paz! Bem lindo.

    Um beijo do Algarve, mais fresquinho e com um pouco de vento

    Sandra Martins





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há-de ser, sim:) De vez em quando, os calendários trocam as voltas, mas tudo se arranja. Fico feliz por saber que esse fim-de-semana correu bem.

      Estes são os tais biscoitos, os que estavam no forno, quando me ligou. Tive de voltar a fazer no dia seguinte, que desaparecem logo:) Se os fizer, que lhe saibam bem. Ao Algarve de que gosto tanto.

      A minha ligação a Lagos é bem especial, sim. Não tem que ver só com o óbvio das férias. Está para lá disso. E eu nunca sei dizer muito bem. Concentro-me em viver o sítio o mais que posso. Com a minha alegria solar:)

      Um beijo para si.

      Mar

      Eliminar

AddThis