O caminho das flores.















Por esta altura, tomam conta do lugar, as flores rosa da cerejeira. Creio que, de todos os pequenos/grandes acontecimentos lá de fora do jardim, este é aquele pelo qual mais espero. Talvez por ser tão incontrolável. Basta um bocadinho de vento e há mil pedaços de rosa-seda a voar. E não há um pedaço de chão que não seja daquela tonalidade. Quando o vento é mais forte, há qualquer coisa de cinema. Como não chego a essa parte de fazer filmes com flores, imagens aqui. Das flores que estão por todo o lado. Nas árvores grandes e nas pequenas. Nas sebes. Nas heras. Nas pedras. Nos telhados da casa de vidro do jardim. Nas lanternas japonesas. E nos caminhos. Especialmente nos caminhos. Daqui a uns dias, terão desaparecido. Estão a acontecer agora, estas flores. Com este sol. Com o vento que as solta da árvore. Com todas as outras coisas que acontecem. As músicas escutadas e dançadas. As revistas e os jornais e os livros. E tudo o que é aleatório e aparentemente sem sentido que vai sendo registado nos meus cadernos breves. 
Com isso tudo, chocolate. Uma daquelas coisas que costumo servir com o café. Uma versão de salame. Com frutos secos e com um bocadinho de cognac. Alegria de chocolate, servida bem no final de tudo, quando se pensa que não vai acontecer mais nada. E claro que sim, que há sempre mais qualquer coisa:) 

Salame de chocolate com frutos secos e com cognac


200 g de chocolate para culinária + 50 g de chocolate de leite + 50 g de manteiga + 6 bolachas de aveia + 1 punhado dos frutos secos de que mais gostarmos + 2 colheres (de sopa) de cognac + 2 ovos inteiros 

Derrete-se os chocolates com a manteiga e junta-se o cognac. Quando estiver derretido, retira-se do lume e deixa-se arrefecer um pouco. Entretanto, corta-se os frutos secos e as bolachas com uma faca, que a ideia é deixar pedaços e não transformar tudo em pó. Depois, acrescenta-se os ovos à mistura de chocolate e mexe-se bem, para ficarem bem integrados. No fim, junta-se os frutos secos e as bolachas. Envolve-se tudo e transfere-se para uma forma de bolo inglês, previamente forrada com papel de alumínio. Se apetecer, salpica-se por cima com mais uns frutos secos. Leva-se ao congelador durante (pelo menos) quatro horas. 

A música só podia ser esta, que quando o vento é mais forte, parece sempre que é isto que estou a ouvir. Por enquanto, anda só nos meus ouvidos. Daqui a uns meses, quero ouvi-la aqui


11 comentários:

  1. Adoro as tuas imagens em palavras e em fotografias Mar. És daquelas pessoas que deixam saudade. Bjinhs grandes. Joana Monteiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que linda, Joaninha:) Obrigada. Fico bem feliz por gostares. E tu também. Muitas saudades. Um beijo grande. Mar

      Eliminar
  2. Olá Mar,

    Hoje não podia deixar de comentar porque ao abrir os eu post lembrei-me logo das amendoeiras em flôr!

    Tal e qual como descreve: um bocadinho de vento e há florinhas por todo o lado. Lindo de ver, sim.

    Parece mesmo neve.

    Varrer o quintal é que já não é assim tão poético. Moro no campo e há um terreno ao lado da minha casa onde existem amendoeiras. Em dias de chuva e vento, só mesmo a beleza das árvores é que consegue contrariar a trabalheira de limpar o quintal.

    As suas fotografias conseguiram captar a beleza do esvoaçar das florinhas pequeninas. Sem dúvida que, na Vida, temos que conseguir captar o ângulo certo.

    Senti-me reconfortada com o seu salame. Eu já gosto de salame sem frutos secos e sem cognac, por isso este seu deve ser um pedacinho de céu.

    E a garrafa do cognac é bem bonita também.

    Um beijo do Algarve e que fique em paz aí no seu jardim encantado,

    Sandra Martins

    PS - Reparei nas sapatilhas de bailarina ( a minha sobrinha dança). "A woman of many skills": uma bailarina que gosta de cozinhar e comer. E beber vinho tinto! Cada vez fico mais feliz por ter-me "cruzado" consigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra,

      Tem ressonâncias dessas flores, sim. Mas estas têm mesmo qualquer coisa de seda. Acabam por se fundir com a terra e desaparecem por si. Para a semana, só estarão na minha memória. São as mais breves de todas.

      Este salame é uma daquelas delícias-surpresa. Depois do jantar de hoje, pedacinhos de chocolate com coisas misturadas:)

      A dança faz parte. É uma parte mesmo muito importante. Não dá para ser de outra maneira. Só quando o corpo deixar de responder à música. Creio que só aí.

      Um beijo. E paz para si também. Não se zangue com as flores, que elas têm uma vida tão curta:)

      Mar

      Eliminar
  3. Gosto sempre das fotografias do jardim, com a beleza própria de cada estação do ano!
    E chocolate é bom em qualquer altura! Uma versão de salame a experimentar!

    P.S. O bolo de iogurte com coco, chocolate e laranja está aprovadíssimo!

    Continuação de boa semana.
    Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Graça,

      As estações e os seus ritmos acabam por estar irremediavelmente ligados à comida, à maneira como se sente as coisas. E chocolate está sempre bem. Concordo:) A ver se experimenta esta hipótese.
      Muito feliz por ter corrido tudo bem com esse bolo especial. Obrigada por dizer.

      Uma boa semana para si também.

      Mar

      Eliminar
  4. Boa noite, Mar.
    Tão lindo o seu jardim com os seus caminhos de flores! Gosto imenso das cerejeiras floridas. As flores duram pouco tempo, mas é um tempo de intensa beleza. Obrigada por me deixar desfrutar da beleza do seu jardim.
    Salame de chocolate era uma receita que fazia na minha adolescência, numa versão enrolada, com bolacha Maria, menos sofisticada. Este salame está com um aspecto delicioso, mais ousado. A experimentar.
    Continuação de uma boa semana.
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Ana

      O meu jardim caótico e meio selvagem faz-me um bem enorme. E gosto muito da ideia de se disseminar um bocadinho, ao cristalizá-lo aqui. Obrigada a si, por gostar desta beleza.
      Reforcei um bocadinho a receita-base de salame de que sempre gostei e que tem dentro o meu imaginário de criança a fazer experiências com chocolate que não envolvessem forno:) A ver se experimenta, então.

      Um beijo. Uma boa semana para si também.

      Mar

      Eliminar
  5. Boa noite, Mar.
    Tão lindo o seu jardim com os seus caminhos de flores! Gosto imenso das cerejeiras floridas. As flores duram pouco tempo, mas é um tempo de intensa beleza. Obrigada por me deixar desfrutar da beleza do seu jardim.
    Salame de chocolate era uma receita que fazia na minha adolescência, numa versão enrolada, com bolacha Maria, menos sofisticada. Este salame está com um aspecto delicioso, mais ousado. A experimentar.
    Continuação de uma boa semana.
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Tão efémera a vida dessas flores no teu jardim. Uma metametáfora do que é a vida. A consciência dessa finitude deve estar em nós. Não para nos castrar os movimentos mas para aproveitá-los ainda melhor. E no entretanto dar uma trinca nesse salame ;)
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É efémera, esta vida. Mas esta acontece todos os anos. Renova-se. Gosto muito de assistir a estas e a outras renovações. Por estes dias, o aroma das flores da laranjeira é uma benção e as flores da cerejeira já desapareceram do chão. Coisas destas lembram isso de querer viver mais. De querer viver melhor.

      Um beijo.

      Mar

      Eliminar

AddThis