Hoje.







Nas minhas contagens interiores, estas são as mesas que me são mais. As de todos os dias. Como esta, a de hoje. No meu entendimento quase infantil destas matérias quotidianas, o dia mais maravilhoso de todos é sempre o que estamos a viver. E, mesmo com o que esse ponto terá de questionável, a verdade é que se pararmos um bocadinho, isso de ser o que está a ser vivido tem uma força enorme. Nunca o vivemos antes. Não voltaremos a vivê-lo. Quase mágico. E eu sempre fui do género de gostar de tudo o que no mundo parece ser mágico. E sim, com todas as quedas e revisões à matéria dada. 
As mesas de todos os dias são ainda mais porque não acontecem nas condições ideais. Porque são as mesas de todos os dias em que chegamos cansados, quase vencidos pelo exterior. Porque são as mesas de todos os dias em que acordámos cedo e em que cumprimos com tudo o que pudemos cumprir. Isto significa realidade, sem filtros. Mas a realidade não tem mesmo de ser só crua e esmagadora. Podemos sempre cozinhar a realidade um bocadinho. Temperá-la, deixá-la a marinar, dar-lhe a volta. Fazer pelo melhor, no fundo. 
Não são nada pensadas, as mesas dos tais dias mais maravilhosos de todos. São assim do género de ir acontecendo. Mesmo que saiba que alguns dados estão sempre. O resto vai acontecendo. E essa parte é bem linda e eu gosto muito de andar por aqui e de poder vivê-la. É isso. 
Fica então a mesa, a de hoje. E uma dança bem especial, para uma música especial. Chet Faker. 


8 comentários:

  1. Não podia estar mais de acordo contigo. Estes jantares e estas mesas de todos os dias sabem mesmo a libertação. Acalmam, acariciam e dizem que está tudo bem. Hoje foi muito assim. Cozinhei raia à lagareiro (uma experiência a repetir e a fotografar, de tão boa ) e deixei a mesa por conta dos homens. Descansei, no sofá, enquanto a raia acabava de assar e eles punham a mesa. Sem dúvida, uma boa forma de terminar o dia.

    Muito bonita, a tua mesa de hoje :)

    Um beijo,

    Ilídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ilídia,

      Têm uma verdade muito particular, as mesas de todos os dias. E são salvíficas. Às vezes, a meio de um dia pesado, ando umas horas para a frente e sei que algures no momento em que estiver a juntar pratos e talheres, interiormente, estará tudo a encontrar o lugar.
      Fico à espera dessa partilha, então. Obrigada:)

      Um beijo.

      Mar

      Eliminar
  2. O nosso maior erro é adiar . Por isso concordo plenamente consigo (aprendi tarde, mas ainda vou a tempo) - viver o dia de hoje com a intensidade dos momentos únicos e irrepetíveis e cuidar das pequenas coisas que nos fazem feliz e são uma das maneiras de demonstrarmos o nosso carinho pelas pessoas que mais amamos.
    Como sempre, uma mesa linda e única, porque é de hoje.
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Temos tendência para adiamentos, sim. Por vezes, parece que o mais difícil é contrariar. Mas sim, restam as coisas pequenas. Expressões de algodão do nosso amor. Como isto de pôr mesas (de) todos os dias. Únicas, por acontecerem num dia irrepetível.

      Obrigada pelo seu comentário.

      Beijos.

      Mar

      Eliminar
  3. Tão bonita esta mesa de um dos dias ;) Disse-te isso nos nossos SMS de hoje. As mini creseut são uma delícia ;) (Que guardariam dentro?...) Gosto sempre da capacidade que tens para fazer tudo diferente. De novo. Vendo bem, essa será a melhor forma de dar a importância aos dias que não são vividos outra vez. Todos diferentes, esses. Como as tuas mesas.
    Um beijo
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora que já falámos já sabes o que estava dentro das minhas panelas versão micro:) Uma entrada de forno, bem aconchegante e servida em doses individuais. Este Outono que tem sido Inverno presta-se a coisas dessas. A parte boa é que é ainda melhor estar em casa.

      Feliz por gostares:)

      Bom fim-de-semana. Um beijo.

      Mar

      Eliminar
  4. Reconfortante este post! Mostrar e relembrar que se deve valorizar o presente.

    Através de pequenas coisas porque são essas que estão ao nosso alcance. Uma mesa bonita ao fim do dia, para saborear um jantar que fizemos com carinho.

    Sim, ficamos reconciliados com a Vida. Apazigua. Hoje.Todos os dias.

    Não é a primeira vez que este pensamento me é transmitido aqui. Por isso vim a primeira vez e volto sempre!

    Muito obrigada Mar!

    Um beijo do Algarve e votos de um excelente fim - de - semana,

    Sandra Martins



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra,

      Não é novo, não. Não dá para ser de outra maneira, que eu acho que o nosso tempo é tão escasso e não consigo abstrair-me disso.

      E nesse registo de ser o que está ao alcance, à medida das possibilidades reais que temos. As minhas mesas quotidianas são expressões humildes dessa vontade de procurar estar/fazer bem. Mesmo que de vez em quando esteja só estilhaçada interiormente.

      Mas eu penso que fazer qualquer coisa boa com esses estilhaços é tentar. É continuar a tentar. Não sei bem, que acho que ainda me falta pôr umas quantas mesas até chegar a uma conclusão:)

      Que seja lindo, o seu fim-de-semana. Um beijo para si.

      Mar

      Eliminar

AddThis