Duas palavras mágicas: artisan bread:)






Nisto de fazer comida, sou mesmo pelo pragmatismo. Tudo bem que gosto muito de cozinhar e tudo o mais, mas não naquele registo de ascese ou de ter de provar seja o que for. Não gosto da componente de abismo. Se olho para uma receita com muitos passos e fases de execução, passo à frente, por perceber que não é a minha onda. Para mim, é bom que as coisas não me consumam nem muito tempo nem muita paciência:) Além do mais, a vida de todos os dias não se compadece muito com o imaginário de fada do lar. Por isso, quando esta minha amiga dos Açores me falou de uma massa que parecia mesmo estar no meu espírito, fui logo fazer uma pesquisa. E era assim mesmo como ela tinha dito: misturar ingredientes com uma colher de pau e deixar levedar. Não ficar com as mãos a colar enquanto se tenta trabalhar uma massa que pode (ou não) colaborar com as nossas (boas) intenções parecia-me mesmo bem. Além do mais, pode usar-se a quantidade que se quiser no momento e guardar o que se entender no frio, durante duas semanas. Uma alegria enorme, poder fazer pizza neste registo just like that. Adaptei ligeiramente esta receita que encontrei nas minhas pesquisas e, desde esse primeiro momento, as duas palavras que a minha amiga pronunciou, transformaram-se em magia e em alegria. Como sempre, partilho aqui só depois do compasso de tempo que me parece o necessário para que as coisas possam ser reproduzidas sem desilusões. Bem triste, quando uma receita nos falha. As duas palavras mágicas podem transformar-se em pães (ando a pensar em combinações deliciosas) e podem transformar-se em pizzas com aquele sabor inexplicável de pão caseiro e estaladiço. Fica a receita para essa felicidade. 

Massa Artisan Bread

1 quilo de farinha + 1 colher (de sopa) de sal + 1 colher (de sopa) de fermento de padeiro (costumo usar este) + 700 ml de água.

Simples: numa taça relativamente grande, coloca-se a água, dissolve-se o sal e o fermento com uma colher e, a seguir, acrescenta-se a farinha, incorporando-a bem com uma colher de pau. Cobre-se a taça com um pano e deixa-se levedar durante duas horas. Fica pronta para ser trabalhada de acordo com o nosso gosto. 

Pizza 

Para simplificar ainda mais as coisas, costumo usar o tomate que está numa das imagens. Óptimo e fácil de usar. Para fazer na versão margherita, basta espalhar este molho na massa já esticada, polvilhar com orégãos e levar ao forno a 180ºc durante cerca de 10 minutos. Retira-se depois do forno e cobre-se generosamente com mozzarella. Vai ao forno mais dez minutos. Antes de partir, mais orégãos. Margherita deliciosa e com a forma irregular, para respeitar a matriz italiana. Numa outra versão, tenho usado cebola laminada e bacon, mantendo a sequência anterior. 

Com a pizza, um vinho alentejano que vai mesmo bem com esta cadência italiana. Este. A comida que nos faz felizes pede sempre um vinho que esteja de acordo. E Foo Fighters também vai bem. 



8 comentários:

  1. Era a minha receita infalível de pão. Com imensas variações em torno de sementes e misturas de outras farinhas. Todas as receitas de pão do meu blog antes de mudar para a casa branca tinham por base esta "receita mágica". Depois voltei a comprar a máquina de pão, o padeiro passou a ser o Zé e esta receita ficou esquecida ;) Até agora! Fico feliz por já teres a tua receita de massa de pizza. O António agradece, de certeza ;) E os adultos também, que essa ficou mesmo irresistível. Obrigada por mais sugestões infalíveis. E sempre testadas para as tuas pessoas ;)
    Bom fim-de-semana, linda!
    Coisas boas!
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um fim-de-semana lindo:) Está a ser ainda. E sim, esta receita é mesmo como eu gosto: infalível e com outros argumentos de que gosto muito. Tu sabes que não me entendo assim muito bem com máquinas e com muitas antecipações. O meu filho diz que a minha margherita é a melhor de todas as que já comeu. Ainda bem que a Ilídia falou nisto por eu não gostar nada de mãos pegajosas e de cozinhas com farinha por todo o lado:)

      Um beijo grande. Foi bom estarmos ontem, a meio do meu programa com o Vasco. Mas era urgente levar-te as ervas e as especiarias hot que tinha trazido do Algarve e queria o meu frasco de doce de pêssego:) Obrigada. É delicioso!

      Mar

      Eliminar
  2. Fico feliz que tenhas gostado :) Cá em casa também a faço com alguma frequência. Fica muito bem com frutos secos e chouriço. Experimenta fazer pães pequeninos com chourição. As crianças adoram :) E, como diz a Babette, se te apetecer, podes substituir a farinha. Cá em casa, não consigo grandes inovações nesse sentido, pois os homens são conservadores no que diz respeito à cor da farinha. Mais o pai do que o filho ;)
    A pizza está com uma aparência deliciosa.

    Um bom fim de semana.

    Um beijo,

    Ilídia

    PS: Hoje, vou andar pela cozinha. Conserva de figos, doce de amoras e massa de malagueta. Como eu gosto de setembro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo uma boa teres falado nisto. Vês como eu consegui? Parecia que tinha 5 anos e que tinha atado os cordões dos sapatos sozinha. Lembrei-me disso, enquanto fazia esta massa mágica. Uma vitória pequenina:) Estas palavras estão cheias de possibilidades, pelos vistos.
      Eu uso a Branca de Neve clássica, bem branquinha. Sou conservadora como os teus homens. Manda-lhes os meus cumprimentos:) Num universo paralelo, uma das pizzas que eu fiz ia direitinha para ti:) Obrigada, Ilídia.

      Um beijo grande.

      Mar

      Eliminar
  3. Olá Isa, cá está a tua pizza em fotografias lindas ! É um verdadeiro sucesso a tua pizza e eu tive o prazer de a receber no dia dos meus anos. Foi, ou foram, que elas eram três, as rainhas do jantar que tu me fizeste, nos fizeste, pela noite dentro, sempre a virem para a mesa, quentinhas, à medida que todos iam chegando.
    E eram todas diferentes mas todas tão boas. Simples, com o bacon, com a frescura do manjericão, os oregãos, o tomate e o queijo, e a massa mágica. Que bom presente, obrigada Isa <3
    Vou fazer, é certo, porque se tu dizes que é fácil, é porque é mesmo mesmo. E vai-nos aaber tão bem pizza em casa nestes dias que já chamam o Outono.

    Beijinhos grandes
    da Pipinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo assim nesse registo:) à medida que iam chegando. Mas foi bem lindo, o nosso jantar lá fora no jardim. Uma noite mesmo de Verão, a marcar o início de Setembro.
      E sim, eu não conto histórias. É mesmo fácil e é mesmo muito boa:)

      Um beijo grande, minha linda!

      Mar

      PS: A rainha foste tu:)

      Eliminar
  4. Olá Marisa. A pizza ficou divinal. Os homens cá de casa adoraram e eu também.
    Vou recomendar a amigos e familiares. Para o aniversário do Gonçalo irei repetir e espero que faça o mesmo sucesso.
    Obrigada.
    Muito sucesso para a tua vida e para o teu blog.
    Um beijinho aromático :)
    Olga Pestana (Paraíba)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que foi assim:) A ideia era mesmo essa, que fosse essa alegria repercutida.

      As mesmas coisas boas para ti, querida Olga. Para vocês. E obrigada.

      Um beijo aromático para ti também, Olga do Paraíba.

      Mar

      Eliminar

AddThis