Sumo de morangos + manjericão = a Verão:)







Fazer coisas destas diverte-me como se fosse pequena e estivesse a fazer um puzzle. Eu não gostava assim muito de jogos com pessoas. Só de legos e de puzzles. Achava um tédio de morte jogos de cartas e tudo quanto fosse ganhar a alguém. Ser melhor do que. Maior do que. Pior do que. O registo comparativo sempre me fez imensa confusão, até porque não resolve problema nenhum. No fundo, dada a minha inabilidade voluntária, creio que aprendi bem cedo a perder:) E ficou para a vida, que eu acho que passo o tempo em derrotas e em perdas. A parte boa é que sempre se vai fazendo comida e pensando que isso já é uma coisa bem linda:) Do que eu gostava mesmo era de me sentar e de fazer uma construção enorme. Edificar, mesmo que soubesse que era para deixar cair. Ou fazer um puzzle bem difícil. E era assim no registo me, myself and I. Apesar de ter três irmãos e tudo. Sempre prontos a derrubar as construções ou a perder peças dos meus puzzles. 
Isto para dizer que fazer sumos de Verão é uma tarefa que, para mim, tem ressonâncias dessa solidão de pequena. Misturar coisas num copo, como se estivesse a fazer um puzzle. A (tentar) construir uma imagem. É assim: corto frutos, acrescento um pouco de açúcar mascavado e depois vou "brincando" com o assunto. Adivinhar frutos associados a ervas é um encanto só. Saber que o tomilho fica perfeito com citrinos. Que a manga pede hortelã-pimenta. E que os morangos de que gosto o ano todo querem mesmo manjericão muito fresco.
Partilho o "meu" sumo de Verão. O meu preferido. O que me diz que é irremediável e inadiável, o Verão do nosso contentamento. Sumo rosado, cheio de gelo, perfumado de verde. Há coisas que parecem ter nascido umas para as outras. Como morangos e manjericão, por exemplo.  

Sumo de morangos e manjericão

500g de morangos + 2/3 colheres (de sopa) de açúcar mascavado + 2/3 folhas de manjericão fresco + água e gelo q.b. 

Num liquidificador, coloca-se os morangos (depois de lavados e cortados ao meio), duas colheres de açúcar mascavado e cobre-se com água. Tritura-se até ficar um líquido fino, sem pedaços. Acrescenta-se mais água, a outra colher de açúcar e tritura-se mais um pouco. Depois de obtermos a liquidez que queremos, transfere-se para um jarro, acrescenta-se gelo e as folhas de manjericão picadas. Depois é só beber até ficarmos duplamente saciados. 

Para associar ao meu sumo preferido, duas sugestões: este livro e este workshop. Quando recebi o convite para a apresentação do livro, tive de declinar. Para todos os efeitos, as distâncias (e os ritmos de vida) são o que são. Mas parece-me bem provável ir saber mais sobre fazer sumos e águas que nos fazem bem. Até porque estarei por Lisboa, a pretexto deste festival. 

Esta música estava à espera que fosse mesmo Verão. E já é:) 


10 comentários:

  1. Querida Mar,
    Este post vem mesmo reforçar o meu último comentário!
    Todas as combinações de que falas me parecem perfeitas e fruto, obviamente, da experimentação. Porque é isso que tu fazes: experiências a partilhar.
    Quanto ao ganhar e perder, vejo-te mais a ganhar. Quanto mais não seja, nos detalhes!
    Um abraço com amizade,
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Guida:

      Ganhar nos detalhes até que é lindo:) E à medida de todas as minhas limitações. Experimentar é igual a tentar. Uma e outra vez. Até resultar. Ou até chegarmos à conclusão de que é para deixar cair e tentar outras hipóteses.

      A mesma amizade num abraço, Guida.

      Mar

      Eliminar
  2. Que fixe este conjunto de fotografias, não me canso de tas gabar. Ficam sempre tão bem com o texto e com a música, triângulo dourado. Como combinarão os morangos com o manjericão !
    Preciosos os jogos da infância, que nos ensinam a perder em adultos, e também a ganhar.
    Que sejam dias bons em Lisboa, dias e noites. Ouve Au Revoir Simone e Caribou por mim ;)
    Beijinhos !
    Pipinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pipinha:

      Tinha pousado o copo mesmo em frente ao retrato aqui na bancada e achei que estava a ver qualquer coisa:) Ficam (mesmo) muito bem, os morangos com este verde. Como diz o meu filho: sumo de morangos com "cenas" verdes:)
      E já sabes como são estes dias: oiço (quase) tudo ao longe:) Mas é ainda mais especial por ser assim.

      Um beijo.

      Mar

      Eliminar
  3. Muito belas, as tuas imagens de verão. Muito criativo, o enquadramento das fotos! Parabéns, artista :)

    Por aqui, andamos numa onda de batidos. Tem sido um dos meus truques para dar fruta ao Manel, que nem por isso gosta muito de fruta :)

    Um beijo,

    Ilídia

    PS: Cada vez mais perto das férias. E como preciso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ilídia:

      Obrigada por teres gostado:) O artista verdadeiro foi o rapaz que fez este retrato. Um ex-aluno do Vasco. Ofereceu-lho no final do ano, depois das avaliações todas:)
      O meu filho não vai em nada disso e mantém-se fiel às maçãs. Quase não come outra fruta que não essa.
      Mais perto das férias, então. Estão quase e vão fazer-te bem.

      Um beijo.

      Mar

      Eliminar
  4. Um sumo com uma cor linda. Fotografias fantásticas. E música do melhor ;)
    Bom festival. Adorava ver hoje os The Black Keys e os MGMT e, amanhã, os Foster the People.
    Beijinhos.
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria:

      Somos mesmo parecidas, nisto da música:) The War on Drugs, também. Lembrei-me de ti.
      As ilhas têm este inconveniente e fazem com que algumas coisas sejam longe. Mas ganham aos pontos noutras coisas:)
      Obrigada por teres gostado.

      Beijos.

      Mar

      Eliminar
  5. Morango com manjericão é um casamento dfeliz;) Também tenho bebido na Baixa uns sumos deliciosos, com misturas muito pouco usuais. Não tenho o hábito de fazer eu sumos de fruta. E porque não experimentar?...
    Beijo. Acabada de chegar a casa ;)
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Babette:

      Ficam mesmo bem, os morangos com manjericão. Tens de experimentar fazer coisas destas em casa. Hoje fiz este de morangos e juntei um punhado de framboesas muito frescas. Se soubesses a delícia. O Vasco bebeu o jarro quase todo:)

      Outro beijo.

      Mar

      Eliminar

AddThis