Belcanto.









Parte do meu presente de aniversário era assim: intangível. Em dia de aniversário, do que eu gosto mais é do inesperado. Mas gosto muito de receber presentes. Fico com pena quando não são embrulhados porque perco aquela parte encantatória de rasgar papel e de desatar laços. E, por isso, todas as minhas pessoas sabem que os meus presentes devem estar embrulhados:) Nem que sejam coisas de comer. Ao mesmo tempo, vou pensando que é mesmo lindo que alguém tenha escolhido uma coisa só para mim. Só por querer ver-me feliz. É o meu entendimento, nisto dos presentes.  
Este presente foi prolongamento de outros, recebidos mesmo no primeiro minuto depois da meia-noite. E tive de esperar um dia até poder abrir este. Mas valeu a pena. Tinha de ser almoço, porque não havia circunstância para jantar. E não ia dar para dress code. Teria de usar roupa de festival. Foi como foi. Melhor: fui como fui. Mas acho que os senhores do Belcanto não ficaram zangados comigo nem nada, que fizeram sorrisos amorosos por eu estar meio descontextualizada:) Mas estava assim ligeira, com flores no cabelo e com as minhas pulseiras às cores. Nos pulsos. Num dos meus tornozelos. E (re)vestida de uma felicidade com trinta e quatro anos. Eu acho que a minha vocação é mesmo ser feliz e "fazer o comer":) 
Foi bem especial, esta refeição. Escolhi o menú da estação, porque queria ver o que é que o chef José Avillez tinha inventado para o Verão. Inventou coisas (muito) boas e cheias de poesia. Sardinhas reduzidas a uma essência muito mar. Legumes destes meses. Ovos com mais legumes, envolvidos num molho de tomate a explodir de Verão. E uma espécie de jardim de sabores, para sobremesa. Um prato pintado com coisas doces e muito delicadas. Todo um ritual. A fazer lembrar este sítio onde estive há uns anos. Mas com uma alma diferente. Creio que pelo entorno. O Belcanto fica no Largo de São Carlos. Um dos meus sítios preferidos. Bem perto da casa onde nasceu o "meu" poeta universal. Uma zona boémia, cheia de música.
Vou voltar. Com mais tempo. E para jantar. Com alguma sorte, hei-de estar com roupa mais adequada:) Deixo o endereço, para ver coisas sobre este lugar com comida que me foi oferecida de presente por um homem de porte atlético que gosta muito que eu seja assim: feliz. Obrigada ao meu homem:)

A propósito deste sítio tão perto da música que me é vital, a divulgação desta acção. Vai decorrer até ao dia 12 de Agosto um crowdfunding. A ideia é angariar o dinheiro suficiente para que este trio possa gravar o primeiro disco. Pediram-me para ajudar a divulgar e eu disse que sim:) É bem difícil viver da música, no nosso país. Especialmente da música clássica. Eles têm vontade de dar mais beleza ao mundo. E isso é bem lindo. Deixo o vídeo e o link do lugar onde podemos ajudar a fazer com que haja mais música por aqui. A música intangível e etérea que nos faz felizes e que marca as nossas vidas a cada momento. 


8 comentários:

  1. Parabéns, Mar, pelo feliz aniversário.
    Dá vontade de ir a esse sítio, com tempo e calma, para fruir.
    Muito obrigada pela divulgação deste projecto, que me diz muito por vários motivos, mas sobretudo pela própria música, para além dos excelentes intérpretes.
    Um beijinho grande,
    Joana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana:

      Obrigada pelos parabéns:) E foi um gosto enorme. O meu contributo é modesto, mas a parte de ser de coração está assegurada. A ver se corre pelo melhor. Guardo bem a memória daquela vez em que fui a um recital da tua irmã. Muito lindo. O som do violoncelo é um dos meus sons preferidos.
      E sim, da próxima vez que voltar ao Belcanto quero que seja com mais tempo. Merece bem.

      Um beijo grande. A melhor das sortes para o Trio Pessoa. E para ti também:)

      Mar

      Eliminar
  2. Têm sido dias tão em trânsito que só temos conseguido falar por escrito num registo meio telegráfico. Ontem e hoje até acabei por chegar cedo. Mas os fins-de-tarde e noites foram dedicados aos pequenos índios... E por isso não sabia que um dos teus presentes tinha sido este. O nome só por si encanta-me. Que bom saber que foste feliz lá, na versão meia festivaleira, mas pronto ;)
    O projecto é nobre. Daqueles de apoiar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Babette:

      A par dos outros presentes de que te falei, ele ofereceu-me uma coisa de viver e de guardar na memória. Como há um blog, também fica aqui guardada:) Gostei muito deste sítio. E a sério que acho que à noite, a experiência deve ser ainda mais bonita. Da próxima vez. E hei-de usar uns dos meus sapatos, para compensar:)
      As vidas são assim mesmo. Eu estou especialmente cansada. Parece que nunca consigo chegar a tudo, fazer tudo. Tanto, que a minha mãe me deu mimos ao jantar de hoje. Comidinha de mãe faz com que se invente energia:)Estás quase de férias. Pensa nisso. E neste projecto também:)

      Um beijo.

      Mar

      Eliminar
  3. Olá Mar,

    Se eu quisesse substituir o título do post, chamar-lhe-ia "lindo"!

    A ideia de um presente de aniversário assim é muita linda e o sítio também parece ser.

    Tenho a certeza que a Mar "festivaleira" também estava linda, embora compreenda essas preocupações de mulher.

    Já me aconteceu ir jantar em "roupa de fim- de - semana" e achar que toda a gente está a olhar para mim, sem ser por bons motivos.

    Adorei a orquídea ( a minha flôr preferida)!

    Por esta via não vou deixar os parabéns (muito obrigada pelas suas palavras, no meio de tanta agitação) mas, deixo os votos de que todos os dias sejam assim: felizes e lindos!

    Um beijo do Algarve,

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra:

      A Sandra já tinha deixado os parabéns. Achei bem amoroso, o seu email. E também foi um belo presente de aniversário, vê?
      Eu estava um bocadinho cansada, no dia em que fui a este sítio. E, por isso, pouco (ou nada) preocupada com roupa. Em todo o caso, apesar de ser do género de me sentir confortável em ambientes muito diferentes uns dos outros, tenho a noção de quando não estou de acordo com os códigos:)

      E sim, dias felizes e lindos. Quando não, faz-se o melhor que se pode. O meu espírito é por aí.

      Um beijo para o Algarve.

      Mar

      Eliminar
  4. Olá, querida.

    Antes de mais, muitos parabéns. Espero que me desculpes, mas acho que já te disse que sou uma despistada com datas. Esqueço-me a maior parte das vezes dos aniversários. Um defeito grande, eu sei, mas não consigo corrigi-lo :(
    Gostei muito da descrição deste jantar num sítio de encantar. Imagino-te, com as tuas pulseiras, a dar cor a essas cadeiras, um tanto ou quanto austeras :) Que bom que o teu homem gosta que sejas feliz. Isso é o mais importante. Amanhã, acabo a labuta. Têm sido dias grandes, até muito tarde. Na terça, voo até aí. Ligo-te antes.

    Um beijo,

    Ilídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ilídia:

      Stay cool:) Já falámos sobre isso e é na boa. Se bem me lembro, a propósito de eu me ter esquecido do teu aniversário. Se bem me lembro, foste uma querida, a tentar libertar-me do meu esquecimento:)

      Olha, estava muito calor. Eu não tinha dormido quase nada. Tinha de almoçar rápido para ir para o recinto. Dava lá para sapatos e vestidos. Em todo o caso, acho que a minha alegria compunha as coisas:)
      Melhor não falar em dias grandes. Mesmo. Vou estar a trabalhar no fim-de-semana e hoje à noite. Vou usar os meus talismãs todos, para estar com bom espírito:)

      Um beijo grande. Trata de ti e aproveita o descanso.

      Mar

      Eliminar

AddThis