Mais tarde ou mais cedo.










Os detalhes, os pormenores, as coisas pequenas, as coisas que não são logo evidentes, as coisas que eram para ser uma coisa e que afinal podem ser outra. Dava para continuar um bom bocado. Isto a propósito de uma ideia em que andava a pensar há algum tempo. Queria ver como é que ficava uma grinalda de luzes numa mesa. Gosto tanto de ver pontos de luz. Acho que a luz pode fazer pequenos milagres, num lugar. Interior. Exterior. O mais simples dos sítios pode encher-se de poesia. Só por haver pontos pequenos de luz. 
Em relação à tal grinalda de luzes, sabia que queria que fosse às cores e também sabia que teria de ser como os globos orientais, envoltos numa espécie de papel de seda. Ela surgiu-me tal e qual eu queria. Num lugar improvável. Este. Assegurei-me que dava também para o exterior e estava. Veio comigo, para transformar uma mesa num exercício de encantamento. E aconteceu assim. Ainda não deu para uma das mesas do jardim, que parece que o Verão está de mal connosco. Mas há-de acontecer lá fora, numa noite de conto de fadas. Eu sei que sim, que o Verão vai acontecer. Mais tarde ou mais cedo:) 

NB:
Uma leitora escreveu-me para o email a deixar uma crítica/sugestão que me pareceu fazer sentido. Por isso, vou passar a deixar referência (na medida do possível), relativamente aos elementos das mesas que for deixando.

Toalha: uma manta marroquina que encontrei aqui
Individuais: estes 
Os pratos rasos: vieram daqui
Os pratos fundos: estes
Os talheres são estes
Guardanapos: vieram daqui

A música é uma das minhas preferidas. Uma daquelas de que gosto sempre e sempre e sempre:)


8 comentários:

  1. Sabia que ia gostar deste post mal comecei a ler. Adoro pontos de luzes e aquela sensação de estar à media luz, com velas ou vários pontos suaves. Fiquei com um sorriso nostálgico quando vi a musica que escolheste para o acompanhar. Passei horas, dias, meses a ouvir este album, em vinil. E com a velocidade dos dias parece que isto já foi há séculos. Uma das musicas da minha vida. De que gosto sempre e tenho a certeza, para sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Verinha:)

      A luz e os seus efeitos. Gosto do cruzamento entre o boémio e o romântico. E parece que não é preciso mais nada. Umas luzes e está instalada a magia:)
      Temos mesmo gostos parecidos. Esta música é de 85, creio. Como todas as coisas boas, é como se não fosse datada/datável. Ouve-se e gosta-se e pronto.

      Um beijo.

      Mar

      Eliminar
  2. O Verão virá. Parece que mais tarde do que o calendário, mas tem de vir. Precisamos do sol e dos dias quentes. Enquanto não, há magia dentro de casa. Ficou mesmo linda a tua mesa misturada. E as tacinhas de longe ficam bem nesse conjunto.
    Um beijo
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Babette:

      Meio hesitante e tímido, mas há-de vir:) Nessas noites quentes a haver, as mesas com luzes serão lá fora. Aquela árvore perto da mesa há-de encher-se de luzes em suspenso, para os meus jantares prolongados de Verão.
      Vês como ficam bem? Neste dia acolheram azeite com orégãos trazidos de Lagos. As pessoas japonesas que as fizeram não devem ter pensado nesses termos, mas a onda mediterrânica vai bem com loiça oriental:)

      Um beijo.

      Mar

      Eliminar
  3. Adoro! Lindos, os teus pontos de luz às cores! E tiveste muita sorte em encontrar as luzes que tinhas imaginado. Nem sempre acontece. E é tão irritante quando imaginamos uma coisa que não encontramos :) Também ando com vontade de pôr luzes no jardim este verão. Ainda não tive tempo para procurar muito, mas ando com vontade de uma coisa deste género: http://localmilkblog.com/2014/06/kinfolk-sea-dinner-nashville.html

    Um beijo,

    Ilídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ilídia:

      Liguei-te no dia em que as encontrei, porque me lembrei de que tinhas falado nisso. Mas devias andar fora de casa, nas festas aí na tua ilha:) Estas luzes são mesmo iguais a umas que vi, no Verão passado. Na altura hesitei porque estava num contexto que não se prestava a andar com caixas de luzes de um lado para o outro e remeti para depois. Como me acontece com (quase) tudo aquilo que quero/gosto muito: surgiram.
      Estive a ver as imagens do lugar que me deixaste. Muito lindas. No espírito da luz, com tudo o que isso tem de etéreo e de romântico e de vida boa:) A ver se as localizas. Se não encontrares aí, digo-te onde há, num dos meus endereços em Lisboa. Vais andar por lá, no Verão:)

      Um beijo.

      Mar

      Eliminar
  4. Sim Mar, essa marca é mesmo uma caixinha de surpresas!...e gostei muito dessa tua proposta. Tenho a certeza que se as tivesse visto, as teria adquirido exatamente para esse fim!...encantadora a tua sugestão e fez-me sorrir!...bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel,

      Os supermercados são sítios muito inspiradores. Tanto, que podem mesmo ser caixinhas de surpresas, como disseste. Ainda ontem as vi, quando fui às compras. Estive para trazer outra caixinha comigo e tudo. Mas deixei lá, para que outra pessoa pudesse encantar-se com luzes às cores:)

      Um beijo. Obrigada pelo sorriso:)

      Mar

      Eliminar

AddThis