Cinco anos.







Este sítio faz hoje cinco anos. Nunca assinalei o aniversário do blog. Mas este é especial. Sempre são cinco anos. Engraçada, a maneira como surgiu. Vou contar: numa tarde muito quente, estava eu a escrever a mesma receita pela terceira vez, quando um amigo me disse que eu devia era ter um blog. Assim, já não tinha de estar sempre a escrever as receitas em papéis soltos. Ficavam guardadas e, quando alguém me pedisse, eu dizia para virem aqui e para copiarem. Na altura, a minha reacção imediata foi ir ao Google para saber o que era um blog:) Pareceu-me bem, a argumentação. E foi assim. Ele criou este lugar assim sem mais. O nome seria Coisas da Mar, porque seria esse o nome de um hipotético restaurante que eu viria a ter. E eu seria a Mar porque já era a Mar desde a faculdade. Estava feito. No seguimento, durante cerca de dois anos, este sítio tinha dois leitores mais ou menos assíduos: eu e o meu marido. Com alguma sorte, visitas esporádicas das tais pessoas que me pediam as receitas em papéis soltos e desconfio que mais umas três pessoas ou assim:) Eu fazia as coisas como me tinham dito: fazia a comida, tirava uma fotografia e deixava aqui. Simples. 
Gosto muito da maneira como isto aconteceu na minha vida. E digo bem: aconteceu. Não me sentei a pensar no assunto, não obedeceu à cadência das decisões, não tinha (nem tem) outro objectivo que não o da partilha. Cinco anos depois, mantenho esse princípio intacto. No fundo, trata-se disso. De partilhar o gosto enorme que tenho em cozinhar. Como em tudo, há coisas boas e más. Para aqui, vêm só as boas. Por algum motivo o blog tem essa filosofia implícita. Em todo o caso, este caminho de cinco anos fez com que aprendesse lições bem importantes e eu estou imensamente grata por ter tido a possibilidade de aprender algumas partes más e ser tão nova. A maior parte das vezes, aprendemos lições dessas quando somos mais velhos. Eu despachei o assunto mais cedo e andei para a frente:) Melhor assim. Em todo o caso, o essencial desta narrativa é de uma beleza enorme e eu só tenho de ser (ainda) mais grata. Uma das fotografias é uma manifestação dessa gratidão. Para além de me cristalizar de uma maneira fragmentária, guarda um elemento muito bonito: uma pulseira. A única que uso sempre, oferecida por uma bailarina muito especial. 

Obrigada a cada uma das visitas diárias destes cinco anos. Obrigada a cada uma das pessoas que entendeu escrever-me. Aqui, para o email. Obrigada até à pessoa que escreveu este comentário. Não o apaguei, apesar de ser um bocadinho mau. Mas é bom para vigiar o ego, para me lembrar da possibilidade de negação. Em todo o caso, a comida do post onde está o tal comentário a dizer mal de mim, é muito boa:) OBRIGADA por estes cinco anos. E sim, isto é para continuar, que há muita comida por/para fazer:) 

Para este aniversário, escolhi deixar comida muito simples, que é do género de dar prazer imediato. E dá início a uma categoria nova, aqui no blog. Petiscos. Estes paninis foram buscar inspiração a um filme que vi mal estreou. Este. Uma narrativa feita da matéria de que são feitas as vidas. Com o dado constante do amor pela comida. De como a comida é de amar. De como a comida nos faz amar mais a vida. Fica a ideia de um petisco para final de tarde de Verão. Feito na sequência de ter visto este filme. Entretanto, já deu muita alegria a muitos finais de tarde. Estava na altura de ficar aqui. 

Panini "El Jefe"
Ingredientes para três paninis

1 baguete (uso rústica porque é mais larga e acolhe melhor os ingredientes) + 1 tomate + 1 cebola + rodelas de chourição ibérico + queijo Gouda + orégãos

Simples: corta-se a baguete em três pedaços mais ou menos iguais e depois abre-se. Coloca-se os ingredientes por esta ordem: duas fatias de queijo, rodelas de chourição, o tomate, a cebola em rodelas muito finas, orégãos e mais uma camada de queijo. Cobre-se com a outra metade de pão e leva-se a tostar durante cerca cinco minutos, num destes grelhadores de placas. Serve-se embrulhado em papel de seda. 

A música do aniversário é esta. Rock a sério. E com um refrão daqueles: spread your love like a fever. 


26 comentários:

  1. Parabéns!
    Confesso que venho aqui com alguma frequência, não pelas receitas (penso que nunca fiz nenhuma), mas porque gosto de ler o que escreve. Pode não ter sido essa a finalidade inicial deste blogue, mas só por isso penso que já vale a pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá TCC,

      Obrigada. Pelos parabéns, pela frequência, por gostar de ler. As coisas e as suas finalidades são como a vida: trocam-nos as voltas. Escrever e fazer comida são duas das coisas de que mais gosto. Aqui, ficam juntas. Bom saber que está aí desse lado. Obrigada por isso.

      Mar

      Eliminar
  2. Parabéns, vim cá ter via Babette e adoro os textos, as receitas descomplicadas e as mesas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria,

      Tão bom que tenha vindo aqui ter através de uma pessoa tão bonita como a Babette. Obrigada pelos parabéns. E por esse "adoro":)

      Mar

      Eliminar
  3. Olá Mar,

    O que tenho aprendido ao longo dos meus 42 anos de existência é o que descreve: sermos nós próprios sempre, termos orgulho do nosso percurso e aprendermos com as coisas menos boas.

    O "Coisas d'amar " reflecte tudo isso, o prazer em cozinhar e partilhar (não só receitas) e a vontade de ser feliz, independentemente do que surja pelo caminho.

    Por tudo isso, parabéns e obrigada por ser como é!

    Fico feliz por os "nossos caminhos" se terem cruzado e ter o privilégio de estar a escrever este comentário!

    Um beijo do Algarve, já com dia passado na praia e banho de mar tomado!

    Sandra Martins

    PS - Achei muito bonita a referência à pulseira. Pequenos nadas que são tudo, afinal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra,

      Faz parte, não é? Essas e muitas outras coisas. Do que eu gosto mesmo é de andar por aqui. Respirar é uma coisa muito grande e eu faço por não me esquecer disso. Digamos que algumas das minhas experiências fizeram com que assim fosse. E sim, há qualquer coisa de invencível na minha vontade em ser feliz:)
      Também fico feliz por nos termos cruzado e agradeço esse carinho, Sandra. O privilégio é meu.
      Inveja boa, a minha:) Praia e banho de mar. A seu tempo, será a minha vez.
      A pulseira é muito, para mim. Fazia sentido estar associada a este post. Lembra-me a minha amiga Mary e, ao mesmo tempo, significa todas as pessoas boas da minha vida.

      Um beijo para si.

      Mar

      Eliminar
  4. Costumo fazer estes 'panini', mas em vez da cebola ponho cornichons de conserva cortados em fatias muito fininhas... são deliciosos!
    Da beira de um farol, a norte, em dia quente, os meus parabéns pelos cinco anos. Que venham muitos mais!
    Uma leitora assídua mas nem sempre interveniente,
    Marta (de Leça da Palmeira)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta assídua mas nem sempre interveniente:)

      Já guardei essa ideia e hei-de fazer. E acho bem linda essa ideia da geografia. Engraçado como Leça da Palmeira passou a estar imediatamente associada ao nome Marta. Obrigada pelos seus parabéns. E sim, mais:)

      Mar

      Eliminar
  5. Cada vez mais acredito que as coisas acontecem porque sim. Há sempre uma razão mesmo que não compreendamos no momento. E esta celebração dos cinco anos, tendo sido a primeira, não desmerece as anteriores não comemorações. O número 16 marcará sempre o início e este seu foi inusitado, como a maior parte das coisas boas e das más que nos acontecem na vida. Não contamos e surgem. E quando posso passo por cá, aprendo sempre algo diferente, especialmente através dos textos da Mar que me encantam profundamente. Admiro a sua sensibilidade para a escrita. Já o disse anteriormente.
    Deste meio de mar imenso onde me situo, faço votos para que este cantinho nos acompanhe por muitos e muitos anos. E estou certa que sim, pois os ventos da Internet levam as palavras da Mar para países longínquos, prolongando-as nos outros. Que continue a ser esta extensão de pensamentos. Que continue a ser genuína por apenas eleger a partilha.
    Muitos beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patrícia,

      Tratamo-nos por tu, lembras-te?:) Vou responder assim, para ficar assente.

      Não tinha presente a data em que tinha iniciado isto. Exactamente por ter sido assim tão na base do "está bem, vamos lá". Mas nesta reformulação do blog apeteceu-me andar para trás, até ao primeiro post. Fiquei a saber as coordenadas que me faltavam. E sim, aconteceu. Porque sim. E foi muito bom que tenha acontecido. Devo agradecer ao sentido pragmático de um amigo, farto de me ver a escrever receitas.
      A substância do que te quero dizer é que foi muito lindo, o que deixaste. Escreveste coisas muito gratas e com uma densidade muito especial. Fico muito feliz pelo significado dessas passagens. E agradeço. E sim, quero continuar. Essa parte está assegurada. E a minha inteireza também, que não consigo/concebo as coisas de outra maneira. Isso é bom, mas também já aprendi que tem um reverso.
      E é engraçado que tenhas falado nisso dos países. É o que me fascina mais, quando vou aos bastidores do blog. Como, esses países? Depois passo a parte do "como" e acho lindas, aquelas geografias diferentes.

      Beijos para ti também. Para ti e não para si:)

      Mar

      Eliminar
  6. Parabéns Mar! As tuas palavras com a tua comida e música são uma combinação única e perfeita! Continua por muito mais tempo, é um prazer passar por aqui. Hoje, para ajudar a comemorar, mostrei o teu blog lá no meu: http://www.mudadepagina.com/ Espero que gostes! Foi um prazer participar na mudança. bjs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sílvia:

      Estive a ler o teu post e és de uma generosidade enorme. A par disso, a tua escrita é sensível. Não sei se digo bem, mas são palavras com gente dentro. Bem difícil sentir isso. Obrigada por aquele texto. Ainda para mais, num dia assim de celebrar. Se tivéssemos combinado isto, não teria sido tão certeiro:)

      Beijos para ti, melhor "mudadora" de blogs do mundo:) Uma das decisões mais acertadas que tomei foi pedir-te para dares uma volta a este blog.

      Mar

      Eliminar
  7. Minha querida,

    gosto muito da simplicidade da receita que escolheste para assinalar os 5 anos deste lugar. Uma data mesmo de comemorar. Construíste um espaço muito especial e autêntico, que gosto muito de visitar. A rotina de vir aqui, no final de um dia duro, é apaziguadora. Faz-me bem ver uma mesa bonita e ler sobre a alegria de cozinhar, que descreves tão bem.
    Muito sucesso para as "tuas" coisas. As da cozinha e as outras todas.

    Um beijo da tua amiga

    Ilídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ilídia:

      Achei que esta comida resumia bem o espírito deste sítio. Simples e do género de dar felicidade assim imediata. É cada vez mais importante procurarmos aquilo que nos faz bem, que o nosso mundo é um bocadinho estranho e parece que vira tudo ao contrário.
      Está a ser feito. Ao ritmo da comida e dessas outras coisas todas. E sabes uma coisa? És uma das muitas coisas boas que este lugar trouxe, nessa edificação frágil. E eu agradeço muito. És gente boa, tu:)

      Um beijo da tua amiga Mar.

      Eliminar
  8. Querida Mar
    Nao te leio desde o inicio, mas agora religiosamente.
    Faz parte do meu quotidiano e da escolha cada vez mais restrita de visitas e leituras na blogoesfera.
    Obrigada pelas tuas partilhas que ultrapassam as recitas e as mesas.
    Um abraço,
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Guida,

      Um caminho que trouxe coisas boas como essas tuas palavras. Obrigada. Por fazer parte do teu quotidiano. E por esse bom espírito.

      Um dos nossos abraços.

      Mar

      Eliminar
  9. Parabéns! Por este sítio pleno de sensibilidade, do belo, da partilha muito essencial de dar amor quando se põe uma mesa ou comida na mesa. Lembro-me perfeitamente do dia em que aqui cheguei. E cada post fazia querer ler mais um, conhecer-te melhor. Como poderias existir aí a pôr mesas para ofereceres? Como podias partilhar a mesma revista favorita, vários dos meus restaurantes favoritos. Foi o mais grato destes 5 anos. Tu! Um beijo. Já depois de saberes que cheguei...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Babette:

      O "como" é uma daquelas interrogações maiores. Não sei. Há, na nossa amizade, muito dessa componente. Sabemos lá. Talvez aquilo do "meant to be":) Tu andavas aí no Porto, eu passo a vida aí. Muito provavelmente, até teremos coincidido sem saber e tudo. Num dos nossos restaurantes preferidos. A minha aposta é que teria sido no Cafeína ou algo dentro do género. Se calhar, até teríamos as duas a AD espanhola na carteira e tudo:) Seja o que for, é bem lindo ligar-te logo para contar as coisas, para ficar triste ou feliz contigo, para saber que chegámos bem não sei onde. Coisas dessas. Tem sido lindo, Dª Babette:) Haja mais!

      Um beijo.

      Mar

      Eliminar
  10. Ontem deixei-te um comentário e não sei o que se passou não recebeste... Volto hoje, de novo, porque não podia deixar de te dar um beijinho por seres dona de um blogue tão especial, tão teu, tão singular. Venho cá sempre que posso porque sei que vou gostar do que está à minha espera. Claro que como em tudo, quando somos nós próprios, não conseguimos agradar a todos... paciência!
    E já que é para comemorar, seja com Rock and Roll, yeah!!
    Mil beijos. E que venham mais 5. E mais 5. E mais 5!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Verinha,

      Desculpa a trabalheira:) Recebi isso tudo que deixaste. Chegou tudo bem. E fez-me mesmo bem. Foste uma surpresa boa. E começou logo pela música. Lembro-me do teu primeiro comentário. Foi num post com uma música dos Pixies. Pensei logo que só podias ser assim como és. Mesmo que não tenhamos estado juntas nem nada. Ainda não:) E sim, as celebrações sabem bem melhor com música assim. Daquela de que nós gostamos:)

      Mil beijos para ti também. Obrigada.

      Mar

      Eliminar
  11. Boa tarde, Mar.
    Correndo o risco de repetir o que já acima foi dito, também eu vim aqui "parar", através do blog de Babette.
    Para além das deliciosas receitas que tem partilhado, os textos quase sempre eivados de filosofia e de poesia, que exprimem por palavras eloquentes, a sua sensibilidade.
    E as fotografias, com detalhes que fazem a diferença.
    E sim, como já aqui escrevei, a associação da comida com as bandas sonoras.
    E o copo de vinho a acompanhar, prazer que também partilho.
    Bem haja por ser quem é, por me continuar a inspirar.
    Que este blog possa festejar muitos e bons anos, sempre com esta filosofia de vida.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Milena,

      Veio por bem, então. Por alguém que me é tanto. Escrever pressupõe esse módico de exposição. Dizermos as coisas, por mais exteriores que (nos) sejam, implica essa dose de "estamos lá". E creio que só assim é que valerá mesmo a pena. Há um poema do Charles Bukowski que diz isso de uma maneira muito certa, muito crua.
      Estou sempre a ouvir música, Milena:) Especialmente enquanto faço comida. Enquanto vou bebendo o vinho que há-de ser o da refeição que estou a preparar. Fico muito feliz por partilhar esse prazer. Hei-de lembrar-me de si da próxima vez que partilhar um vinho:)
      Obrigada a si. Bem lindo, o seu comentário. Obrigada por dizer coisas de aniversário.

      Um abraço.

      Mar

      Eliminar
  12. Por várias razões, sempre me lembro de mim em busca do duradouro, do perene, do eterno. Do que não me pudesse falhar. Contigo tenho aprendido (e muito aqui), que o efémero, o provisório, o que se gasta e gosta, é o que, verdadeiramente, nos pode salvar. Não tanto as coisas (mesmo que de amar), mas o amor. Às coisas e às pessoas. Só o amor nos pode salvar. Obrigado Mar.
    Vasco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um beijo para ti, que foste a primeira pessoa a ler:) Que muitas vezes lês antes de publicar. E que dizes se não está bem, se não gostas, se as palavras não estão a dizer aquilo que devem dizer. Implacável e terno.
      E isto foi mesmo uma daquelas surpresas. Nunca escreveste nada, aqui. E claro que faz sentido que assim seja. Partilhamos esse entendimento. E muitas outras coisas. Mesmo com todos os abismos que há e de que gostamos. Isso do perene vs efémero é uma das (muitas) diferenças. Em todo o caso, está certo. Cinco anos disto sempre são cinco anos disto. Queria dizer mais coisas, mas acho que são de dizer e não de escrever.

      Obrigada, Vasco.

      Mar

      Eliminar
  13. Mar,

    (vou escrever sem ler nada do que escreveram antes para não querer dizer nem mais nem menos do que quero mesmo dizer)

    Este seu blogue é, desde há muito tempo, o único que visito regularmente:
    Porque tem na sua essência um ingrediente vital - o afecto.
    A comida é 'só' uma sua expressão.
    Digo-lhe que me encantam as receitas, as músicas, as ideias, os ambientes... o todo, é isso.
    Volto sempre por causa desse encanto mas também porque aprendo, sim também principalmente porque aprendo, tanto com as coisas concretas como com as propostas de pensamento :-)
    Obrigada.
    Gosto muito, pronto.

    Parabéns e que a vida lhe traga hoje e sempre tudo aquilo que quiser e precisar.
    Beijinhos,

    Jo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jo:

      Esse "gosto muito, pronto". A sério que achei mesmo lindo. Uma frase assim muito fresca, terna, leve. Não foi só esta frase. O todo, de que falou. Há um todo, aí desse lado. E isso também me encanta e merece carinho, respeito, cuidado. Todas as desilusões somadas não ultrapassam uma destas suas frases. Contas curiosas, essas.
      Não sei como é que chegou aqui, Jo. Terá acontecido, tal como este sítio. Também aconteceu. Seja o que for, gosto muito que aí esteja. Agradeço essa manifestação muito limpa.
      O mesmo para si. Uma vida com o que quiser e precisar.

      Beijos e coisas boas para si.

      Mar

      Eliminar

AddThis