Teoria da conspiração ao contrário.





Todos passamos pelo mesmo processo, creio. Aquilo de acharmos que algo parece conspirar. A questão é que a maior parte das vezes, a nossa inclinação imediata é para pensarmos que a conspiração é mais no sentido de nos contrariar ou negar. A vida é uma daquelas viagens. E nem sempre conseguimos olhar ao certo para cada uma das nossas estações. O que é uma grande pena, porque algumas dessas estações são bem bonitas e estão bem perto de nós:)
De vez em quando, a tal conspiração parece funcionar ao contrário. Como se fossem sinais pequenos que nos dizem para olhar e para pensar bem na dádiva enorme que é o nosso oxigénio. Sinais assim como estes de algumas das imagens. Um vaso de narcisos oferecido por uma amiga que queria ver-me feliz e que sabia que as flores eram o melhor remédio (obrigada Mary:). Um cesto de ovos com as datas escritas, envolvidos num bocadinho de palha. Um detalhe muito bonito, pensado por dois amigos que vieram jantar cá a casa (obrigada Isabel e Zé:). Uma revista para ler com tempo (obrigada Vasco:). Uma caixa de madeira cheia de laranjas do meu jardim (obrigada a mim:). E margaridas do campo. Era importante trazê-las para casa. E era igualmente importante que fossem colocadas em água, num recipiente tão simples e tão bonito como elas. Consegui fazer duas coisas muito importantes, então:)
Com uma parte do tempo, fiz um bolo de baunilha, juntei morangos e fiz um creme de caramelo. Tudo coisas capazes de tomarmos parte na parte boa da conspiração que quer é que sejamos felizes.

Bolo de iogurte com baunilha

4 ovos (inteiros) + 1 iogurte natural + 4 copos (de iogurte) de farinha + 4 copos (de iogurte) de açúcar + 2 copos (de iogurte) de óleo + 3 colheres (de chá) de açúcar baunilhado

Obedecendo à sequência (fabulosamente simples) dos bolos de iogurte, bate-se tudo na mesma taça (reservando-se uma das colheres de açúcar baunilhado) e verte-se para uma forma. A seguir, leva-se ao forno a 180ºc durante cerca de 50 minutos, tendo o cuidado de nos últimos 15 minutos mudar a posição do calor no forno, de maneira a que venha só de cima.

Retira-se, desenforma-se, deixa-se arrefecer e polvilha-se com açúcar em pó, misturado com uma colher de chá de açúcar baunilhado.

E sim, um mundo de coisas boas para o fim-de-semana. Para aproveitar bem o nosso tempo de vida, que é escasso e valioso. E música que seja uma banda sonora possível para coisas boas de fim-de-semana prolongado:)









8 comentários:

  1. Olá Mar!

    Um texto particularmente bonito, em véspera de feriado e fim - de -semana prolongado!

    Mas, adequado e necessário sempre.

    Para não esquecer nunca que a Vida é uma dádiva e que não dura para sempre.

    Achei piada aos ovos com as datas escritas! Boa ideia, sim senhor!

    Gostei muito do candeeiro! É da mesma colecção da jarra?

    O melhor de tudo foi a receita ser de um bolo, parece telepatia.

    Ontem andei em experiências culinárias, para (mais uma vez) aproveitar as framboesas que chegam( desta vez, laranjas também).

    E lembrei-me de uma casa em S. Pedro do Sul onde um menino pede scones e a mãe faz, bem como bolos.

    E outra no Porto onde o pequeno - almoço é a refeição "rainha".

    Para já, vou provar. Para ver se aprovo.

    Depois logo se vê.

    Um beijo do Algarve,

    Sandra Martins

    PS - Vou fazer por aproveitar bem o fim - de semana, ao que parece não haverá chuva.







    ResponderEliminar
  2. Lindas as mensagens que pedem para aproveitar bem, e sermos felizes. E sim, esse bolo com o caramelo, fez-me bem feliz, com morangos a ajudar. As flores, tão fácil. Pedaços do teu tempo, que me fizeram feliz, obrigada Isa !
    Um beijo !
    Tenho ouvido Gary Clark

    ResponderEliminar
  3. Que bom que consegues perceber a conspiração positiva das pequenas coisas. É muito português o hábito de somar teorias da conspiração. Mas não o fazem pelo melhor dos motivos. Não custa ser um bocadinho optimista e encarar com gratidão as pequenas coisas boas que vão acontecendo nos nossos dias.
    Gostei tanto do caramelo a escorrer e das flores todas. Gostei das laranjas, da capa da revista a antecipar horas sossegadas de leitura. Estou neste momento a olhar para o embrulho do teu presente do Japão. Sabes que lá mostram-nos um catálogo de papeis de embrulho diferentes cores para escolhermos o que queremos e outro de cores de fitas para fazer o laço. Escolhi duas cores bonitas para ti. E penso que há-de ser um miminho que te vai alegrar um destes dias, tal qual flores, ou ovos, bolos ou um telefonema carinhoso. Coisas boas para aí, sim? Essas são as que atraem coisas melhores ;)

    PS. Sandra, acusei o toque dos pequenos-almoços caprichados dos fins-de-semana e dos dias especiais ;) Ainda agora acabei de guardar laranjas no frigorífico para o sumo de amanhã de manhã estar bem fresquinho ;) Vai haver pão, manteiga, doces e bolo de cenoura ;) os rapazes vão ter direito a nutella no pão e nós a café de balão com leite batido em espuma.

    ResponderEliminar
  4. Olá Sandra:

    São sempre necessários os esforços para nos lembrarmos do que é essencial. Especialmente quando até vamos tendo razões para deixar cair uma série de coisas e reforçar outras.
    E sim, estes meus amigos escrevem sempre as datas nos ovos. Gosto do pormenor, pelo que tem de pragmático e de poético:)

    Aquilo não é um candeeiro. É um vaso Lalique. De vez em quando, em vez de flores, coloco velas. Realça mais a beleza de cristal daqueles corpos. Deixo-lhe o site, se quiser ir ver: http://www.lalique.com
    Procure em "vases". São lindos:)

    Boas experiências culinárias. E aquela felicidade boa de dias de pausa em que não precisamos de acordar com despertadores:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Olá Pipinha:

    Caramelo tem aquele efeito de fazer mesmo bem:) Um dos meus sabores preferidos. Principalmente associado a morangos.
    E gosto sempre de vos ter cá. Tu e os teus Pedros:)

    Um beijo.

    Da Isa:)

    ResponderEliminar
  6. Olá Babette:

    Can't help it:) É mesmo mais forte do que eu e todos os episódios e pessoas desagradáveis da minha vida. E tu até sabes de alguns detalhes que não interessam para aqui. Seja como for, face a essas coisas, apetece-me fazer ainda melhor:) Tenho 33 anos e uma vontade enorme em descobrir o que vem por aí:) Como ontem, dia de mais um jantar aqui em casa. Reunir um grupo de amigos, abrir (várias) garrafas de vinho e servir boa comida. Fui dormir bem tarde. Mas feliz. E fartei-me de rir, à conta das histórias que eles contaram sobre o meu Vasco ex-praticante de canoagem:)
    Estou com aquela curiosidade boa, em relação ao meu presente vindo do Japão:)

    Um beijo de bom fim-de-semana!

    Mar

    ResponderEliminar
  7. Tento nunca me esquecer de valorizar as pequenas coisas. Se, por acaso, tendo a desviar o olhar, dou um puxão de orelhas em mim própria e atino :) E as coisas que me fazem feliz são muito semelhantes às tuas: produtos frescos, comida boa, flores, leituras... e pessoas que nos querem bem e a quem queremos bem. Um post cheio de coisas bonitas. Gosto muito da tua lalique iluminada (acho que já te tinha dito isso num post lá atrás :)

    Um beijo,

    Ilídia

    ResponderEliminar
  8. Olá Ilídia:

    Já tinhas dito, sim:) E também sei que há essas coisas em comum. Creio que são os tais "prazeres simples" de que se fala. Talvez. Eu acho bem lindo que as pessoas se lembrem umas das outras e façam coisas. Como estas coisas. Ainda bem que fiz registo aqui. Creio que precisarei de olhar várias vezes para estas imagens.

    Um beijo para ti.

    Mar

    PS: Ao ler esta revista lembrei-me de uma das nossas conversas de há dias. Há uma matéria interessante a propósito daqueles reality shows culinários. "La cuisine est un sport de combat." Uma formulação certa, para aquele sofrimento todo.

    ResponderEliminar

AddThis