Na Avenida da Liberdade.




No post anterior disse que tinha tido um dia péssimo. Pois esse tal dia que era para esquecer, terminou aqui. Numa cama de um dos quartos deste hotel na Avenida da Liberdade. Andava para ficar lá há algum tempo. Tinha lido sobre. Tinha gostado das imagens e do imaginário associado. Parecia-me do género de querer conhecer. Aconteceu assim, desta última vez em Lisboa. E ainda bem que sim.

Despertou-me coisas meio ambíguas. A entrada é muito sofisticada e quase sensual, de voluptuosa. Mas o restaurante parece uma enorme sala de jantar onde um grupo de amigos se reúne, num espírito descontraído e despretensioso. Com sofás e lareira e um pátio interior com laranjeiras e com vasos aleatórios de ervas aromáticas. Propício a noites mais românticas, no caso de circunstâncias abençoadas pelo Registo Civil e/ou pelas religiões que apetecer. Ou só carnais, ilícitas, sem nada a sentir, no caso dos outros casos não abençoados que devem começar e terminar ali.

E gostei do contraste matinal de estar a tomar o meu pequeno-almoço sempre frugal e de olhar para o lado e ver um casal muito jovem, com um bebé amoroso. Na mesa em frente, um casal apaixonado de uma maneira muito hetero e um outro de uma maneira muito homo. Quando me levantei para ir buscar um jornal do dia, um casal de meia-idade a sentar-se. Ainda felizes. Dá para perceber essas coisas:)

Gostei muito do silêncio. Gostei muito de acordar e do improvável de ouvir pássaros nas laranjeiras do pátio interior do hotel. Gostei muito do espaço, no quarto onde acabei o meu dia. Das janelas muito altas. Dos espelhos nos sítios certos. Gostei muito de poder dormir, de exausta, depois de um dia muito complicado.

Hei-de voltar. Enquanto não, fica esta referência já vivida. Talvez possa dar jeito a alguém. Para o fim-de-semana prestes a acontecer. Para quando for. E Primal Scream. Por gostar sempre:)







8 comentários:

  1. Olá Mar,

    Consegui sentir o relaxamento depois de uma noite descansada, neste sítio!

    Conseguir ouvir os passarinhos em Lisboa deve ser raro e por isso, muito especial.

    Passei também para desejar um excelente fim - de - semana e dizer que deixei e-mail.

    Há certas palavras que não são daqui, não devem ficar aqui registadas.

    Um beijo do nosso Algarve,

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
  2. Olá Sandra

    Um som completamente improvável, naquela zona de Lisboa. Mas creio que era por ser tão cedo. O ruído das cidades abafa estes sons. Mas eu também gosto desses ruídos todos, desde que possa regressar a casa e aos pássaros do meu jardim:)

    Um bom fim-de-semana para si também. Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  3. Locais assim, que albergam tanta heterogeneidade, fazem-nos pensar no quanto somos todos tão diferentes. Gostei muito do modo como descreveste as pessoas que se cruzaram contigo no teu pequeno almoço. "um casal apaixonado de uma maneira muito hetero e um outro de uma maneira muito homo". Muito bom!

    Um beijo,

    Ilídia

    ResponderEliminar
  4. Deve ser muito bom sentir aconchego nestes lugares estereotipados como impessoais.A diversidade das pessoas descritas provam-no. Foi assim um espaço surpreendente, interpretado por um olhar com leitura atenta aos pormenores.
    Foi mais uma vez delicioso vir aqui.
    Beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  5. Olá Ilídia:

    Sou do género de observar e de imaginar histórias. Nos hotéis ainda mais:) Eram casais bem lindos, os do meu pequeno-almoço. O amor faz uma diferença enorme. E não faz diferença nenhuma, também.

    Um beijo para ti.

    Mar

    ResponderEliminar
  6. Olá Patrícia:

    A verdade é que eu não estranho nada sítios diferentes. Adapto-me logo e durmo aconchegada e imperturbável:)
    E sou silenciosa, ao pequeno-almoço. Por isso é que se calhar me dá para estar atenta a pormenores e assim. Antes de tomar café, é para ir com calma:)
    Obrigada por isso do "delicioso".

    Beijos.

    Mar

    ResponderEliminar
  7. Mais um sítio para ficar em Lisboa. Este bem lindo, por sinal. Já falámos sobre ele, ao telefone. Um dia, quem sabe? Também sou das que imaginam as vidas e as conversas de quem está por perto... O mundo que me rodeia não me é indiferente ;)
    Beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  8. Olá Babette:

    Vais gostar, acho. Especialmente da sala de refeições. Muito AD:) Cheia de pormenores.

    E é tão melhor estarmos atentos ao mundo. Seja lá onde for. A indiferença é uma grande chatice:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis