Coco, chocolate, morangos e vontade de sol.




Numa analogia possível, é como se fosse um "little black dress". Por isto: fica bem em todas as circunstâncias. Sabe muito bem logo pela manhã e ao lanche, com café bem quente. E já tarde, à noite, naquelas "ceias" de sofá. É especialmente perfeito nas alturas mais formais. Os finais de almoço e/ou jantar parecem adorar este bolo. Como sobremesa, apeteceu-me sempre conjugá-lo com morangos frescos. Mesmo fora de época, morangos. Talvez seja sintoma de um desejo repentino de tempo quente. Seja o que for, soube bem. 
Quando as coisas se transformam numa destas páginas, é porque foram feitas (pelo menos) três vezes. Preciso de estar certa dos tempos, das quantidades. E mesmo assim, há outros imponderáveis a ter em conta. Mas não costuma acontecer ser assim tão rápido, o tal teste. Isto porque durante a semana que passou, fiz este bolo três vezes. E de todas as vezes, desapareceu mais ou menos misteriosamente:)  

Como sempre, a fórmula-base é a do bolo de iogurte. Infalível, rápida e extremamente pragmática. Tão bom, quando o pragmatismo assume a forma (e o sabor) de um bolo. 

Bolo de iogurte com côco e chocolate

1 iogurte natural + 4 ovos inteiros + 2 copos (de iogurte) de farinha + 4 copos mal cheios (de iogurte) de açúcar + 1 copo (de iogurte) de côco ralado + 125 g de chocolate em pó + 2 copos (de iogurte) de óleo 

A simplicidade do bolo de iogurte: bate-se todos os ingredientes juntos numa taça, durante cerca de 10 minutos. Coloca-se numa forma untada e polvilhada com farinha e leva-se ao forno a 180ºc durante 1 hora (nos últimos 15 minutos, o calor do forno deve ser só vindo de cima). Desenforma-se, deixa-se arrefecer um pouco e polvilha-se com côco ralado. Se quisermos, os tais morangos. 

E esta música. Faz-me pensar em sol. E transforma o Inverno num "just a phase" meio despreocupado. Como a memória de mim, nestes concertos. Assim despreocupada. Bom saber que algumas coisas andam connosco para onde quisermos:) 

14 comentários:

  1. Parece-me uma óptima sugestão para o bolo que tenho que ir fazer... é o aniversário do meu irmão....

    kiss

    ResponderEliminar
  2. É mesmo um bolo para todas as ocasiões. De que aprendi a gostar convosco e agora acho muito bom e muito rico. A base é simples, depois há o resto, e esta tua versão de chocolate, côco e morangos deve ser muito boa !
    Olha, agora a pergunta técnica, e se eu bater com a minha máquina batedeira, também 10 minutos? Faz diferença?
    Tenho de te ligar !
    Beijinhos lá da música e do verão

    ResponderEliminar
  3. Um bolo feito três vezes numa semana só pode ser muito bom :) E esse trio de ingredientes parece mesmo infalível :)

    Um beijo,
    Ilídia

    ResponderEliminar
  4. Olá Sophy:)

    Espero que tenha corrido bem:) Independentemente do bolo, parabéns ao teu irmão!

    E um beijo enorme para ti e para a tua barriguinha:)

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Olá Pipinha:

    Podes crer. O bolo de iogurte das irmãs Menezes rules:) A verdade é que é tão garantido. Posso acrescentar/retirar o que quiser, que fica sempre bem. Ontem fiz com nozes e maçãs e ficou naquele ponto delicioso.
    Com a minha batedeira, conto cerca de dez minutos. Mas a tua é mais à frente:) Deve ser menos. Faz cinco minutos, que deve ficar no ponto.

    Tenho ouvido Incubus. Faz-me pensar tanto nos nossos Verões. Nos nossos concertos e tudo o mais. Que CV, o nosso:)

    Um beijo grande. Tenho saudades tuas e de dar a papa ao Pedrinho. A ver se trato disso, que não gosto nada de acumular saudades:)

    Mar

    ResponderEliminar
  6. Olá Ilídia:

    Teve de ser, que os meus homens fizeram-no desaparecer:) Especialmente depois de jantar. O Vasco, meio "distraído", comeu três fatias, numa das vezes:) Eu gosto, que é bom sinal.
    Na agenda, está o teu bolo de abóbora, de que falámos hoje. Voltámos a falar muito outra vez:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  7. Olá Mar
    Mesmo não tendo vontade de morangos agora, o teu bolo tem tantas coisas de que gosto!
    Há combinações que são infalíveis. Se aos ingredientes juntarmos a dedicação e a vontade de agradar, então não há como falhar.
    Um abraço de bom fim de semana para vós,
    Guida

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde Mar,

    Sou uma seguidora silenciosa há algum tempo, sem nunca comentar.

    Por medo.

    Medo das palavras não serem as certas, de não conseguir transmitir a mensagem...

    Porque pressinto alguém muito sensível e bonito interiormente.

    Hoje sim, hoje saíram as palavras.

    Para dizer que no seu blogue se respira tranquilidade, boa disposição e esperança.

    É um refúgio nos dias cinzentos e uma janela aberta nos dias de sol (como o de hoje!).

    Bem haja por tudo o que de bom consegue transmitir!

    Bjs e votos de um excelente fim - de - semana!

    Sandra Martins

    PS - Tenho o "Risco Vermelho" encomendado. Vamos ver se consigo.30 32465288

    ResponderEliminar
  9. Olá Guida:

    Uma combinação infalível, sim. Com esse ingrediente que tem não sei o quê de imprevisível, porque nunca sabemos o que é que vai resultar ao certo da vontade de agradar.
    A ver se experimentas, mas sem os morangos:)

    Um abraço grande. Bom fim-de-semana!

    Mar

    PS: O meu jardim tem uma mesa muito branca e muito recente, que veio com o Ano Novo. Sonho-vos aqui, com as vossas meninas. Num dia de sol.

    ResponderEliminar
  10. Olá Sandra:

    Um traço comum, então. Sigo os seus comentários no blog da Babette. Sempre com um cuidado e com um carinho que acho muito bonitos.
    Gostei muito do seu comentário. Revelador, com qualquer coisa de água. Creio que eu é que não saberei bem as palavras, a responder. Agradeço o tom terno e o tal cuidado. E muito, a descrição desse respirar. Um oxigénio feito assim dessas coisas. Não dá para ser de outra maneira. Já tentei, mas a esperança e a alegria com tranquilidade parecem não desaparecer. Mesmo com alguns sinais contrários. Passo à frente desses tais sinais contrários.
    Espero lê-la mais vezes. E sem isso do medo, sim?:)
    Quanto ao meu livro, agradeço outra vez. Quem escreve para fora, num momento qualquer, deve sempre essa gratidão a quem lê/quer ler. Sinto coisas ambíguas, em relação a esse livro. Ambíguas. Meio turvas. Talvez um dia as entenda. Para já, concentro-me em não estar sempre a tentar entender as coisas turvas da minha vida. Aquilo da tal sensibilidade, creio. De vez em quando, só dá problemas:)

    Um beijo de bom fim-de-semana para si. Faça sol ou chuva.

    Mar

    ResponderEliminar
  11. Falámos ontem novamente deste bolo... E concordo com o que dizes relativamente àquele pequeno vestido preto que nunca compromete! É assim, esta receita base de bolo de iogurte. Permite sempre um adereço diferente. Este promete, de tão glamouroso. Uma versão do pequeno vestido em dia de festa!
    Gostei de ver a Sandra por aqui. Medo de quê, realmente? Quem escreve palavras belas gosta certamente de as ler no mesmo registo. Obrigada às duas ;)

    Babette

    ResponderEliminar
  12. Olá Babette:

    Esta base é mesmo como a descrevi, no post. Tão simples, que nem tenho grande paciência para outras derivações. Bottom line: fica sempre delicioso. Com os adereços que me apetecer.
    Como o tal vestido. Tenho vários assim. E às vezes acontece usar o mesmo vestido para duas coisas completamente diferentes, no mesmo dia. Mudo um ou outro adereço e já está:)
    Também gosto de ler a Sandra. Aqui. No teu blog. Sempre bom, o sentido da partilha. Da verbalização que vem por bem.

    Um beijo de boa semana!

    Mar

    ResponderEliminar
  13. Já tenho os ingredientes em casa para testar este bolo. Com receio. Ainda não voltei a fazer bolo de iogurte desde a tentativa falhada. A ver se é desta vez, sem morangos. Gosto deles no verão, ao natural.
    Graça

    ResponderEliminar
  14. Graça: o bolo de iogurte é o bolo mais descontraído de todos:) Vou enviar pensamentos positivos para ver se resolve isso de uma vez e dá outra oportunidade ao bolo mais pragmático de todos:)

    Misture tudo, leve ao forno e a magia acontece:)

    Um beijo grande!

    Mar

    PS: Certifique-se que a massa está bem batida, com aquelas bolhinhas. E quando levar ao forno, controle o tempo. Não se esqueça daquela parte final de que falo na receita, para não queimar. Já estou a enviar aquelas ondas positivas:)

    ResponderEliminar

AddThis