O que o Natal nos segreda.












Tem os mesmos Natais que eu. Trinta e três Natais. Há-de viver todos os anos outra vez, o bonsai que tem a minha idade e que morreu incompreensivelmente há uns dois anos. De cada vez que for Natal, encher-se-á de uma vida feita de muita luz. Este ano, é habitado por pássaros, por maçãs muito pequenas e muito vermelhas. E por palavras retiradas de um livro que me fez/faz um bem enorme. "O Hipopótamo de Deus" de José Tolentino Mendonça. Quando o li, numa viagem de comboio, tive a sensação de que aquelas palavras deviam habitar-me. Que deviam andar em mim onde quer que estivesse. Uma maneira possível. Esta. Na minha árvore de Natal deste ano. Para que fiquem ainda mais, as palavras
Já são feitos de luz, os dias. Aquilo que há-de encantar-me sempre, no Natal. As luzes. É assim, desde que me entendo como pessoa. Trilhos. Rastos brilhantes. Como se as estrelas não estivessem tão longe, no fundo. Ao contrário, aqui bem perto. Nas nossas árvores. Reflexos de luz nos lugares para onde olhamos. No chão que pisamos. Luzes no lugar habitado por uma felicidade enorme. Fazer comida e olhar para umas estrelas. E isso ser mais Natal. Segredado ao ouvido. O Natal diz-nos assim, que há uma infância (sempre) por viver. 

Com o segredo que é cada Natal, ballet. Nos céus de Nova Iorque.  


11 comentários:

  1. Tão bom ler este post no final dum dia como o de hoje, em que as rotinas se alteraram e algumas dúvidas sobre a pertinência de ter um blog pairou sobre mim.
    Bom encontrar as palavras do Tolentino de Mendonça, sempre poético e conciliador com as dádivas do quotidiano.Maravilhosa a graciosidade dos bailarinos.
    Uma boa semana com um abraço para ti Mar.
    Guida

    ResponderEliminar
  2. Que lindo Natal o teu :) Lindas, as palavras que escolheste, principalmente as retiradas do livro que, numa viagem de comboio, te matou a sede.
    Por aqui, as luzes também já brilham. Que o Natal nos faça ser um bocadinho crianças novamente. Que nos devolva, mesmo que por um instante, aquela inocência que nos faz felizes.

    Um beijo para ti. Que, no meio do inverno, o sol brilhe muitas vezes.

    Ilídia

    ResponderEliminar
  3. Olá Guida:

    Quanto à pertinência destes lugares, deixaste a resposta com a dúvida. Ter sido bom para o teu dia. E eu acrescento mais uma coisa: se estes nossos lugares não existissem, não teríamos coincidido, muito possivelmente. Duas boas razões, não?:)
    Adoro lê-lo em todos os registos. As crónicas no Expresso. Assim. Em verso. E no mais que ele escrever.
    Sabes que pensei nas tuas meninas, enquanto via este vídeo? Que elas sejam bailarinas assim graciosas e etéreas.

    Um abraço pelas tuas palavras-abraço. Boa semana.

    Mar

    ResponderEliminar
  4. Olá Ilídia:

    Vai ser assim, o Natal. Uso sempre essa formulação, quando falo neste livro. Como se estivesse com muita sede e alguém me oferecesse água.
    Sei que sim, que já brilham muito, as vossas luzes. E fico muito feliz por isso. Seremos mais crianças, este Natal. Com as nossas crianças.
    Muito sol neste Inverno. Mesmo muito. Um beijo de boa semana.

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Vim ver,
    e sim, já aqui estão as tuas luzes! Com pássaros, maçãs e gatos pela casa! Gostei muito, com frases bonitas, que ajudam a ser mais natal!
    Fiquei com vontade de tirar as minhas luzinhas da caixa !
    Beijinhos de dias de luz :)
    da Pipinha

    ResponderEliminar
  6. Por aqui sabes também que já é Natal com luzes brancas ;) E gosto muito que o teu bonsai continue a viver por todos os anos que queiras. Assim, enfeitado com palavras sábias, ou noutro registo que te venha a apetecer. Gostei tanto do bailado. E nos céus de uma cidade que eu adoro...
    Um beijo doce
    Babette

    ResponderEliminar
  7. Olha, e não é aquele mini menino Jesus, do ano passado ? Está tão bonito na fotografia, e grande, que nem o reconheci logo.
    Mais beijinhos, do meu mini menino também ;)

    ResponderEliminar
  8. Olá Pipinha:

    Gatos também:) A Júlia e a Salomé não saem de perto da árvore, por causa dos pássaros a fingir. Zanguei-me com elas há dias, que mataram um melro no jardim. Deixaram-no como um troféu.
    Faz a tua árvore com luzes. É o primeiro Natal do teu Pedro pequenino. Tem de haver árvore de Natal, por causa das crianças. Sempre. E sim, é o menino Jesus que me ofereceste o ano passado. Um bocadinho de ti, aqui:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  9. Olá Babette:

    Luzes por todo o lado, por estes dias. Acabei de chegar do Porto, de uma reunião que me irritou como há muito não acontecia. As luzes cá fora acalmaram a fúria:)
    E sim, o bonsai há-de ser a minha árvore de Natal de todos os anos. Assim, é como se não tivesse morrido.

    Um beijo. E muitas luzes:)

    Mar

    ResponderEliminar
  10. Mais um Natal e o teu bonsai cumpre a sua missão orgulhoso pela mensagem palavra, luz e cor que veste e nos dirige! Lindo!
    Guardião do Menino que seja também o Vosso!

    Beijo,
    Isabel

    ResponderEliminar
  11. Olá Isabel,

    Mais um Natal, sim. Para o bonsai. E para nós. Que seja assim. Para nós todos. E também para o meu pobre bonsai:)

    Um abraço grande para ti.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis