Mesa com vista.






























Como o azul lá de fora é tanto e tão solar, parece que as mesas que o avistam não precisam de muito. Uma manta marroquina, flores em tons ocre dentro de copos de iogurte, velas à noite e cerâmica algarvia. E aquele azul. Sempre ali. Enquanto se faz a comida. Enquanto se põe mais uma mesa. Dois azuis. Um à distância de um chamamento a dizer que é para vir para a mesa. E o outro. Imenso. À espera.
Nesta evocação, estarão sempre as pessoas de uma destas noites prolongadas. Eles os dois na água. Os rituais silenciosos daqui. O cheiro do tomilho a marcar os lugares à mesa. A comida. A música.

Salada de beldroegas, endívias e amêndoas
Coloca-se as beldroegas numa taça, depois as endívias (cortadas ao meio) e no fim, amêndoas torradas com sal. Tempera-se com flor-de-sal, azeite e vinagre. 
Massinhas com corvina e camarão
1 cebola (média) + 1 dente de alho esmagado + 1 tomate maduro + 1 chávena de cotovelinhos + 2 postas de corvina + 10 camarões + azeite, sal e coentros q,b.
Faz-se um refogado com a cebola e o alho, num pouco de azeite. Depois de a cebola ficar translúcida, acrescenta-se o tomate. Mexe-se e deixa-se estar uns dois minutos. Acrescenta-se um pouco de água e coloca-se as postas de corvina. Cozinha-se de um lado e do outro (dois minutos para cada), retira-se do tacho e reserva-se (depois de se eliminar as espinhas). Acrescenta-se ao refogado umas três chávenas de água. tempera-se com sal e deixa-se ferver. Depois, junta-se a massa e coze durante uns 7 minutos. A meio da cozedura da massa, acrescenta-se os camarões e mais água, se for preciso. Bem perto de servir, o peixe, os coentros e mais sal, se necessário. Serve-se de imediato e num prato fundo.

8 comentários:


  1. Mar :)

    comprei beldroegas hoje, no mercado de Lagos, para fazer salada e sopa destinadas a uma mesa de amigos
    é o melhor da vida, não é?

    beijinhos e boas férias

    ResponderEliminar
  2. Tão bonita a loiça do Sul. Alegre e convidativa. Mais imagens do Sul pelas cores dos teus sabores. Espero que tenham sido os dias felizes de que precisamos para descansar. Um beijo grande. Com saudades.
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Que imagens bonitas nos trazes. Espero que os vossos dias estejam a ser tão coloridos como esta mesa que nos mostras :)

    Um beijo,
    Ilídia

    PS: Por aqui, já começou a azáfama das pinturas. Custa, com estes dias bonitos.

    ResponderEliminar
  4. Olá anónima/o:

    Muito linda, a referência ao mercado. E sopa e salada de beldroegas para uma mesa de amigos é muito o melhor das nossas vidas.

    Um beijo. Boas férias, também.

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Olá Babette:

    A cerâmica do Algarve é tão bonita. Gosto de olhar para os motivos. Meio matemáticos, geométricos, em alguns casos.
    Dias felizes. Sol, mar, mercado de manhã cedo, comida, loiça com cores e jantares prolongados.

    Outro beijo. E saudades:)

    Mar

    ResponderEliminar
  6. Olá Ilídia:

    A loiça diz bem das cores dos dias a Sul. Embora não consiga todas. Bom assim, também.
    Que corra bem, a parte das pinturas. As coisas aqui em casa só terminam na quinta. Obras é dose:) Mas está a ficar tão bonita, a minha cozinha com trezentos anos:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito de ver as suas fotos do Sul. O mar no verão tem uma cor lindíssima e combina muito bem com a cerâmica do sul. Simplicidade que faz bem!
    Graça

    ResponderEliminar
  8. Olá Graça:

    Vi agora este seu comentário. Um bocadinho distraída, eu:) Mas só de vez em quando. Sul combina mesmo com simplicidade. Frugalidade. E mar de um azul impossível nos outros lugares.

    Um beijo para si.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis