Enquanto não.


















Vontade de azul dá nisto. Em coisas azuis por todo o lado. Mais uns dias, até haver mar. Em todo o caso, o precioso do que se vive enquanto não. Como mais uma mesa. Ou a luz recortada de uma lanterna. Até ser mesmo noite. Com as saudades do azul do sul, saudades dos sabores. Muitas. Por isso, batatas algarvias. Feitas de acordo com a minha memória sensorial e as instruções de uma algarvia. E estes espargos. Tudo a acontecer. Enquanto não. Enquanto não, mais música. Banda sonora para uma interrogação com um quê de eterno retorno. "Are you mine?" Claro que não. As pessoas não são de outras pessoas. Pertencem-se e pronto. O resto é música e muita conversa:) 

Batatas algarvias

5 batatas médias + 2/3 dentes de alho (esmagados) + azeite, sal, vinagre de sidra, coentros, orégãos e pimentão doce q.b. + um pouco da água de cozer as batatas. 


Corta-se as batatas em cubos. Cozem-se em água e um pouco de sal. Quando estiverem cozidas, devem ser retiradas, reservando-se um pouco da água numa chávena. Numa frigideira, coloca-se os alhos esmagados e um pouco de azeite. Deixa-se um bocadinho e junta-se as batatas. Mais azeite, vinagre e um pouco de sal. Envolve-se e polvilha-se com pimentão doce. Depois, os coentros picados e orégãos. Envolve-se outra vez e junta-se um bocadinho da água de cozer as batatas. No fim, mais uma dose generosa de azeite e um bocadinho de vinagre. Ficam prontas bem rápido. E acompanham aquilo que nós quisermos.


8 comentários:

  1. Olá Mar,

    Enquanto não acaba o meu dia de trabalho uma pausa breve para vir até aqui ver coisas que hoje me passaram pela mão. Linda a sua mesa a lembrar tanto o azul do sul. O azul de Lagos.
    E é curioso que desejei tanto ver esta lanterna à minha mesa!
    um beijo para si. E que os dias com mar sejam para a Mar dias muito felizes.

    bjs

    Delicatessen

    ResponderEliminar
  2. Mais uma mesa repleta de bom gosto e que se junta à lista das minhas preferidas! Curioso como são as coisas, eu tenho o mar muito perto mas o azul está longe da mesa, apesar de ser das minhas cores favoritas.
    A lanterna é muito bonita e a luz que a atravessa transmite tranquilidade.
    Continuação de bons dias até haver mar do sul!
    Graça

    P.S. Experimentei o creme de bterraba. Delicioso, também na versão fria.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada por essa pausa. E pelo assinalar dessas coincidências. A Zara Home é irresistível:) E nem tinha intenção de nada. Só que a lanterna e esta toalha que parece um painel de azulejos queriam muito vir comigo:)
    Ainda falta cerca de uma semana, até Lagos. Feliz, até lá. E lá. Quero muito que seja assim, que a vida é tão curta.
    Obrigada pelo seu registo de fim de dia de trabalho.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  4. Olá Graça:

    Um dado realmente curioso, esse. Se calhar, gosto tanto do azul por me faltar. Como a Graça está rodeada de azul, acontece ao contrário. Estava a pensar que isso me acontece com o verde. É a minha cor preferida e tão pouco presente nas minhas mesas. É verde por todo o lado, ali no jardim. Como o seu azul-mar:)
    E sim, aquela luz tem mesmo esse efeito. Noites muito bonitas, estas. Até ao mar do sul.
    Vou experimentar o creme vermelho/rosa em versão fria. A seu conselho:) Obrigada.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Muito linda, a tua mesa a antecipar os dias no sul de que tanto gostas.
    Os nossos dias têm-se dividido entre azul e verde. Às vezes, um bocadinho de cada. Hoje, está cinzento. Acabámos de chegar do aniversário de um amiguinho do Manel, cheio de aventura, no interior da ilha, perto das hortências. Logo à noite, vamos jantar a um restaurante com uma vista bonita. Daqueles de que irias gostar :)Sabes como se chama? Mar à Mesa ;)

    Um beijo,
    Ilídia

    ResponderEliminar
  6. Olá Ilídia:

    Assim mesmo: antecipação do azul de Lagos.
    Tenho visto as imagens, lido as palavras. E fico feliz por sentir que estão bem, pacificados e a viver os dias muito juntos.
    Mar à mesa parece-me bem:)

    Um beijo para ti.

    Mar

    PS: Começaram as mudanças e o caos:)

    ResponderEliminar
  7. Já te disse ao telefone que te trouxe um presente para esta mesa ;) A combinação desse verde com o nosso azul é linda. Faz parte das férias a antecipação desses dias. A contagem decrescente para os dias em que cabem muitas coisas boas ;)
    Um beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  8. Olá Babette:

    Estou curiosa:) Sou um bocadinho como as crianças, nisso dos presentes. E em outras coisas, acho.
    A mesa antecipou bem o meu azul.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis