Coisas do sol e do mar.























Nas horas em que o sol é mais impiedoso, não dá. Sombra. Uma cama fresca e branca a ser uma imagem possível para a felicidade. Um livro. Nunca é mais do que um. Escolhido antes de sair. Por saber que há sempre livros com a data dos dias de Lagos no interior. A poesia improvável nas páginas de uma revista. Histórias de criança. E quando o sol acalma um bocadinho, é tempo de água. E de sol que não queima. Que só deixa um rasto dourado no cabelo. Na pele.
O sol e o mar ensinam a frugalidade. Ensinam que não se deve acumular muitas coisas. Que o mais importante pode muito bem caber num cesto. Que aquilo que nos cobre o corpo pode ser o estritamente necessário. Um registo solar. E frugal. Como os finais de refeição destes dias. Sem grandes elaborações. Lascas de Parmesão, um fio de mel de rosmaninho. Bolo de cenoura, se assim quisermos. E café quente, servido numa tigela de cerâmica. Curioso. Cansamo-nos tanto à procura do muito, do maior, do melhor. E acontecer assim. Ser aparentemente tão pouco, o necessário para uma existência interior sem inquietação. Todos os dias deviam ser dias de Verão em Lagos. Se assim fosse, podia chover e nevar o que a Natureza quisesse. Por dentro, seria sempre um dia de Verão em Lagos. Por dentro, esta música.

12 comentários:

  1. Mais poesia nas tuas imagens. Nos detalhes dos teus dias em Lagos. Que relevam a importância do que merece ser realçado. E sim, quase sempre são estas coisas de sol, de(a) (a)mar. Bom ver Lagos contigo. Mas bom também que já estejas mais perto ;)
    Babette

    ResponderEliminar
  2. É o que aperece, no verão. Coisas simples e descomplicadas. Tudo parece ser mais fácil e natural, no verão. Imagens muito bonitas, as que nos deixas. Continuação de dias felizes.

    Um beijo,
    Ilídia

    ResponderEliminar
  3. Gosto tanto de te ler e ao mesmo tempo que carregar no play do vídeo do final de cada post. Gosto quase sempre das tuas escolhas. Identifico-me. E muito. E como é bom saborear as coisas simples e tão, mas tão boas como um café acabado de fazer :)
    Beijos meus.

    ResponderEliminar
  4. Olá Babette:

    Também gosto muito de estar perto. Andar fora e gostar de regressar. Lagos é um dos meus lugares. Desde há muito tempo. Gosto sempre deste registo.

    Um beijo.

    PS: Outro dia sem parar. Por uma boa causa, que está quase tudo pronto. Amanhã ligo, depois da última entrega:)

    ResponderEliminar
  5. Olá Ilídia:

    O mais possível de coisas essenciais. Especialmente no Verão. Bom que tenhas gostado das imagens. Quis que estivessem aqui. Por terem feito parte dos tais dias felizes.

    Um beijo para ti.

    Mar

    ResponderEliminar
  6. Olá Vera:

    E eu gosto de te ler a ti. A reciprocidade a funcionar:) Bom que haja coincidências (também) na música.
    A ver se um dia tomamos um café acabado de fazer:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  7. Ena, que lindas as imagens todas, as tuas coisas, uma trança, as da comida e do António na água também. Sempre um sonho. E as tuas fotografias a captar apenas o que se quer trazer das coisas e das imagens. Muito me trazes do sul. E eu a norte por uns dias, a gozar o fresco da beira mar. Mas já de volta. Quase em setembro! I call you !
    Um beijinho !

    ResponderEliminar
  8. Deixas-nos imagens de felicidade transmitidas através da capacidade sábia de saberes apreciar as pequenas coisas: os pequenos nadas que são tanto.E um restabelecer de forças junto ao mar. A água salgada e o sol continuam a ser uma combinação perfeita, mas a sombra é por vezes a mediação necessária entre os fatores anteriores.

    Que sejam dias muito repousantes.

    beijos grandes aqui do meio do mar.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  9. Olá Pipinha:

    Já sabes como é o meu registo. Meio contido, não obstante a partilha. Coisas de Verão, que aqui ficam. Muito principalmente, o António. Sem rosto. Na água. Ele há-de gostar de ver a infância dele, lá mais para a frente:)

    Um beijo para ti e para os os teus Pedros.

    Mar

    ResponderEliminar
  10. Olá Patrícia:

    Acredita que sou mais pela mediação da sombra. Não sou capaz de estar na areia. Fico demasiado quente e demasiado insuportável:)
    Aquilo que nos faz bem é assim, tenho pensado. Especialmente no Verão, em que percebo que é mesmo pouco, aquilo de que precisamos.

    Beijos grandes para ti.

    Mar

    ResponderEliminar
  11. as saudades que eu tinha de ler as suas coisas maravilhosas professora.

    Um beijinho da aluna com o cabelo com cores.

    ResponderEliminar
  12. Olá Marta:

    Sempre bom mitigarmos saudades, não é?

    Um beijo para ti.

    Da ex-professora Mar.

    ResponderEliminar

AddThis