Guia para um final (de dia) feliz.







Ocorreu-me que o mascarpone devia fazer com que os meus bolos salgados de legumes ficassem ainda mais leves. E sim. Muito mais. O único problema é este: desaparecem num ápice. Manda a prudência que sejam feitos e escondidos de imediato. E, muito importante, nunca partir em pedaços com antecedência e colocar na mesa onde vão fazer alguém feliz. Vão desaparecendo misteriosamente e corre-se o risco de não haver nada. Talvez vestígios, destroços, migalhas. Se se obedecer a estes mandamentos, corre tudo bem:).
Tirando o aspecto de serem do género de desaparecer rápido, estes bolos são cheios de qualidades. Primeiro: são inacreditavelmente simples de fazer. Sabem bem das duas maneiras: quentes ou frios. São leves, mas saciantes e ficam perfeitos com uma salada. Podem ser o início. Ou prato principal de uma refeição informal. Com uma sopa, no final de um dia cansativo, pode fazer com que nos sintamos reconciliados com a humanidade:). Nas imagens, sopa de feijão verde. O Verão sabe a feijão verde. 

Bolo salgado de mascarpone e espinafres
6 ovos inteiros + 1 embalagem de mascarpone + 200 g de espinafres + metade de um pimento vermelho + 1 cebola ralada + 3/4 colheres (de sopa) de farinha + azeite, sal, pimenta preta, coentros, salsa e parmesão q.b.
Primeiro, salteia-se os espinafres e o pimento num pouco de azeite. Reserva-se. Depois, numa taça larga, coloca-se os outros ingredientes e bate-se até ficar com bolhinhas. Entretanto, acrescenta-se os espinafres salteados com o pimento e envolve-se. Leva-se ao forno durante uma meia hora, numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Serve-se cortado em pedaços. Quente ou frio. 

Sopa de feijão verde
1 cebola grande + 1 batata + 1 courgette + 4 cenouras + 1 fatia de abóbora-manteiga + 20 vagens de feijão verde + azeite e sal q.b.
Faz-se um refogado com a cebola, num pouco de azeite. Depois, acrescenta-se a batata, a courgette, as cenouras e a abóbora, cortadas em pedaços. Cobre-se com água, tempera-se com sal e deixa-se cozer. Depois de começar a ferver, fica durante meia hora. Passa-se, até ficar creme. Depois, junta-se o feijão verde, cortado. Deixa-se estar durante uns dez minutos. Rectifica-se os temperos (mais sal e azeite, se necessário) e serve-se.

Para tudo ser (ainda) melhor, esta música. 


6 comentários:

  1. Gosto sempre se finais felizes ;) Sou uma "sentimentalona", é o que é. Mas gosto muito de partilhar a felicidade dos outros. E imaginar-vos felizes num fim de dia, faz-me feliz também.
    Este bolo salgado é uma delícia! Obrigada por me teres dado a receita uns dias antes. Sabes que foi servido naquele almoço que me ajudaste a preparar à distância ;)
    A sopa de feijão verde é mesmo Verão. Concordo. Experimenta juntar a essa base um tomate. Dá um toque levemente ácido e faz toda a diferença!
    Um beijo no final de um dia que também foi feliz para mim. Levei os pais a almoçar fora e tudo ;)
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Olá Babette:

    O meu momento preferido é mesmo este. Chegar a casa, tomar o segundo banho do dia, fazer um gin tónico, orientar o jantar e concentrar-me em pôr uma mesa bonita:) A sério que há dias em que esse reduto breve faz com que o resto valha a pena.
    Tiveste a receita no email, a tempo de um jantar e de um almoço:)
    Adoro esta sopa. Faz-me lembrar a minha mãe. Nesta altura do ano era feijão verde em tudo e com tudo:)Vou tentar fazer dessa maneira, embora seja muito conservadora, no que diz respeito a este sabor de infância:)

    Um beijo para ti. E outro para os teus pais.

    Mar

    ResponderEliminar
  3. Cada vez gosto mais de bolos salgados e das suas possibilidades várias. Sabe bem um final de dia assim, leve e com sabores de verão.
    Um bom domingo!
    Graça

    ResponderEliminar
  4. Deste verão não passa! Tenho de fazer um destes teus bolos salgados. E há de ser com mascarpone. Parece-me daquelas coisas de que vou gostar ;)

    Beijos da tua amiga
    Ilídia
    (já de férias :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Graça:

    Sabem mesmo bem, estas variações. Dão para o que nos apetecer no momento e sim, muito de final de dia de Verão.
    Foi um bom domingo. Que o seu também tenha sido feliz.
    Obrigada pelas coisas que escreve.

    Mar

    ResponderEliminar
  6. Olá Ilídia já de férias:)

    Ainda faltam uns dias, mas o meu pensamento voa até ao mar:) Falta pouco.
    Somos parecidas, nestas coisas da comida e em outros aspectos também. Tenho quase a certeza de que vais gostar. O mascarpone dá um toque bem diferente a estas possibilidades.

    Boas férias! Bom descanso. E um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis