Babette, Via Margutta 1.


























Os caminhos que nos levam aos lugares que nos fazem bem, são difíceis de reconstituir. Ainda assim, há algumas coordenadas. Uma antecipação prévia de uma viagem. Num dia de muita chuva, algures em Outubro. Um nome que não é só um nome. E a certeza de que teria de ser. Iria lá. Ao tal lugar que era uma homenagem ao filme A Festa de Babette. Como o blog dela.
Fui muito feliz aqui. E com reiteração, porque não quis que se resumisse a uma vez. Por isso, é como se este lugar fosse todas as refeições em Roma. Houve outros lugares, outras coordenadas. Mas se alguém me perguntasse por um sítio onde se pudesse estar mesmo bem, diria este. Babette. Na Via Margutta. O primeiro número da Via Margutta. Mesmo em frente à loja dos vestidos lindos. Da loja que só tem vestidos. Uma coordenada emocional, para não me esquecer nunca do caminho até este lugar. A juntar à coordenada inicial. A do meu afecto. Por ela. Pela Babette. Que é uma pessoa assim como a personagem do filme. Melhor. Muito melhor. Porque existe mesmo. E é minha amiga.
Ficam fragmentos do lugar. Uma imagem do Bolo Babette. Delicioso, de tão indecifrável. E a música que é este sítio na minha memória de fechar os olhos.

8 comentários:

  1. Irresistível. Um restaurante com esse nome dá logo vontade de entrar. Imagino ter pensado que a qualquer momento a "Babette" iria mesmo aparecer. A que nós conhecemos, já não é a do filme.

    um beijo

    Fa

    ResponderEliminar
  2. São tantas as formas de chegarmos a um lugar. Um artigo, alguém que recomenda, por puro acaso. Ou então um nome a evocar alguém a quem se quer bem :) E este parece ser um daqueles lugares acolhedores, onde apetece voltar.

    Beijos para as duas :)
    Ilídia

    P.S.: O vestido da última foto é lindo!

    ResponderEliminar
  3. Mandaste-me mensagem de lá!... Que tinha de ir ao Babette, a Babette.
    Parece ser um sítio daqueles de gostar. Cheio de coisas bonitas e com personalidade. Somam-se as descrições todas que fizeste. Da comida saborosa e do tal bolo que fotografaste. Quando houver novamente Roma vai haver a Babette no Babette. Sim ;) E, mais ainda, obrigada pelas palavras sobre a Babette, que não a do filme nem a do restaurante... Impossível não continuar a agradecer o facto de termos coincidido.
    Babette

    ResponderEliminar
  4. Ora aqui está o Babette, que me foi logo familiar quando falaste por causa da Babette ! E há coisas que coincidem, pelo nome e pelas coisas que nos trazem, lugares ou pessoas.
    Lindas as fotografias, as cores, as paredes, o bolo, tu ao pé da grande estante, e no fim um vestido !

    ResponderEliminar
  5. Olá Fa:

    Sim. Já não é a do filme. A nossa Babette:) E sabe, a dona do restaurante é assim. Como as Babettes. Este lugar é especial. Muito. Guardei-o na memória. Depois aqui. Memória partilhada.

    Um beijo para si.

    Mar

    ResponderEliminar
  6. Olá Ilídia:

    Muitos caminhos até aos lugares. Gosto muito dos acasos, com o que têm de dádiva. De ser pelas pessoas. Aqui foi por causa da Babette. Fiz uma pesquisa meio random. Apareceu este nome, uma descrição de que gostei. E era óbvio que sim. Ultrapassou o que pensei antes. De voltar. Muito.
    E sim, muito lindo:) Assim vermelho.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  7. Olá Babette:

    Se tivesse poderes mágicos, estarias lá no momento em que te escrevi a tal mensagem. A vontade era essa.
    Gostei dos detalhes, depois de o mais importante estar assegurado: a comida e as possibilidades de vinho. Os papéis de parede já gastos. Os vasos com flores. Os livros misturados nas estantes. Livros de comida com romances e ensaios. E tão simpáticas, as pessoas do Babette. Pareciam partilhar a filosofia Babette:)
    Obrigada aos deuses cozinheiros que nos fizeram coincidir, então:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  8. Olá Pipinha:

    Tinha dito, antes de ir. Aquelas minhas pesquisas aleatórias, para não confiar demasiado no destino:) E apareceu este nome. Foi claro desde o início que queria ir. Ver se correspondia à ideia poética do restaurante. Aconteceu. Feliz por isso.
    Obrigada. Pelas fotografias que te fizeram bem.

    Um beijo para ti. E outro para o pequenino:)


    Mar

    ResponderEliminar

AddThis