Sul.



































O Verão pode assumir muitas configurações. Acaba sempre por arranjar maneira de se declinar. Basta muito pouco. Este pouco. Uma salada composta com ingredientes das terras quentes do Sul. Com tomate vermelho-sangue, azeitonas e orégãos. Pão com aquela densidade que permite que assuma o papel principal numa refeição. Os ingredientes são o que é importante. Penso isso muitas vezes. Mas mais aqui. Como se o meu papel fosse absolutamente secundário. Só é preciso ir dispondo as coisas que vieram, trazidas de um mercado muito especial: o de Lagos. E levar tudo à mesa. Como num cerimonial que não perde sentido. Por mais vezes que ocorra.

Para a salada:

1 tomate coração-de-boi + azeitonas a gosto + flor de sal + azeite + orégãos + vinagre de maçã.

Dispor o tomate e as azeitonas num prato e temperar de acordo com esta sequência: flor de sal, azeite, vinagre e os orégãos no final. Acompanhar com fatias de pão. E vinho tinto. E queijo. E o que apetecer no momento.

Salmonetes em fatias de pão alentejano

Salmonetes + cebolinho + 1 tomate coração-de-boi + 1 dente de alho + limão, azeite, sal e coentros.

Coloca-se os salmonetes num tacho largo e tempera-se com um pouco de sal e limão. Reserva-se durante uns minutos. Entretanto, corta-se o tomate e o cebolinho. Coloca-se por cima dos peixes e rega-se tudo com um fio de azeite. Leva-se ao lume durante vinte minutos (virando o peixe a meio do tempo). Acrescenta-se um pouco de água e mais sal, se necessário. No final, mesmo antes de servir, coentros picados. Na altura de levar à mesa, coloca-se uma fatia de pão num prato fundo. E por cima, lascas dos salmonetes com o molho, de maneira a que o pão fique embebido. Serve-se de imediato.

Fica este pouco. A partir da minha versão do Sul.

8 comentários:

  1. Ficou foi este muito!... Olhares muito próprios de quem está sempre a realçar a beleza das coisas. Como a cor do tomate, as texturas do pão, o cesto que vai às compras, a frescura dos cheiros desse Sul. Já fui um bocadinho a Lagos contigo. E agora até sei como é o cesto de que falávamos. Boas férias por aí!...
    Um beijo com saudades,
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Vim espreitar para ver se já havia sinais da minha amiga perto do mar. Com os ares quentes do sul, e o vento de Lagos! E aqui estás tu, em forma de comida que só aí se consegue. Uma estadia boa para vocês em tons de branco, azul e terra.
    Com beijos da beira!
    da amiga Pipinha

    Ps Eu parto amanhã! Vou dando notícias!

    ResponderEliminar
  3. Querida Mar,

    Gosto de saber que está no Algarve e com os ritmos habituais de outros anos.
    Bom descanso.
    Um beijo
    Fa

    ResponderEliminar
  4. Significam muito, estas coisas. Mesmo assim pequenas e breves. Já sabes do meu registo. E também destes rituais. Da minha rotina aqui em baixo. O cesto é o mesmo todos os anos. Só de pensar nas coisas que já vieram nele:)

    Boas férias. Com tempo e sol. E uma vontade enorme de fazer comida:)

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Dava lá para não haver sinais:) Lagos faz parte das coisas da Mar desde o início. Todos os anos há Lagos. Os tons são esses. A acrescentar, todos os outros que a terra nos dá.

    Beijos do Sul:)Boas férias!

    Mar

    ResponderEliminar
  6. Sim. Em Lagos. Com tudo o que há desde que existo aqui. Mas com aquele traço de primeira vez. O encantamento renova-se todos os anos. Sem que eu saiba como é que isso acontece.

    Um beijo para si. Obrigada.

    Mar

    ResponderEliminar
  7. O verão pede isso mesmo, muita cor, alimentos frescos e comida leve, que reconforte.
    Desejo boas férias e que o Sul a ajude a recuperar energias!
    Graça

    ResponderEliminar
  8. Olá Graça:

    Coisas de Verão. Que retemperam, por nos reconciliarem com tudo o que nos retira energia. Efeitos do Sul em nós, creio.

    Um beijo para si.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis