Chocolate do Sul.



























No Mercado de Lagos, perguntei por alfarroba. Apetecia-me bolo de alfarroba da Pastelaria Vasco da Gama. Acontece que a Pastelaria Vasco da Gama já não existe como a conheci há uns anos. Fazer o quê? Bolo de alfarroba, então. Disseram-me para ir ter com o Sr. Augusto. A banca bem no fundo do segundo andar do mercado. E frutos secos. Farinha de alfarroba. E mel de flor de laranjeira. E uma coisa que nunca tinha provado em tantos anos de Lagos: licor de alfarroba. Quando cheguei a casa, juntei as coisas que tinha trazido comigo como se fossem tesouros. E deu nisto.

Bolo de alfarroba, mel e figos

1 chávena almoçadeira de farinha de alfarroba + 2 chávenas almoçadeiras de farinha + meia chávena almoçadeira de açúcar + 2 colheres de sopa de mel + 6 ovos inteiros + 150 g de manteiga + meio copo de licor de alfarroba + 6 figos (frescos).

O "juntar" é literal: os ovos inteiros, a manteiga derretida, as duas farinhas, o açúcar, o mel e o licor. Bate-se tudo muito bem (até formar bolhinhas) e no fim de tudo, acrescenta-se os figos cortados em pedaços (com a casca e tudo). Vai ao forno durante trinta e cinco minutos.

O "chocolate do Sul". Foi assim que o Sr. Augusto disse da alfarroba. Fica um bolo que não podia ser mais do Sul. Denso. Pouco doce. A acompanhar com licor de alfarroba. Partes finais de refeições que se querem prolongadas.

6 comentários:

  1. E eu a dar-te as dicas sobre o forno "moderno".... Ficou lindo de tão intenso, esse bolo de chocolate do sul. O teu saco cheio de coisas daí, já viste que bom? Fico tão feliz por ti... sei que gostas de todas essas pequenas coisas...
    Um beijo grande
    PS. Hoje fui a Lisboa. E agora estou em casa. Cansada, claro...

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto de alfarroba. Um sabor muito próprio, mas próximo do chocolate. "Chocolate do sul", como dizes (se me permite este tratamento na segunda pessoa do singular) Só poderá ter resultados como este a combinaçao de alfarroba com figos e mel de flor de laranjeira.
    As fotos estão deliciosas!
    Continuação de um bom descanso estival.
    Um abraço.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  3. Lembrei-me dos meus telefonemas à minha mãe:) Aqueles do género de perguntar o óbvio. Gosto que sejas próxima a esse ponto. E sabes que mais? Lá me vou entendendo com estes mecanismos:)
    As virtudes da alfarroba em concentrado. Fui toda contente dizer ao senhor que tinha usado as coisas todas num bolo que acabou num instante. E comprar mais licor:)
    O meu carinho pelo teu cansaço. Sei como são essas idas a Lisboa. E o que implicam.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  4. Olá Patrícia:

    Sim a isso do tu:) Um sabor e uma cor próximas do chocolate. O meu primeiro bolo de alfarroba. Com estas coisas misturadas. Vinham juntas. Continuaram juntas. Por fazerem sentido assim. Obrigada por teres gostado das fotografias com coisas espalhadas numa base preta:)

    Um bom descanso também para ti. E um abraço.

    Mar

    ResponderEliminar
  5. É curioso como alguns desejos são fáceis de concretizar! Juntar bons ingredientes e eis um bolo que conforta!
    Essas idas ao mercado parecem absolutamente fantásticas!
    Gostei das fotos!
    Graça

    ResponderEliminar
  6. Olá Graça:

    Soube mesmo bem fazer um bolo aqui em baixo. Com ingedientes daqui. E sim. Ir ao mercado é uma experiência que vale tanto. Durante o ano, quando me sinto em baixo, lembro-me destas coisas. E tudo fica um bocadinho melhor.

    Um beijo para si.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis