Perto, o céu.



























Julho já está a ser. Está assim, o céu de Julho. Azul. De vez em quando, o rasto de um ou outro avião. Rastos a ir. Outros a regressar. Rastos.
Fiz isto, para Julho. Uma conjugação entre a densidade do chocolate e a frescura ligeiramente ácida das limas. Pedaços tangíveis de felicidade. Senti assim, quando foi servido. Que cada um dos pedaços breves estava a ser uma felicidade possível. E gostei silenciosamente do tempo que levei a fazer este doce. Tinha feito coisas boas com o meu tempo de vida. As pessoas à minha mesa estavam bem. E um bocadinho silenciosas, nos primeiros segundos. Olhar um bocadinho os rostos e perceber que afinal até que é fácil. E que não havia sítio melhor. Circunstância mais feliz do que aquela. O momento breve em que um pedaço de chocolate com aroma leve a lima fresca faz com que seja possível nada sobrar. Por nada estar a mais ou a menos. Imperturbável. O momento. E o doce.

Cheese cake de chocolate e lima

Para a base:
1 pacote de bolachas digestivas + 100 g de manteiga + 1 colher (de sopa) de chocolate em pó + leite q.b.

Tritura-se as bolachas e junta-se-lhes a manteiga derretida. A colher de chocolate em pó e o leite suficiente para tornar a base firme. Forra-se o fundo de uma forma quadrada com base amovível e pressiona-se. Leva-se ao congelador.

Para o creme:

1 lata (mal cheia) de leite condensado + 1 pacote de natas + 1 tablete de chocolate para culinária + 2 folhas de gelatina branca + 1 embalagem de queijo-creme + raspa e sumo de uma lima

Derrete-se o chocolate juntamente com o leite condensado em banho-maria. Bate-se as natas e reserva-se. Entretanto, hidrata-se as folhas de gelatina em água fria durante um minuto. Escorre-se e junta-se à mistura de chocolate, assim que estiver bem harmonizado com o leite condensado. Depois, o queijo-creme (envolvido no chocolate com a batedeira em velocidade mínima). Antes de juntar tudo às natas batidas, a raspa e o sumo da lima. Coloca-se por cima da base de bolachas e leva-se ao frio até solidificar.

No momento de servir, o detalhe de mais raspas verdes e muito frescas de lima. Como se um bocadinho de céu fosse aqui, depois desse detalhe. Como se fosse perto e não precisássemos de aviões. Ou de céus longe.


12 comentários:

  1. Em evidência o prazer de cozinhar para quem se gosta e o fruto de uma sobremesa com tempo. Um doce num espelho que reflete o céu.Um céu tão próximo da terra. A uni-los, os ramos das árvores.Poesia, portanto.

    Mar, consegui finalmente ver na íntegra o vídeo que publicou há tempos sobre a beleza.
    Um verdadeiro tratado.
    Como afirmou,é pena não existir legendado em português, para que muita gente pudesse refletir sobre os diferentes conceitos de beleza abordados.
    Gostei especialmente da expressão:
    "The message of the flower is the flower". Só acrescentaria "itself", mas acho que isto já é um preciosismo.
    Mas teremos todos "clear eyes and free emotions" para admirarmos o que é verdadeiramente belo?

    Uma inspiração, esta reportagem.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. A lima deve dar um toque de frescura a esta sobremesa que é característica sua e que sabe tão bem num dia de sol.
    A foto com o cheesecake no prato a refletir o céu e as árvores está muito bonita.
    Um beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  3. Mar
    Momentos de Felicidade tangível podemos construí-los por aí.E deles deixar um rasto.Que há muitos lugares
    onde se pôr a mesa.Num jardim,ou num coração.
    Hoje,trago uma garrafa de champanhe para esta mesa.Para brindar a uma Amizade nova.Saúde!!!
    Aurora Simoes de Matos

    ResponderEliminar
  4. Uma delícia. Mesmo como disseste. Imperturbável o momento de saborear a primeira colher. Adorei. A densidade do creme de chocolate e lima, com raspas frescas, as da hora. Sorte a minha, de estar na tua mesa, em que sim, estivemos felizes, a cada momento do jantar. Na partilha, na conversa. Alegria à mesa com sabor a chocolate e limas.
    Que bonitas as fotografias, cada vez mais bonitas as tuas fotografias. Já de Julho. Here we go !
    Vou fazer para o verão.
    Beijinhos do litoral com chuva miúdinha.
    da Pipinha

    ResponderEliminar
  5. Depois de falarmos, venho aqui e vejo esta maravilha! Lindas, as fotografias (cada vez mais, concordo com a Pipinha:) Esse verde e esse azul refletidos no espelho também transmitem felicidade para este lado. Não é só o chocolate, vês? (Cá estou eu a tentar convencer-me de que há vida para além da comida ;)
    Um beijo,
    Ilídia

    ResponderEliminar
  6. Tinhas-me falado desta sobremesa. E de como a serviste, singela, num prato de céu. Lindo. Apetece provar ;) Melhor só saber que foi pretexto para uma celebração. Momentos felizes que rimaram com lima e chocolate.
    Um beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  7. Olá Patrícia:

    Estará tudo junto, num doce. O amor pelos que nos amam. E isso ser assim como um céu num espelho. Com ramos de árvores e poesia. Cozinhar é muito. Mesmo que se trate sempre de coisas sujeitas a desaparecer. Mas tanto, no gesto de fazer comida.
    Qualquer coisa de sagrado, tal como a arte. Um estatuto sagrado, o amor pela beleza. Ainda bem que viu, Patrícia. Ainda bem que foi inspirador. Obrigada.

    O mesmo abraço para si.

    Mar

    ResponderEliminar
  8. Olá Graça:

    Muito etérea, não obstante o chocolate. Inequívoco, na sua intensidade. Mas as limas amenizam. Dão aquela frescura que sabe bem em dias de sol.
    Obrigada por ter escrito a dizer que gostou:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  9. Olá Aurora:

    Um brinde a isso, sim. Ao sublime da amizade. À mesa enquanto metáfora. Como a amizade: sublime. A deixar rasto.

    Um beijo para si.

    Mar

    PS: Vi há pouco o seu email. Muitas coisas, também. E boas. Depois conto tudo:)

    ResponderEliminar
  10. Olá Pipinha:

    Gostei tanto do nosso jantar todos juntos. Para celebrar as coisas boas na vida de uma de nós. Sempre assim, juntas. No bom. No mau. Desde pequenas, à mesa. Agora com maridos. E mais amigos. Eu e o Vasco prolongámos a noite, depois de irem. Ainda havia aquele vinho "explícito" de que o teu Pedro também gostou:)
    Felicidade para Julho. O mês do sol todo e dos dias que não acabam.
    Que bom que gostaste das fotografias. Retribuo, que acho lindas as tuas imagens partilhadas. Que bom que existes no (meu) mundo:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  11. Olá Ilídia:

    Falámos muito outra vez. Irremediavelmente tagarelas:) E sabes, o mérito vai todo para o céu. Tão bonito, que estava. E nunca mais vai acontecer um céu como o da imagem. Foi aquele momento. E ficou lá. E aqui, que eu estava a fotografar um doce:)
    Este é um daqueles doces que não pesa. Não dá a sensação de transgressão:)

    Um beijo para ti. E obrigada. Tu sabes porquê.

    Mar

    ResponderEliminar
  12. Olá Babette:

    Claro que hás-de provar. E feita por mim:)
    A primeira versão (aquela que aconteceu por acaso) sabia a laranja. Esta foi uma declinação a partir desse "acidente":). E gostei ainda mais assim. A lembrar-me uma noite boa.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis