Mousse de damascos.





























O mês está no último dia. Quando acordarmos, um dado diferente. Junho. Para amanhã. Quando o mundo acordar em Junho, uma mousse que sabe a um doce que mitiga os dias quentes que vêm por aí. Feita com damascos. E ainda com a luz de Maio.

Mousse de damascos

1 lata de damascos em calda (250 g) + metade de uma lata de leite condensado + 1 folha de gelatina branca + 1 pacote de natas

Escorre-se os damascos e passa-se com a varinha mágica. Reserva-se. Aquece-se o leite condensado em banho-maria e hidrata-se a folha de gelatina em água bem fria. Quando o leite condensado estiver quente, integra-se a folha de gelatina. Junta-se aos damascos. Entretanto, bate-se muito bem as natas e depois adiciona-se a mistura anterior. Vai ao frigorífico até ficar bem fresca. Ou ao congelador. Se tivermos (mesmo) muita pressa.

NB: Sou avessa a referências que ultrapassem as óbvias, mas é só para dizer que os damascos em calda se encontram no supermercado do El Corte Inglès.

12 comentários:

  1. E o tempo está mesmo a passar muito depressa. Estamos já em Junho e em breve esperemos que o bom tempo chegue aos Açores (está difícil!) e nada como uma mousse para os dias de calor!
    Não conheço damascos em lata mas penso que qualquer fruta dita de verão combinará com os restantes ingredientes.
    Graça

    ResponderEliminar
  2. Uma mousse para começar o mês dos dias grandes. Com a antecipação de tudo o que pode trazer de bom os meses de Verão. Enquanto ma descrevias, imaginei-a. Uma mousse delicada. E sabes que a fotografei mentalmente no meio do teu verde todo? Aqui está a foto. Bem bonita. Tal como a imaginei. E obrigada pelas referências. Às vezes vou às compras pelos teus olhos. E imagino que estás comigo a encher o carrinho!...
    Babette

    ResponderEliminar
  3. A minha receita de mousse de manga é idêntica a esta. De damascos, nunca provei. Quando for ao El Corte Inglês, damascos em lata é mais uma das coisas a trazer :)Adorei as fotografias, no meio do verde todo, como diz a Babette.
    Beijos e continuação de bom domingo.

    P.S.: O filme que o Vasco foi ver está na minha lista. Já ouvi/ li coisas boas a respeito dele :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Graça:

    Tão rápido, o tempo. Mesmo que muitas vezes até pareça que não. Que demora. E o sol está daquela maneira que já é de Verão. Junho é Verão no princípio. E sim, esta base dá para outros frutos. Com substituição das natas por iogurtes, às vezes. A pensar em dias de calor com mousses frescas de frutos.

    Um beijo de boa semana.

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Olá Babette:

    O mês dos dias grandes. Era isso que me dizia que estávamos no Verão, quando era pequena e não ligava a calendários. Os dias eram bem maiores.
    Ainda bem que gostaste de ver a mousse que tinha acabado de fazer, quando falámos.
    Deambulações solitárias pelos corredores dos supermercados dão nestas coisas. Damascos em lata. E sim, um dia devíamos fazer um programa desse género:)

    Boa semana.

    Mar

    ResponderEliminar
  6. As receitas de mousses acabam por obedecer sempre a esta sequência. Foi a primeira vez que fiz de damascos. E ficou assim como tentei descrever em poucas palavras. O verde e a luz dizem mais sem palavras. Com a sensação de as minhas palavras não chegarem, sabes? Persistente, essa sensação. Valha-nos a luz, o verde e as mousses de frutos.

    Um beijo. Bom filme:)

    Mar

    ResponderEliminar
  7. Que linda despedida a do mês de maio. Acho lindo o fundo verde a contrastar com o pormenor claro da mousse.
    Sinto que perdemos mão no tempo, que este ano (letivo) passou num arejo e que ao darmos as boas-vindas a junho estamos à beira do Verão, outra estação que se aproxima.

    Um abraço.

    P.S A minha pequenita, que está aqui junto ao computador comigo, ao ver as fotos do post disse: mamã, olha a floresta do capuchinho vermelho! Adorou, portanto, toda a verdura e o vislumbre de um possível caminho por onde passaria a capuchinho vermelho. Não há machado que corte a raiz também à imaginação.

    ResponderEliminar
  8. Bem linda a mousse de damascos. Um fruto de outras paragens. Lugares sempre quentes.
    Que venham os dias de Junho, e que tragam o calor dos damascos !
    Gosto das tuas mousses simples e frescas, no teu jardim fresco também !

    Beijos,
    de ao pé do mar

    da Pipinha

    ResponderEliminar
  9. Olá Patrícia:

    Poderosa e incontrolável, a imaginação. Adorável, a das crianças.
    E passa rápido, o tempo. Os dias e os meses numa sucessão veloz, a dizerem-nos que passa depressa, o nosso tempo.

    Obrigada a si e à sua pequenina que viu aqui a floresta do capuchinho vermelho:)

    Mar

    ResponderEliminar
  10. Aí ao pé do mar também é fresco. Falta mar, aqui:) E sei disso. Quando faço mousses com frutos, lembro-me sempre de ti, que sei que gostas.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  11. Olá Mar,

    Damascos para mim significam calor, cheiros e aromas diferentes. Cor, muita cor, especiarias, ouro, tapetes, tecidos. Um idioma que nunca aprendi mas que me soa familiar sempre que o ouço. E acima de tudo trás-me recordações muito gratas da minha infância. E isto tudo graças à sua mousse, que me permitiu viajar no tempo e relembrar tantas coisas boas. Obrigada por isso.

    E sabe que curiosamente nunca provei mousse de damascos?

    Um beijo com carinho.

    Íris

    ResponderEliminar
  12. Olá Íris:

    Acontece isso tudo, também. E coincidimos numa outra coisa. Antes desta vez, nunca tinha havido mousse de damascos.
    Damasco é uma palavra linda, acho. Lembrei-me de um post anterior, com doce de damascos. Obrigada por ter dito que viajou no tempo. Faz-me bem imaginar coisas dessas a acontecer.

    Um beijo com carinho.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis