Hoje não.





























Hoje não contei o tempo. Hoje não tive mesmo de estar num lugar. Hoje não marquei horas. Nem contei os minutos. Dezassete minutos para almoçar. Dez minutos para ir às compras para o jantar. Oito minutos para chegar a casa. Não hoje. Tempo demorado e lânguido para acordar. E ouvir a chuva. Insistente. Persistente. Aquela cadência que se sabe desde sempre. Mas que é sempre diferente da última vez que sim. Que houve chuva. Como é que acontecem estas coisas? Nós até podemos achar que sabemos como é que são as coisas que julgamos conhecer desde sempre. Mas não é bem assim. É o que acontece com o que nos sabe bem. O sabor exacto do caramelo. Fecha-se os olhos um bocadinho e lembramo-nos. Depois acontece uma mousse de caramelo como a das imagens. E sabemos logo que é uma coisa que conhecemos sobre uma outra que desconhecemos. Quando é assim, sabe como nunca foi.

Mousse de caramelo

200 g de açúcar + 2 pacotes de natas + 1 folha de gelatina branca.

Um caramelo muito claro, antes. Só com o açúcar. Retira-se do lume e junta-se um dos pacotes de natas, a pouco e pouco. Se formar grumos, leva-se novamente ao lume, para se dissiparem. Dissolve-se logo a seguir a folha de gelatina (previamente hidratada em água fria). E depois as natas batidas. Envolve-se e leva-se ao frio. Quando for altura de ir para a mesa, mãos cheias de framboesas. Ficam bem. Muito bem. Associadas a caramelo muito suave.

Com uma mousse que soube a uma coisa que nunca foi, os seres mais recentes, aqui. Abriram os olhos, já. Consegui dar-lhes nomes. Serão Vento e Sol. Porque era assim que estava o dia em que nasceram para o mundo. Havia sol e vento.

9 comentários:

  1. Hoje não também para mim. Um dia sem horas para acordar e para tomar o pequeno-almoço. Um dia passado na companhia das crianças, dos livros, da televisão e dos blogues que sigo.
    Um dia com um jantar tardio, simples, porque um cozido de peixe é sempre algo despreocupante.
    Um dia para falar ao telefone sem pressas com a família e com os amigos longínquos.
    Um dia para voltar aqui e dizer-lhe que adorei conhecer o seu Sol e o seu vento e que eles têm sorte por terem acontecido no aconchego de um lar.
    Um dia para ficar a conhecer uma nova receita, o seu mousse de caramelo com framboesas, apetitoso na sua leveza intrínseca.
    Um resto de semana feliz.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  2. Apesar de hoje ter tido os minutos contados consegui fazer coisas diferentes e aproveitar o feriado para fazer um pequeno-almoço e almoço mais elaborados. A sua mousse teria sido perfeita para terminar o dia. Diferente e bem apelativa.
    Ficará bem presente o dia em que os bichaninhos nasceram, com o nome para o lembrar. São muito queridos.
    Continuação de boa semana.
    Graça

    ResponderEliminar
  3. Por aqui o dia de ontem foi a levantar-me bem cedo e a ter que me preocupar em olhar para o relógio diversas vezes, para evitar chegar atrasada aos compromissos.

    Afinal aqui era um dia de semana normal, e não de feriado como aí.

    Mas foi um dia de sol que antecipou o dia de hoje com ainda mais sol e calor. Isso torna qualquer dia mais agradável, e permite-nos encara-los com um maior sorriso no rosto, mesmo quando é um dia bastante ocupado de compromissos.

    As fotos dos gatinhos estão muito fofas e a mousse de caramelo está com um ar irresistível. Mas também decorada com framboesas que eu aprecio tanto, outro impacto não poderia ter em mim.

    Um Beijinho e óptimo fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Que bom o dia do meio da semana de minutos contados ter sido assim. fico contente com o teu oásis em dia de chuva. Eu também o gozei assim. Bem quieta, sem culpa de tão quieta!
    Quase se adivinha o sabor da tua mousse, o sabor novo de uma mousse. Mais uma variação daquele creme de caramelo. Lindo !
    E os dois pequenitos de olho já aberto, vão começar a ficar engraçados.
    Beijinhos grandes
    da Pipinha

    ResponderEliminar
  5. Olá Patrícia:

    Fico feliz por também ter havido nãos neste dia. Passamos a vida a ter de dizer que sim a uma série de coisas. Gostei da sua sequência. Coisas que lhe fizeram bem.
    Os gatinhos estão cada dia mais amorosos. E sim, uma sorte enorme terem acontecido aqui. Têm-nos dado tanto.
    Este doce de caramelo é uma série de coisas boas. Leve. Quase etéreo.
    Já foi, a semana. Cansativa. Ainda bem que já foi.

    Dias bons para si, aí na sua ilha.

    Mar

    ResponderEliminar
  6. Olá Graça que teve os minutos contados num feriado:)

    Ainda assim, desse dia com o tempo contado, surgiram coisas que lhe fizeram bem. A ver se a mousse de caramelo das imagens termina um dos seus dias. Neste dia, aconteceu aqui. E soube bem. Tanto, que desapareceu. Ficou na memória. Como o dia em que os gatinhos da Milky vieram ter aqui. Estavam numa nuvem e acabaram por vir para aqui.

    Que a semana a começar seja boa, Graça. Obrigada.

    Mar

    ResponderEliminar
  7. Olá minha Turista:)

    Pois. Eu lembrei-me de si. E sabia que este dia não seria lido como feriado, aí. Aliás...há disso, aí?:) Em todo o caso, qualquer dia em que nos possamos abstrair um bocadinho é um dia que vale por si. Desde que estejam garantidas as premissas fundamentais: estarmos vivos e com saúde. Quando é assim, tudo o resto estará.
    Espero que esteja com menos compromissos, agora. Que esteja bem.

    Uma boa semana para si.

    Mar

    ResponderEliminar
  8. Olá Pipinha:

    Pensar que pareciam um bocadinho feios, quando nasceram:) Olhos azuis tão brilhantes, agora. E a parecerem gatos em ponto pequeno:) Estão ali na sala, agora. Já caminham sozinhos, com passinhos hesitantes e amorosos.
    Tens de experimentar esta mousse. É de gostar, sabes? E fez com que este dia fosse ainda mais bonito. Hei-de lembrá-la assim.
    Mais dias sem culpas e quietos para ti:) E um beijo. Passou a voar, o fim-de-semana:)

    Mar

    ResponderEliminar
  9. A mouse parece terum óptimo aspecto!

    ResponderEliminar

AddThis