Coordenadas.
































As primeiras coordenadas vieram-me de um livro. Évora foi aquele livro. Évora é aquele livro. Creio que não consigo mover-me ali sem pensar nos passos daquelas personagens. Lembro-me de lhes dar rostos e vozes. E aquilo que nunca mais consegui esquecer. Isto. Se dissermos muitas vezes uma palavra ela deixa de significar. A palavra era esta. Pedra. O livro era este. Aparição. E então, sigo-lhes os percursos. Uma e outra vez. Évora é o olhar deles. E o do meu marido. Que foi assim como a personagem principal, há uns anos. Um professor de liceu muito jovem. Não de Português. De Filosofia. O olhar dele vai sem hesitações. E eu vou atrás. Ou ao lado. Talvez ao lado. Quando é assim, deixamo-nos ir. Enquanto ouvimos as coordenadas que nos são oferecidas. Se passares por aqui, ficas sempre ligada a Évora. Mesmo que vás para muito longe e nunca mais voltes. E eu passei. Escolhi ficar ligada à cidade feita de labirintos brancos.
Ao virar de uma esquina de cal, entra-se no Fialho. E sabemos que sim. Que é de confiar. Permanece a memória grata de há anos. Continua tudo como se deixou. Talvez os pratos ainda sejam os mesmos. Os talheres. Talvez nem mesmo isso tenha sucumbido à passagem dos anos. Bom assim, que alguns lugares sejam redutos de coisas que nos são gratas. Tanto muda, já.
Na Rua Pedro Simões. Um quarto para as nove. Um restaurante com hora marcada. Muito exacta. Também ali vive o Alentejo. Vem muito perfumado, numa terrina com açorda. O Alentejo que se quiser, naquela terrina. E saber que se há-de querer mais daquele Alentejo. Uma e outra vez.
Na Rua de Cicioso. Um tesouro escondido. É preciso deambular. É preciso percorrer as pedras do chão com tempo. Até abrir as portas da Pão de Rala. O mais difícil é mesmo escolher. Hesitações doces, as daquele lugar. Inapelavelmente doces. Nada a fazer. E ainda bem que sim. Que de vez em quando, seja mesmo de não conseguirmos resistir ao que nos interpela.
São minhas, as coordenadas. Deixo-as aqui. Talvez possam pertencer a mais alguém. Talvez possam fazer bem a alguém. O melhor dos pretextos para que aqui fiquem.

12 comentários:

  1. Coordenadas muito precisas, bem registadas fotograficamente e que dão vontade de regressar à cidade onde passei um fim-de-semana já há alguns anos.
    É bom regressar aos lugares que nos são queridos.
    Um beijo e continuação de boa semana

    ResponderEliminar
  2. Anotei as coordenadas. Numa próxima ida ao Alentejo de que gosto tanto, irei guiada pelos vossos olhos.
    E é bom haver lugar para o de sempre (o conforto do que conhecemos), mas também para algo de novo (sobretudo quando consegue surpreender).
    Um beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Olá Graça:

    Bom que assim seja. Que haja vontade de regressar a um lugar onde se foi feliz. Mesmo que até se diga que não. Que não devemos regressar aos lugares que nos viram ser felizes. Eu permito-me discordar. Obrigada. Mais uma vez.

    Um beijo para si. Pela semana que está quase a chegar ao fim.

    Mar

    ResponderEliminar
  4. Também és de anotar. Como eu:) São referências a partir do nosso olhar, estas. Os lugares de sempre acolheram como sempre. E os que não, como se acolhe da primeira vez. Daquela maneira que fica na memória e que dá vontade de querer mais.

    Um beijo para ti.

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Olá, minha querida. Também conheci Évora pela mão do Alberto, há uns anos atrás. E agora, reencontro a cidade pela tuas mãos. Lindas, as fotografias. Tanto estas como as do post anterior. Gosto particularmente desta última das árvores. Aquele olhar muito poético a que já nos habituaste.
    Um beijo
    P.S. Ontem, comi lapas e lembrei-me de ti ;)

    ResponderEliminar
  6. Que boas as tuas coordenadas. Que hei-de anotar ou consultar em cima da hora, procurando o post tentando lembrar-me da data, como é mais meu ;)
    O livro da Aparição e Évora. Lembra-me a única vez que fui, numa visita de estudo no 12º, enquanto estudávamos a obra. Havia uma exposição sobre o Virgílio Ferreira, algures na cidade. Estava calor.
    Bonita a imagem de irem lado a lado, percorrendo os caminhos onde voltar.
    Um beijinho grande,
    da Pipinha

    ResponderEliminar
  7. Olá minha Ilídia:

    Lindo, o assinalar desse reencontro. E que as passagens do livro tenham sido as hesitações pelas ruas brancas de Évora.
    E um dia decido-me e experimento essas coisas todas. Lapas, por tua influência. E ostras, por causa da Guida:) Enquanto não, é engraçado que te tenhas lembrado de mim a propósito de uma coisa que eu nunca comi.

    Um beijo de boa semana, que já é Domingo à noite.

    Mar

    ResponderEliminar
  8. Não estudei o livro. Não nesse sentido. No meu ano não fazia parte do programa. Cheguei por outras vias ao Vergílio Ferreira. Vagão J. Foi o primeiro de todos. Depois os outros. Estão ali todos. Muito juntos. Alguns repetidos. Os meus e os do Vasco. E sim, ao lado uns dos outros. A ver se continua a ser assim como tem sido.
    E a ver se vais a Évora outra vez:) Com ou sem estas coordenadas.

    Um beijo, Pipinha.

    Mar

    ResponderEliminar
  9. Évora é uma cidade linda, de pessoas extremamente simpáticas... é a cidade da minha grande amiga Cláudia... onde aprendi a gostar de coentros... e a comer gelados na Praça do Giraldo...

    Mas no Verão o calor é insuportável...

    Lindas as tuas coordenadas :)

    Bj

    ResponderEliminar
  10. Sim, também me lembro desse calor todo, quando é Verão. De não se conseguir respirar.
    Aprendeste a gostar de coentros no sítio certo, minha Sophy:)
    Que bom que esta cidade quente signifique uma pessoa para ti. Para mim, a Figueira és tu:) Estás a ver como são estas coisas?

    Beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  11. Engraçado perceber por estas linhas que, há muito, nao lembrava um dos meus autores de eleição. E já agora da minha cidade natal.
    Porque as coordenadas deixadas se assemelham as que daria, deixo-lhe duas na mesma linha. Quarta-feira e pau de canela.
    Depois me dira.
    M

    ResponderEliminar
  12. Só agora vi o seu comentário. As minhas desculpas por só responder agora. Uma das referências foi esse lugar. Quarta-feira. Estava fechado, naquele dia. Mas quando voltarmos à sua cidade, iremos lá. E a esse outro que aqui deixou. E que eu agradeço.

    Obrigada pelo seu comentário, M.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis