Como se nunca tivesse acontecido.




Não foi bem assim que começou. Não era para ser assim. Nem sequer era para ser cá fora. É que eu não sabia. Não sabia que ia haver o sol todo que aconteceu. Foi por isso. Ainda hesitei. Dentro, estava já pronta. A mesa estava posta. Já só era de uma ou outra hesitação, antes que chegassem as minhas pessoas. Num respirar, a reformulação. Dava lá para abdicar do sol? Não, não dava. Não deu para isso da abdicação. Já tem de ser tantas vezes, abdicar. Deixar cair. Deixar ir. Aqui estava ao alcance. Dependia só de um respirar breve. E de dizer interiormente que não fazia mal. Que era só deslocalizar o que já tinha sido feito. A pretexto do sol. E ainda bem. Que o meu imaginário deste dia tenha tido luz sem outros filtros que não os ramos das árvores. As sedas das procissões nocturnas da Páscoa. Nas janelas das casas. À mesa. Mesas feitas de seda às cores. Num jardim verde cheio de luz. Enquanto se adivinhava a vida dos gatinhos da minha Milky. Foi mãe, hoje. No tempo de reformular ou não uma mesa, a gatinha que apareceu aqui há uns meses, decidiu sem direito a reformulações. Muito serena, com aquela altivez felina de que gosto muito. E é mãe. Duas vidas a começar, enquanto eu reformulava mesas. As coisas seguem o seu curso. É bom constatar que sim. E então, a mesa do almoço de Páscoa deste ano, será sempre mais vida. Estive há pouco a fazer-lhes miminhos. Nem abrem os olhos nem nada. Um deles ficou muito quietinho no meu regaço. Imperturbável. Eu sei que coisas destas acontecem milhões de vezes. Que neste momento, estarão a acontecer milhões de vidas. Mas estas nasceram sob o meu olhar comovido. E foi como se nunca tivesse acontecido antes. Como se não voltasse a acontecer. E não. Não estas. Neste dia. Não sob este sol que houve.

12 comentários:

  1. Falávamos enquanto decidias que sim. Ias colocar tudo cá fora. E deste-me a boa notícia: as duas vidas da milky tinham nascido e parecia estar tudo bem. Tão literal o significado da tua Páscoa. É ressureição e vida. No teu caso vida felina ;) E aconteceram duas mesas lindas. Misturas pratos, toalhas e guardanapos com um bom gosto invulgar. Acho que já to disse, não?
    Babette
    PS. A minha mãe tinha-te comprado esses guardanapos. Mas depois decidiu-se pelo chá, porque adivinhava que eram tão cara da Mar que de certeza já os terias...

    ResponderEliminar
  2. : ) Só para dizer boa noite.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Esqueci-me de assinar, sou a Jo : )))

    ResponderEliminar
  4. Foste a primeira a quem telefonei:) Sabia que os teus dois índios estariam em pulgas. Diz-lhes que ainda não têm nome. Hoje andei a ver se conseguia entender os sinais da princesa Milky. Tão altiva que costuma ser, mas hoje parecia andar em busca de carinho. E não sei mais o quê.
    Uma pessoa que mistura coisas, a tua amiga Mar:) Gosto de uma certa descoordenação à mesa. Ou desconstrução. Deve haver um conceito qualquer para essas coisas de misturar coisas:)
    Tão amorosa, a tua mãe. O chá que diz "rose wisdom" faz-me bem. Tranquiliza-me. E não consigo resistir aos padrões florais. Só quando o Vasco põe aquelas objecções que tu sabes:)

    Beijo.

    Mar

    PS: Amanhã ligo ao fim de tarde, que quero falar com o teu pai:)Dizes depois se pode ser?

    ResponderEliminar
  5. Olá Jo:

    Boa noite para si também. Onde quer que esteja. Obrigada.

    Beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  6. Imagino-te rápida, a fazer essa mudança para o sol :) Ficou, com certeza, igualmente bonita a vossa mesa de Páscoa! Com mais a alegria dos gatinhos, que chegaram da milky ! É uma coisa rara isso de acompanhar um nascimento. Muito heroína a mãe gata, que protege e alimenta os seus pequeninos, um milagre que se vê acontecer!
    A ver se te encontro amanhã. Para um abraço pascal ! I call you !
    Beijinhos!

    da Pipinha

    ResponderEliminar
  7. Foram as tuas primeiras palavras quando me telefonaste:"A Milky teve gatinhos. Dois." E eu a dizer-te que não podiam ser só dois. Que iam nascer mais. Afinal, enganei-me :) Mas todos os nossos gatos tinham sempre quatro, no mínimo. Estas duas vidas vieram tornar o vosso almoço ainda mais especial. As tuas mesas estão lindas, com misturas muito à Mar :) Concordo com a Babette. As tuas misturas são de um bom gosto pouco comum.
    Um beijo
    P.S.: Já começaste as aulas, não? Amanhã à noite, ligo-te.

    ResponderEliminar
  8. E fez muito bem transitar. O sol confere-nos outro ânimo, outra motivação. Abraça-nos com o seu calor, ainda morno nesta altura.
    E agora sei que a sua Páscoa foi feliz.
    Nós também tivemos a surpresa de um nascimento de gatinhos em plena Sexta-feira santa. Quatro vidas se ergueram num dia em que os cristãos católicos celebram a morte. Contrastes a lembrar que a vida continua para muitos e acaba simultaneamente para outros tantos.
    Uma gatinha selvagem aconchegou-se no cesto da nossa máquina de cortar relva e ali fez o seu ninho de maternidade. Quatro gatinhos ainda com os olhos fechados, como os da sua Milky.

    Um abraço
    Patrícia (foodwithameaning)

    ResponderEliminar
  9. E almoçámos:) Depois de andarmos desencontradas. Tu em Barcelona a caminhar muito. E eu pelo Alentejo de que gosto tanto. A ser guiada pelo Vasco, que conhece Évora de olhos quase fechados:)
    A Milky portou-se muito bem. E deixa-me pegar nos bebés dela e tudo. Não fica agressiva nem nada. Por isso, sim. A mesa foi sendo composta à medida que as vidas iam surgindo dela. No dia de Páscoa. Um sinal bom, quero pensar.

    Boa semana para ti, Pipinha! E um beijo.

    Mar

    PS: Soube tão bem, o teu bolo-presente:) Grazie!

    ResponderEliminar
  10. Olá minha Ilídia:

    Começaram hoje, as aulas. As saudades que tinha:) O Vasco ri-se sempre um bocadinho deste encantamento inicial. Soube mesmo bem pegar no meu caderno com os planos de aula para o Memorial do Convento e o Frei Luís de Sousa. Tu entendes:)
    Eram três gatinhos. Tinhas razão. Um não conseguiu. Foi triste como são estas coisas. Vou vê-la daqui a pouco, antes de ir dormir. Para lhe fazer carinhos. E aos bebés:)
    Essa expressão é bonita. Coisas à Mar:) Seja. Sentia falta de ser eu a pôr as mesas. É sempre assim, quando ando por fora um bocadinho.

    Um beijo para ti. Que tenhas começado bem o terceiro período.

    Mar

    ResponderEliminar
  11. Coincidência boa, Patrícia. Mais multiplicada, no seu caso. Eu ainda ando a integrar isto de imaginar três gatos aqui em casa. Ou lá fora no jardim. A ver se corre bem. Se estamos à altura.
    Agora é pensar em nomes:) Hão-de surgir sem mais. Quando abrirem os olhos, muito possivelmente.

    O meu carinho para os Açores. Para a Patrícia que dá sentido à comida:)

    Mar

    ResponderEliminar
  12. O sol é um bom pretexto para alterar alguns planos. A mesa está linda, no jardim, com o sol radioso. E mais radioso ficou o dia com o nascimento dos gatinhos. É muito gratificante ver o nascimento de um novo ser! Um novo sentido que deu à sua Páscoa!
    Uma boa semana!

    ResponderEliminar

AddThis