Quase que sabe a Itália:)





























Duas variações em torno da mesma matriz. Duas maneiras de aceder a um sabor que é igual. Em versão mais ou menos minimalista e simétrica. E uma outra mais efusiva. Mais de fusão. Pode ser um acompanhamento. Pode ser uma maneira de dar início a uma refeição. Pode ser o que quisermos. E sabe a um país de que gosto muito. Sabe ao que conheço. E ao que espero vir a conhecer.

Espetadinhas de mozzarella e tomate-cereja

Uma embalagem de queijo mozzarella em bolinhas pequenas + uma embalagem de tomate-cereja + orégãos + azeite + vinagre + um fio de mel + flor de sal.

É fácil. Alterna-se o queijo com o tomate. E prepara-se o vinagrete, juntando os ingredientes num copo. Mexe-se bem e rega-se as espetadinhas. E esta versão é mais prática para ser servida como entrada em refeições que são sem lugar certo para sentar, de tão informais.

Mozzarella e tomate com vinagrete de três pimentas

Corta-se dois queijos mozzarella em cubos. Faz-se o mesmo ao tomate. Coloca-se tudo num prato fundo. E cobre-se com azeitonas cortadas em pedaços. Depois, é só preparar o vinagrete. Assim: azeite, vinagre, flor de sal e as três pimentas (verde, vermelha e preta). Moídas na altura e numa quantidade generosa. Rega-se o queijo e o tomate e finaliza-se com manjericão picado. Fica muito bem a acompanhar o que se entender. Ou a valer por si.

E com este vinho. Monte da Peceguina Tinto 2009 da Herdade da Malhadinha Nova. Muito de acordo com este vinho. Sem descrições. Prefiro deixar assim. Porque é de sentir de olhos fechados, o vinho. Fica por conta de cada paladar, a apreciação. Mas posso dizer que é dos que deixa rasto. Indelével, como se quer de um bom rasto. Para juntar às coisas que quase sabem a Itália.

10 comentários:

  1. Olá, Mar. Estou mesmo em cima do acontecimento. Como "sigo" o seu blogue, vi que tinha novo post e fui a primeira a comentar:)Lembrei-me do comentário de alguém ao seu post de ontem. É, sim, possível seguir o seu blogue.
    Gostei muito destas sugestões mediterrânicas e a saber a verão. E fiquei bastante curiosa em relação ao vinho, mesmo sem as descrições técnicas. Preferi a sua sugestão de o "sentir de olhos fechados".
    P.S.: Em relação a descanso, ainda me falta um bocadinho para as férias. Só quase no fim do mês, infelizmente.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Mar. A Itália no jardim de sua casa. E agora à minha porta.
    Todas sugestões também do meu agrado, bem perfumadas.
    Um beijinho.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  3. E aqui está a Lusitana para lhe dizer um olá e realçar as fotos, muito em particular a que consegue um reflexo das folhas verdes no copo de pé alto. Saiba a Mar que tinha actividade alternativa nesse mundo belo da arte de fotografar. Capta muito bem os pequenos-grandes pormenores nas composições do dia a dia. Exemplo bom, o de hoje.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Passo para deixar um beijinho, antes de mais um dia de escola. Mas logo à noite Farka Touré, no Tom de Festa. África!(www.acert.pt/tomdefesta11).

    Muito apetecíveis e frescas as tuas receitas. Aproximações de Itália. De verão. Delicias. Vou apontar o nome do vinho da peceguina :)

    Outro beijinho!

    ResponderEliminar
  5. Olá Ilídia:

    Sabe que há uma série de coisas neste universo que me escapam? Pura e simplesmente. E isso não é por ser desinteressada ou algo do género. Só por haver uma dimensão mais técnica que não conheço. Daí o facto de nem sequer saber o que significava isso de se ser "seguidor" de um blog. Explicaram-me ontem que sim. Que é como a Ilídia disse agora. E que é mais prático para quem segue um blog.
    As coisas mediterrânicas sabem a isso que disse. A Verão. A um bocadinho de Itália. E ao que quisermos. O vinho é óptimo. A ver se o sente de olhos fechados. Para que seja a sua vivência a descrever.
    Eu estou quase. Quase. E solidária consigo até ao final do mês:)

    Um beijo para si.

    Mar

    ResponderEliminar
  6. Olá Patrícia:

    Que bom que há um bocadinho de Itália à sua porta. Depois do jardim aqui em casa. Viajados, os pedacinhos de Itália. A atravessar o mar e tudo:)

    Um beijo para a ilha que a acolhe.

    Mar

    ResponderEliminar
  7. Olá Lusitana:

    Quem diria. Mesmo. Isso das fotografias. A minha máquina é pouco sofisticada. Ou nada. Chamo-lhe máquina de carteira, para ter uma ideia. Mas tenta-se compensar isso com outras coisas, creio. Os cenários. "Produções" à medida de um lugar virtual que não é profissional:) E obrigada. Foram casuais, as folhas no copo. Aconteceram. Como as coisas que eu acho mesmo lindas.

    Um beijo com carinho.

    Da Mar.

    ResponderEliminar
  8. As coisas que tu conheces:) Quem são esses? Ou o que é? Um som muito do Tom de Festa. Fazem bem. Tu e o teu Pedro. Em irem a uma festa. Nós vamos amanhã à noite. Em direcção a música, também.
    Aproximações a Itália:) Quase em Itália. O vinho é daqueles de que o Pedro vai gostar, parece-me. E sabes que mais? Venham cá ter os dois. Para um copo de vinho no terraço de que tu gostas muito:)

    Um beijo da tua amiga Mar. Feliz por estares de volta.

    ResponderEliminar
  9. Quase em contagem decrescente, a tua Itália...
    E eu cheguei a casa há meia hora! Dura esta minha contagem decrescente. Mais suavizada por pinceladas de Itália e reflexos verdes nos copos de um vinho que gosto muito! Tão bonitos os desenhos nessas garrafas...
    Beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  10. Está quase, a Itália para a Mar:) E imaginei que sim. Que ainda estivesses em plena contagem decrescente. A voar, depois de um dia duro. Pensa que está a uma distância cada vez menor. O Verão todo que mereces. Muito feliz por ter suavizado um bocadinho a tua contagem decrescente. E ainda mais por gostares deste vinho de que gostamos muito:)

    Um beijo de boa noite. A ver se sonhas com Verão.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis