Mediterrâneo.



Numa palavra, o sol todo. O tempo lento dos lugares que têm sol. Os tons-terra dos lugares que têm sol. Verdes secos. Ocres. Castanhos e cor de areia. Mediterrâneo. E uma palavra ser os países todos que têm mar e luz quente e prolongada. E comida. O sabor dos países que têm sol. Que perdura na memória afectiva.
Creio que seria infeliz num lugar onde o sol fosse escasso. Uma daquelas evidências. Uma mesma herança solar, que partilhamos, os países mediterrânicos. Olhados de cima pelos nórdicos. Inveja do nosso sol, provavelmente:). E sim, somos conhecidos por reagirmos a quente. E sim, as mesas dos italianos, dos portugueses, dos espanhóis e dos gregos são barulhentas e inflamadas. De tão apaixonadas e espontâneas. E sim, gostamos muito de sol. De mar. De comida que vem da terra e do mar. Somos de transformar coisas que seriam só de comer em memórias. De as celebrar à mesa. Como hoje. Que apeteceu uma memória. O que mais ficou em mim de uma ilha no Mediterrâneo. Parmesão e mel. Simples. As refeições num bistrot pequeno. Familiar. E uma proprietária claramente nórdica. 
Chegar a casa com sol. Cortar lascas finas de parmesão. Uma colher de mel de flores. Lavanda. Ramos da oliveira do jardim. Um sabor que teve sol. Um final de tarde que recuperou a memória quente de Maiorca. Lá, era sobremesa. Aqui, gosto que seja uma maneira de dar início a uma refeição num dia de sol. Basta ter parmesão e mel. Uma maneira de gostar ainda mais de regressar. Todos os dias. Hoje foi assim. Com mel e parmesão. E Unfinished Sympathy. Massive Attack. Música para haver um bocadinho dos lugares que não têm o nosso sol:)

12 comentários:

  1. Mais uma coisa a unir-nos. Maiorca. O mar de maiorca. As cores. Passei lá a lua de mel, vai fazer 11 anos. Recordo os almoços, a ver o mar, com um jarro de vinho branco e paella. Os longos passeios na bicicleta charmosa, com cestinho. As ensaimadas. As sangrias cheias de fruta e muitas palhinhas. O tom dourado da nossa pele (tão diferente do branco pouco saudável de hoje). Gostei deste parmesão com mel. Eu, que moro numa ilha verde, salpicada de vaquinhas pretas e brancas, no meio do Atlântico. Um beijo grande

    ResponderEliminar
  2. E a Lusitana passa sempre pelo blog da Mar. Uma vez ou outra não resiste e põe um comentário. Penso que o impulso não tem muitas regras, hoje foi a beleza das fotografias. Muito fotogénica a mistura que apresentou. E são as tais coisas simples que celebram um dia a dia que esperemos continue a ter muito sol.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Também sou "regada" pelo sol. Penso que me iria custar sempre muito viver num país sem esta nossa luz. E sem o nosso mar. E agora também sem a Mar... ;)
    Parmesão com mel. Tão simples que basta.
    Um bom dia. Com comentários, espero!
    Babette

    ResponderEliminar
  4. Olá, Mar

    Também gosto de mel. Esta semana tenho chegado a casa tão cansada, que o meu jantar foi muitas vezes pão de trigo caseiro com mel que trouxe de Coruche. Acompanho com umas lasquinhas de queijo manchego. É um pequeno prazer que me deixa mais calma e com mais energia. Vou comprar parmesão para experimentar a combinação.

    beijos

    Fa

    ResponderEliminar
  5. assim também eu comia de 2 em 2 horas. pedro

    ResponderEliminar
  6. Olá Ilídia:

    Muito bonita, aquela ilha cheia de sol. Quando a evoco, lembro-me disto que ficou hoje. E de umas tartes de cebola que provei numa quinta, na zona montanhosa da ilha. Gostei muito das suas recordações. De sabores. Do mar. De pele bronzeada. E passeios de bicicleta. Tudo associado a uma lua de mel.
    A sua ilha deve ser linda, de tão verde.

    Um bom fim-de-semana para si. Cheio de coisas boas na sua ilha verde.

    Mar

    ResponderEliminar
  7. Olá minha Lusitana:)

    Acho que não. Que o impulso é desobediente às regras:) Acontece e pronto.
    Obrigada por ter gostado das fotografias com cor de mel e um bocadinho da luz do Mediterrâneo. As tais maneiras de celebrar o quotidiano. Ontem apeteceu que fosse assim, a celebração.

    Um beijo com carinho para si, que tinha saudades suas:)

    Mar

    ResponderEliminar
  8. Olá Babette:

    Difícil imaginar uma existência sem possibilidade de mar. Sem possibilidade da nossa luz quente do sul.
    Fica muito bem, esta associação. Muito elementar, a obedecer aos preceitos da cozinha do sul.
    E sim, hoje já posso comentar durante o dia. O blogger já não tem problemas com o perfil da Mar:)

    Um beijo de bom fim-de-semana para ti.

    Mar

    ResponderEliminar
  9. Olá Fa:

    Fica bem com manchego, também. Sabe que esse é o queijo preferido do meu filho? Adora manchego. Como a mãe. Faz lembrar mais sul. Sevilha é um pedaço de manchego. E sangria muito fresca.
    Espero que lhe saiba bem o mel e parmesão. E que o seu fim-de-semana seja com sol doce.

    Um beijo da Mar.

    ResponderEliminar
  10. O mais possível. A ver se não te esqueces. De duas em duas horas:) Há muito para escrever, não é?

    Um beijo da Mar. Para o Pedro.

    ResponderEliminar
  11. O Sol d'aMar, ao som de Massive Attack!
    Perfect...
    (Um beijo nosso!)

    ResponderEliminar
  12. À partida, Massive Attack não é propriamente solar:) Acrescentamos nós o sol. Para que as coisas tentem ser um bocadinho isso. Perfeitas.

    Um beijo meu. Para as duas meninas dos olhos que brilham muito.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis