Mousse de Maracujás


Feito num vislumbre, este doce. Tão simples. O doce a contrastar com o ácido da fruta. Fruit de la passion. Passion Fruit. Para nós, maracujá. O elemento mais bonito da mesa do almoço de hoje. Servido em copos de água, com traços de ouro.
A lembrar as virtudes da simplicidade, esta sobremesa. Porque apesar de gostar muito de todo o tempo e paciência que dedico a fazer comida, é sempre bom quando acontece assim. Quando não são precisas muitas operações para termos um pedaço efémero de prazer. Quando não há ingredientes rebuscados. Foi assim, com este doce que recuperou frutos que, para os franceses e para os ingleses, evocam paixão no nome.
Porque está calor. Porque há tempo que já desperta vontade de Verão. De Verão dourado na pele. O tempo que nos desperta está aqui. E é feito de sol, de calor e de luz. Eu quis acrescentar uma mousse de maracujás. Muito fresca. Com a consistência certa. A encerrar uma refeição luminosa.

12 maracujás + 1 lata de leite condensado + 4 iogurtes gregos

Retira-se a polpa dos frutos com uma colher. Junta-se depois o leite condensado e envolve-se bem. No final, adiciona-se os quatro iogurtes. Basta ir ao frio durante uma hora. Mas pode ficar lá o tempo que quisermos:)

Três linhas de instruções e mais uma de ingredientes. Eu tinha dito que era simples, não tinha?

6 comentários:

  1. Olá, Mar
    As receitas mais simples são por vezes as melhores, por ressaltarem apenas o que é importante. Imagino-a a terminar o almoço com uma taça de mousse, enquanto recupera imagens de Florença.
    Há pessoas que sempre que partem para um novo destino gostam de colocar na pagagem uma livro cujo enredo decorra nesse espaço. Confesso que sou muito caótica para ter este tipo de preocupações. Por outro lado, gosto de ser surpreendida. De caminhar ao acaso pelas ruas. Quando regresso é que gosto de comprar os livros para procurar compreender melhor o que vi e o que não vi. Será uma abordagem discutível, mas sou assim. Pouco organizada.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Fa:

    Muito de acordo. As receitas simples fazem-nos olhar para o essencial. Concentramo-nos mais facilmente nos sabores e nas consistências. Para lhes darmos a densidade que sentirmos.
    Sabe uma coisa, Fa? Antes das viagens, a única coisa que antecipo com cuidado, é o hotel. Porque sei que vai determinar em grande parte as memórias que vou trazer. E alguns restaurantes, também. Tudo o resto, quero só viver lá. Sem grandes teorizações prévias. E de cada um dos destinos, vêm sempre livros. E as memórias integradas. Por isso, apesar de ser tendencialmente organizada e disciplinada, nesse particular, sou como a Fa:)Caminho ao acaso. E acabo sempre por ser surpreendida.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  3. Uma sobremesa simples mas acrdito que "imensamente" saborosa. A fazer-me recordar uma panna cotta com "calda" de maracujá e manga que comi na cidade-luz, e que vou ter de arranjar tempo para fazer porque era maravilhosa.
    E esta vou ter de fazer também, ainda por cima está acompanhada por um livro que nunca li e que, agora que penso nisso, já não vejo há bastante tempo, sobre "a cidade do lírio".

    Tinha muitas saudades de vir aqui. ;-)
    Um beijo grande e votos de uma excelente semana.
    Sandra

    ResponderEliminar
  4. De regresso, a Sandra dos livros:) Também tive saudades suas, sabia? Habituamo-nos virtualmente às pessoas.
    E já a partilhar um dos sabores de Paris. Um doce italiano com frutas tropicais.
    E ficou bem, esta mousse. Desapareceu num ápice. A parte boa é que é rápida de fazer. Por isso, haverá direito a encore nos próximos dias:)
    O livro é muito bom. Uma história em Florença.

    Um beijo para si. Também a desejar uma boa semana.

    Mar

    ResponderEliminar
  5. A receita é "simplesmente" deliciosa....
    Já te disse que foi um dos frutos que comi (acho que) todos os dias lá na terra dos Cangurus. E tão bonito o nome inglês de Passion Fruit....
    Em breve vou experimentar!...
    Beijos com saudades de vir aqui sem pressas.
    Babette
    PS. Usaste iogurtes gregos açucarados ou sem açúcar?....

    ResponderEliminar
  6. Desapareceu rapidamente, a receita que era "simplesmente" deliciosa:)
    Engraçado, mais uma vez, como as coisas acabam por convergir. Um fruto presente nos teus dias lá longe e integrado num doce, apesar de na altura não saber. A assinalar o teu regresso.
    Acho que vais gostar deste doce de Verão. Apaixonadamente:)
    Os iogurtes eram açucarados. Só reparei quando cheguei a casa. Mas ainda bem que assim foi, porque a acidez dos maracujás é muito intensa. Contamina tudo:)

    Um beijo de segunda-feira.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis