Antes que o dia acabe.




Muitas coisas, no dia de hoje. A acabar com o pior dos desalentos: o colectivo. E mais directos. Mais comentários. Mais últimas horas. Mais comentários. Mais palavras discursivas. No abismo. Mais palavras para lermos ao contrário. Por não significarem. E por outras coisas que não cabem aqui. Porque aqui, hoje, é o dia inteiro de uma amiga. Porque foi o dia em que nasceu a minha amiga Maria.
De corpo frágil de bailarina e alma grande, inteira. Uma daquelas pessoas que está. Que existe em forma de dádiva. Que ensina uma arte. Faz com que as pessoas dancem, a minha amiga leve. Transforma a música em dança nos corpos. Tão generosa, que no dia em que fiz trinta anos, me ofereceu uma dança. Ao som de música que não se gasta, de tão etérea. Dou-lhe hoje o melhor que posso dar. Palavras que a tentam dizer. Imagens que tentaram guardar um final de dia de aniversário. Que foi de conspiração sussurrada. Telefonemas matinais sobre um bolo negro por fora, com a cruz branca dos The XX. Sorrisos cúmplices. E alegria cheia de sol. Até chegarmos todos a uma mesa, num lugar junto a um rio. E o aroma das glicínias por todo o lado.
O dia é dela. Este dia histórico por motivos tristes, pertence-lhe. E à ideia muito preciosa que esteve à mesa. A de gostarmos de gostar dela. Sem que importe se era final de dia. Se esta está a ser uma semana particularmente cheia. Se há afazeres e compromissos que ficaram em suspenso. Havia uma vida para celebrar. Era isso que era urgente fazer. Estar ali. E ter pensado num bolo que a dissesse. Num presente onde pudéssemos guardar os nossos nomes. Registados neste dia. Enumerados numa página em branco. A abrir um livro que há-de ser aquilo que ela quiser que seja. Oferecido por cada um dos nomes na página em branco.
E registar também o reencontro com a alma inquieta da Leninha. Grécia, Índia, Macedónia. E agora aqui. Sempre por enquanto. Abraços prolongados sem perguntas. Como se tivesse sido ontem. Como se não tivesse havido um intervalo de meses, desde o último abraço.
Para nos lembrarmos que o nosso mundo seria menor sem a Maria. Sem a dança, sem a música, sem os sorrisos, sem os abraços. Para me lembrar que o meu mundo não seria tão bonito, se ela não existisse nele. Obrigada por isso. Por existires. E por aquilo que diz a música. I'll stay in the darkness with you. É o que fazemos pelos nossos afectos, também.
Uma página aqui. Da Maria. Antes que o dia acabe.
NB: Obrigada à Cristina. Que concebe emoções em forma de bolos. Pela paciência com a Mar, que faz sempre pedidos destes:)

5 comentários:

  1. O dia em que gastei 3,25 € numa Sumol...
    O dia em que decorreu o concurso "Saber +".
    O dia em que festejámos o que tinha de ser festejado.
    O dia quente e ligeiramente abafado em que expressámos o que sentimos uns pelos outros e mostrámos que, como equipa, superamos o Barcelona...

    ResponderEliminar
  2. Mar:
    Semana longa, esta que está prestes a acabar! Mas ainda com tempo para vir ler palavras lindas como estas, transparecendo algum código de experiências passadas, para quem lê basta saber que a amizade está e esteve presente em momentos bem aproveitados!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Um dos dias de uma semana impossível. Que acabou de terminar. Com música e felicidade. Ainda assim, houve tempo para estarmos. Num dia quente. Para nos lembrarmos que estamos todos os dias juntos. E que gostamos que isso seja assim.
    Em nome da Maria. E das coisas lindas que ela significa.

    ResponderEliminar
  4. Olá Lusitana:

    Nem imagina o quão longa foi a minha semana. A Semana Cultural na minha escola. Convidados e coisas a acontecer todos os dias. Em simultâneo. Mas linda, todos os dias! Com sol. E com todos os ingredientes que a tornaram inesquecível. Este foi um deles. Um final de tarde com um bolo negro.

    Um beijo para si.

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Homenagem maravilhosa para uma mulher ainda mais maravilhosa, uma grande amiga, um ombro puro, uma palavra correta no momento exato.

    Maria para mim significa, amiga, irmã, sorriso, cumplicidade de irmãos, significa tudo o que de bom existe numa amizade pura e sem interesses.

    Para ti Maria esta minha pequena Homenagem:
    Adele - Someone Like You

    http://www.youtube.com/watch?v=qemWRToNYJY&playnext=1&list=PL69B74D5DA88AFF90

    ResponderEliminar

AddThis