Uma receita sem nome e uma mesa frugal.




Não sei bem qual o nome para isto. Parece uma espécie de pizza. Mas não é bem isso, porque a massa não é de pizza. E não é bem uma tarte, porque não tem a configuração de. Não que isso constitua um problema em si. Porque foi cumprido o requisito mais elementar nestas coisas de comida: soube bem. E nunca deixo de pensar no facto de estas pequenas delícias surgirem muitas vezes do acaso, da falta de tempo ou tão só, da necessidade urgente de qualquer coisa que reconforte. Muito fácil e rápida de fazer, esta receita breve de algo a que não sei dar nome. Antes de um almoço que pedia uma fórmula inicial. Foi esta a maneira de começar um almoço num dia de sol. E sei que havia música. E uma mesa cá fora, junto às árvores. Que era quase Primavera. Agora, enquanto se escreve a receita sem nome, já é Primavera. E chove. Daquela maneira muito franca, sem espaço para grandes hesitações. Bom assim, quando a chuva é declarativa, como as frases de que gosto muito. Sem reticências, a chuva que está lá fora. E zangada, por haver direito a trovões e tudo:)

Fica a receita sem nome, mas que me soube a uma mistura de Provença e de Toscana.

Uma embalagem de massa quebrada + 3 cebolas roxas + 1 pimento amarelo + o queijo mozzarella que quisermos + azeite, flor de sal, creme de vinagre balsâmico e orégãos.

Começamos por abrir a embalagem da massa. Depois de estendida, pincela-se com um pouco de azeite e espalha-se uma pitada de flor de sal. Entretanto, é só colocar as cebolas roxas cortadas em rodelas finas, o pimento em cubos pequenos e mais um fio de azeite, flor de sal e umas gotas de creme de vinagre balsâmico. Por cima, queijo mozzarella e orégãos.
Vai ao forno entre 15 a vinte minutos, renovando-se a camada de queijo uns minutos antes de servir. Só para ficar com um aspecto irresistível:)

E o básico a acompanhar, para uma receita igualmente básica: uma salada generosa em cores e em frescura, fruta verde em mármore branco. E uma mesa frugal para dois. A acolher uma receita sem nome. Muito frugal também, a receita sem nome.

5 comentários:

  1. Seja pizza, tarte, quiche...seja lá o que for eu gostei. Gostei da receita, da mesa, do texto. Gostei de ler...Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  2. Sim, acho mesmo que a receita pode ficar sem nome. Uma mesa tão bela, romântica e que merece tantos outros adjectivos torna praticamente dispensável o nome da dita. Uma receita. Numa mesa linda.
    Que bom dizer até amanhã!
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Olá Filipa:

    Caixa de receitas, não é? Adorei o seu blog. As histórias e os títulos. As fotografias. E as receitas de dentro da caixa.
    Ainda bem que esteve bem aqui:)A propósito de uma receita sem nome.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  4. Olá minha amiga doce:)

    Sem nome, então. Fica assim. Obrigada pelos adjectivos todos. Os que ficaram escritos. E os outros.

    Um beijo com carinho.

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Que delicadeza, tudo aqui. Palavras, mesa, pratos.

    ResponderEliminar

AddThis